O QUE VOCÊ
PRECISA?
Sobre a 4ª Conferência
A 4.ª Conferência Estadual de Cultura do Ceará (CEC) é fruto do diálogo entre poder público e sociedade civil. Marco ao fortalecimento das políticas culturais no estado, o encontro acontece entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro, no SESC Iparana, Região Metropolitana de Fortaleza.
O objetivo é promover o debate sobre políticas culturais com ampla participação dos cearenses, fortalecendo a democracia e acesso a direitos e investimentos em cultura. Em 2023, a Conferência é realizada a partir do tema “Democracia e o exercício dos direitos culturais no Estado do Ceará”.
A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), por meio da Coordenadoria de Articulação Regional e Participação (Copar), atuou neste processo de mobilização dos municípios. Ao todo, 167 Conferências Municipais e uma Conferência Intermunicipal (com participação de 11 cidades).
Os agentes culturais designados nestas conferências preliminares se unem às outras pessoas delegadas definidas por meio dos Encontros Setoriais realizados pela Coordenadoria de Políticas para as Artes (Coarte), da Secult Ceará. Completam o quadro, os integrantes do Conselho Estadual de Políticas Culturais do Ceará (CEPC) e membros da Comissão Organizadora Estadual.
Assim, 678 delegados e delegadas (sendo 557 das Conferências municipais e intermunicipal, 70 do CEPC, 26 das Setoriais e 25 da Comissão Organizadora Estadual) estão aptas a participar da 4ª CEC e definir as diretrizes e estratégias que, posteriormente, serão levadas para a etapa nacional.
Os dados desta edição apontam a participação efetiva de 97% dos municípios cearenses. Um recorde entre todos os estados do País. A partir da realização da 4ª CEC, serão constituídos 60 delegados ou delegadas que representarão o Ceará na 4ª Conferência Nacional de Cultura. Defendendo a temática “Democracia e Direito à Cultura”, o encontro será realizado de 04 a 08 de março de 2024, em Brasília.