Editais e Premiações

 

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) apoia, através de seus editais e premiações, projetos da sociedade civil que fomentam a arte e a cultura em todo o Ceará.

Os editais dos ciclos de festejos da cultura tradicional popular (Carnaval do Ceará, Ceará da Paixão, Ceará Junino e Ceará Natal de Luz), além do edital Mecenas do Ceará, o Edital de Cinema e Vídeo e o Edital de Incentivo às Artes, são garantidos pela Lei do Sistema Estadual da Cultura (Siec).

 

A Secult também tem lançado novos editais na perspectiva de tornar sua política mais eficaz e eficiente, sempre pautada pelo Plano Estadual da Cultura (Lei Nº 16.026 , de 01 de junho de 2016).

 

Tendo passado por análises junto a representantes da sociedade civil, os editais são periodicamente revisados para garantir o acesso da população às políticas públicas e a execução das metas Plano Estadual da Cultura.

 

Desde 2016 os editais da Secult passaram a ter inscrições on-line, através da plataforma do Mapa da Cultura do Ceará, com a implementação do setor de Governança Digital na Secretaria. A inovação beneficiou todo a população com a digitalização de propostas entregues na secretaria, criando também a partir desse feito maior agilidade no processo e maior controle das informações.