FEC


Ícone
09 de dezembro de 2021

ATO DECLARATÓRIO COM JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 002/2021

Ícone
22 de junho de 2020

Extrato de Justificativa de Inexigibilidade de Chamame nto Público nº 001 – 2020

Ícone
09 de maio de 2018

SACC – Procedimento de Liberação/Vedação

Ícone
09 de maio de 2018

Ceará Filmes

Ícone
09 de maio de 2018

Plano Estadual da Cultura

Ícone
09 de maio de 2018

Manual de prestações de contas

Ícone
09 de maio de 2018

Cartilha de Prestações de Contas


Instituído junto com a criação do Sistema Estadual de Cultura (SIEC), pela lei 13.811/2006, e regulamentado pelo decreto 28.442/2006, o FEC (Fundo Estadual de Cultura) é um mecanismo, de natureza financeira e contábil que se destina à realização de projetos culturais apresentados pelos órgãos municipais e estaduais de cultura ou por entidades culturais de caráter privado, sem fins lucrativos.

 

Também tem por finalidade a mobilização e aplicação dos recursos para os editais previstos pela legislação. Por meio deste mecanismo, as empresas podem direcionar até 2% de

seu ICMS devido ao Estado para ajudar a financiar os editais do Carnaval, Paixão de Cristo, São João, Natal, Incentivo às  Artes e Cinema e Vídeo.

 

Constituem recursos do FEC as subvenções, auxílios e contribuições oriundas de organismos públicos e privados; as transferências decorrentes de convênios e acordos; a doação de pessoas físicas e jurídicas, públicas e privadas, nacionais, estrangeiras e internacionais; além de outras receitas.

Editais e Premiações

 

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) apoia, através de seus editais e premiações, projetos da sociedade civil que fomentam a arte e a cultura em todo o Ceará.

Os editais dos ciclos de festejos da cultura tradicional popular (Carnaval do Ceará, Ceará da Paixão, Ceará Junino e Ceará Natal de Luz), além do edital Mecenas do Ceará, o Edital de Cinema e Vídeo e o Edital de Incentivo às Artes, são garantidos pela Lei do Sistema Estadual da Cultura (Siec).

 

A Secult também tem lançado novos editais na perspectiva de tornar sua política mais eficaz e eficiente, sempre pautada pelo Plano Estadual da Cultura (Lei Nº 16.026 , de 01 de junho de 2016).

 

Tendo passado por análises junto a representantes da sociedade civil, os editais são periodicamente revisados para garantir o acesso da população às políticas públicas e a execução das metas Plano Estadual da Cultura.

 

Desde 2016 os editais da Secult passaram a ter inscrições on-line, através da plataforma do Mapa da Cultura do Ceará, com a implementação do setor de Governança Digital na Secretaria. A inovação beneficiou todo a população com a digitalização de propostas entregues na secretaria, criando também a partir desse feito maior agilidade no processo e maior controle das informações.