Lançamento de plataforma com inventários culturais e homenagem a guardiões da memória marcam início da edição 2026 do Projeto Patrimônio para Todos
11 de maio de 2026 - 11:40 #Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho #Museu da Imagem e do Som do Ceará #PPT #Projeto Patrimônio Para Todos
Ascom Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho - Texto e fotos
Lançamento do Projeto Patrimônio Para Todos (Foto: Paulo Marcelo / Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho)
Uma noite para celebrar a diversidade do patrimônio cultural. Assim foi o lançamento da edição 2026 do Projeto Patrimônio Para Todos (PPT) – Uma aventura através das memórias, realizado a última sexta-feira (8), no Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE). Iniciativa da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) o Projeto percorre territórios diversos, realizando oficinas de educação patrimonial e construindo um inventário cultural participativo com jovens moradores das localidades visitadas. A EAOTPS e o MIS são espaços que integram a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult). A Escola é gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) e o Museu é gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.
A programação do evento incluiu o lançamento da plataforma do Projeto, portal que reúne acervo com os patrimônios inventariados de forma colaborativa ao longo das edições do PPT, uma homenagem aos guardiões da memória identificados no ano de 2025 em bairros periféricos de Fortaleza, e a exibição do filme documentário Territórios das Memórias, dirigido por Henrique Dídimo. O filme mostra o percurso que o Projeto fez em 2025 nos bairros Ancuri, Barra do Ceará, Henrique Jorge, Luciano Cavalcante e Passaré. O documentário está disponível no canal de YouTube da Escola (https://www.youtube.com/@escoladearteseoficiosthomaz).
“Costumo dizer que o Projeto Patrimônio para Todos é uma das mais importantes iniciativas da Escola de Artes e Ofícios, porque através dele conseguimos expandir a nossa principal missão que é promover, através de ações educativas, a valorização do patrimônio cultural em toda a sua diversidade”, ressaltou Maninha Morais, gestora executiva da EAOTPS. Também estiveram presentes ao evento Natasha Faria, diretora do MIS-CE; Rachel Gadelha, diretora presidente do Instituto Dragão do Mar; Bete Jaguaribe, diretora de formação do IDM; Elisberto Araújo, técnico da Coordenadoria Estadual de Tempo Integral da Secretaria da Educação do Ceará; e Gecíola Fonseca, Secretária da Cultura do Ceará. A titular da Secult ressaltou a metodologia horizontal do PPT “por colocar nas mãos das comunidades o mapeamento cultural dos territórios visitados”. Rachel Gadelha também reforçou a importância do Projeto: “É uma forma bonita do Estado ouvir e reconhecer o patrimônio que a sociedade já reconhece”.
A Secretária da Cultura do Ceará, Gecíola Fonseca, participou do lançamento do Projeto (Foto: Paulo Marcelo / Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho)
Nayane Sena, assessora pedagógica do PPT, destacou que o Projeto utiliza o patrimônio como uma ferramenta “de garantia de direitos sociais e de luta pelo direito à cultura, à memória e à cidade” e enalteceu a importância da plataforma lançada por reunir em um único espaço o acervo inventariado de forma colaborativa ao longo dos anos pelos participantes do Projeto. Já Robson Oliveira, guardião da memória identificado no bairro Ancuri, defendeu que o PPT inspire a construção de uma política pública de Estado.
Este ano, o Projeto Patrimônio para Todos vai percorrer os bairros Granja Lisboa, Conjunto Esperança, Cajazeiras, Pirambu e Alto da Balança
Sobre o PPT
O Projeto Patrimônio Para Todos – Uma aventura através das memórias tem o objetivo de sensibilizar jovens sobre a importância do patrimônio a partir da construção coletiva de um inventário cultural das localidades visitadas. Ao longo de suas edições, o PPT já registrou mais de 700 patrimônios, envolvendo 1750 jovens. O Projeto foi agraciado em 2012, com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Em 2023 foi contemplado com o Prêmio Inventários Participativos, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O Projeto tem parceria com a Secretaria da Educação do Ceará, com as oficinas sendo realizadas em escolas de tempo integral do Estado.
Sobre a plataforma
O portal patrimonioparatodos.com.br é uma plataforma on-line que reúne os patrimônios culturais que foram identificados ao longo das edições do projeto, divididos por categorias: Saberes, ofícios e modos de fazer; Lugares de memória; Celebrações; Histórias e lendas; Guardiões da memória; e Expressões culturais. No primeiro momento, estão disponibilizados os acervos das últimas cinco edições do PPT, realizadas de 2022 a 2025. Todo o inventário do Projeto é desenvolvido a partir de uma metodologia participativa, através do qual os moradores dos territórios visitados indicam o que é considerado patrimônio em sua comunidade.
A plataforma é estruturada sobre o Tainacan, uma solução brasileira de software livre, desenvolvida pelo Laboratório de Inteligência de Redes da Universidade de Brasília (UnB) com apoio de instituições como o Ibram e o IBICT. Voltada para gestão de acervos digitais de museus e instituições culturais, o Tainacan atua permitindo o armazenamento, catalogação e a disponibilização pública de acervos com mecanismos avançados de busca, garantindo a democratização do acesso e a preservação digital do patrimônio cultural. O lançamento do portal é fruto da premiação que o PPT recebeu em 2023, quando foi contemplado com o Prêmio Inventários Participativos, do Ibram.
Sobre a Escola
EAOTPS é um espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult) e gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
Sobre o MIS
O Museu da Imagem e do Som é um espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) do Governo do Ceará, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte