Quem é quem

 

Secretário da Cultura do Estado do Ceará

Fabiano dos Santos Piúba

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em História pela PUC/SP e historiador graduado pela UFC, ele foi Diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura (MinC) entre 2009 e 2011 e no ano de 2014.

No Ministério da Cultura também assumiu a função de Secretário Substituto da Secretaria de Articulação Institucional entre 2008 a 2010 e de Coordenador de Articulação Federativa do Programa Mais Cultura no ano de 2008. No Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (CERLALC/UNESCO), organismo internacional ibero-americano e intergovernamental, assumiu no período de 2012 a 2013 a Direção de Leitura, Escrita e Bibliotecas.

Foi Coordenador de Políticas de Livros e Acervos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará entre 2005 e 2006, ocasião em que concebeu o projeto Agentes de Leitura e coordenou a Bienal Internacional do Livro do Ceará.

Secretária Executiva da Cultura do Estado do Ceará

Luisa Cela

Desde 2014 com atuação no campo das políticas culturais, direitos humanos e cidadania. Exerceu a função de Diretora de Direitos Humanos na Rede CUCA – Fortaleza; no Instituto Dragão do Mar, desempenhou a função de Diretora de Cidadania Cultural, dirigindo o Centro Cultural Bom Jardim. Assumindo também a presidência do Instituto ECOA (Escola de Comunicação, Cultura, Ofícios e Artes) – Sobral. Psicóloga com mestrado em Saúde Pública.


 

Secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna da Cultura do Estado do Ceará

Mariana Braga Teixeira

Gestora Pública e Advogada de formação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Escolheu dedicar a vida e a carreira a projetos que promovam a Inovação e Excelência na Gestão de Políticas Públicas transversalizadas pela promoção de Impacto Social, Inclusão e Igualdade Racial.

 

Atua desde 2019 como Coordenadora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará, tendo coordenado a elaboração do Planejamento Estratégico da secretaria, cuja metodologia foi premiada com menção honrosa do Congresso Nacional de Gestão para Resultados. Foi bolsista de Inovação em Políticas Públicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Governo do Estado do Ceará (FUNCAP/CE), tendo trabalhado na Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo do Estado do Ceará (SEPLAG/CE) desde 2017, onde liderou projetos prioritários, a exemplo da implementação do modelo de Gestão para Resultados em diversas pastas do Estado. Trabalhou junto à então Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (SEJUS/CE) e posteriormente nas Secretarias de Administração Penitenciária (SAP/CE), Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS/CE), Secretaria de Educação (SEDUC/CE) e na Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECITECE /CE). Além disso, é conselheira de Igualdade Racial do Estado e membro da Rede de Mulheres Negras do Ceará.