Vamos conhecer a história do Mi?
Se recordar é viver, retomemos a trajetória do maior festival de formação do País para anunciar seu retorno presencial. Com a necessidade urgente de celebrar a vida e a cultura, o Mi – Festival Música na Ibiapaba retoma seus 18 anos de história.
Fincada no ponto mais alto da cidade, a escultura permanece em amorosa vigília. Lá de cima da Igreja do Céu, braços abertos, Cristo abençoa o município de Viçosa do Ceará logo de manhã cedinho, e assim segue até o sol descer alaranjado e revelar a paisagem noturna, brilhante de luzes artificiais. Por décadas esse espetáculo repetiu-se quase igual, até uma grande novidade chegar em 2004.
Naquele ano, estreava o então Festival Música na Ibiapaba, realizado pelo Governo do Ceará por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) e do Instituto Dragão do Mar (IDM), com apresentações artísticas na praça da Igreja Matriz e no complexo turístico em torno da Igreja do Céu, além de oficinas educativas em diversos pontos da cidade. A partir dali, durante alguns dias do calendário, a paisagem zelosamente guardada pelo Cristo pulsaria com ainda mais vida, cores e sons.
O Mi, Festival Música da Ibiapaba, é um festival de formação, gratuito, realizado anualmente pelo Governo do Ceará, através da Secretaria da Cultura e do Instituto Dragão do Mar. Consolidado como um dos principais encontros de formação musical para alunos da rede pública estadual, músicos e instrumentistas do Ceará, em sua 14ª edição o MI expandiu sua programação artística, abarcando outras sonoridades. Além da música erudita, o festival entra em sintonia com a música instrumental e a música popular contemporânea.
A cidade de Viçosa, localizada na serra da Ibiapaba, é o cenário do Festival. A região se distingue pela natureza exuberante e pelo conjunto patrimonial histórico e arquitetônico que remete ao período colonial do Ceará, dando um charme a mais para o festival. Por ser também uma área de produção de flores, licores, artesanato, mel, cachaça e outros insumos, o Mi se apresenta como um festival pra aprender e viver com todos os sentidos.