Acessibilidade 

 

A SECULT reconhece na Cultura e nas Artes a possibilidade de transformar vidas e realidades, elas são direitos básicos e vitais, além de fatores indispensáveis de humanização. São direitos que nos expandem, que ampliam nossas capacidades críticas e inventivas de transformar o mundo. E, como um direito, elas devem atender a todos os cidadãos.

 

A fim de possibilitar que qualquer cidadão do Estado, em base de igualdade, tenha acesso físico a seus equipamentos e às atividades culturais, bem como às produções de conteúdo e de programação, a Secult vem dialogando com grupos como o Fórum Estadual de Acessibilidade Cultural, o Ministério Público do Estado e outras instituições que trabalham a política de Acessibilidade, e desde 2015, tem nesta pauta uma das prioridades da política cultural no Estado, e reconhece o longo caminho a ser percorrido para que se garanta o pleno atendimento à população.

 

Buscando envolver o maior número de protagonistas que trabalham a temática para pensar e propor as políticas públicas de acessibilidade cultural a serem executadas dentro das ações da Secult, ainda em 2016, a Secretaria criou o Grupo de Trabalho de Acessibilidade, que realizou visitas guiadas aos equipamentos culturais, vistorias às edificações, oficinas e cursos, além de ter proposto atividades de acessibilidade que hoje integram as programações em diversas ações da Cultura no Estado.

 

Mais informações:
Coordenação de Artes e Diversidade Cultural: 3101.6795