Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará celebram Festa de Iemanjá com extensa programação durante o mês de agosto
8 de agosto de 2025 - 13:51 #Dia de Iemanjá #Rece #Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará
Patrimônio imaterial da capital, o festejo popular acontecerá em cinco pontos da orla, entre a Barra do Ceará e a Praia do Futuro, e se estenderá a equipamentos culturais, com abertura de exposição, apresentações culturais e festividades
Tradicionalmente, a cidade de Fortaleza celebra a Festa de Iemanjá no dia 15 de agosto, com festividades e cortejos que atraem milhares de fortalezenses e turistas. Reconhecida como patrimônio imaterial da cidade, a manifestação mantém viva a fé, a tradição e a cultura popular. Iniciativa de povos de terreiro e entidades civis, religiosas e culturais de Fortaleza ligadas a religiões de matrizes afro-indígenas, a Festa conta com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema, e da Coordenadoria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COPPIR), da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), e do Governo do Ceará, por meio das Secretarias da Cultura (Secult Ceará) e da Igualdade Racial (Seir Ceará), em parceria com o Instituto Dragão do Mar e do Instituto Mirante de Cultura e Arte.
Celebrada por povos e comunidades de terreiro e matriz africana e afro-brasileiras, a orixá conhecida popularmente como Rainha do Mar é associada às águas e aos pensamentos. Com festividades, cortejos e oferendas nas praias, seus devotos agradecem e pedem proteção.
Para a secretária da Cultura de Fortaleza, Helena Barbosa, o fomento à Festa pela gestão é mais uma iniciativa de reconhecimento e valorização das manifestações populares, preservação da memória e também expressão da diversidade cultural de Fortaleza. “Mais do que uma festa religiosa, essa é, sobretudo, uma manifestação cultural que, durante décadas, foi perseguida e marginalizada, por isso, o fomento e a promoção dos festejos pelo poder público têm importância muito simbólica no combate à intolerância religiosa, muitas vezes também associada ao preconceito racial”, declara a gestora.
Já a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, destacou o papel fundamental do Estado na promoção da Festa como forma de afirmação das identidades afro-brasileiras e de reparação histórica com os povos de terreiro. “Apoiar a Festa de Iemanjá é reconhecer a força das tradições afro-cearenses e reafirmar o compromisso do Estado com uma política cultural antirracista, plural e inclusiva. Durante o mês de agosto, a Rede Pública de Espaços Culturais do Ceará promove uma programação diversa e simbólica, assegurando que o sagrado ocupe seu lugar legítimo no espaço público, com respeito, visibilidade e dignidade”, afirmou.
“Para nós, é muito importante a festa de Iemanjá, porque ela simboliza um fortalecimento para o povo de terreiro, em especial para os umbandista no Ceará. E o que significa festa para o povo de terreiro: um momento de celebração, de junção, de fortalecimento deles como um povo, um povo de terreiro, que tem a sua cosmovisão, que tem a sua visão de mundo, sua cosmogonia, os seus valores, a sua compreensão, concepção de vida, concepção de relação com a natureza, é algo muito amplo para eles. Portanto, essa é uma festa que tem mais de 60 anos no Ceará. O povo de terreiro se junta e vai mostrar também para a cidade, para o estado do Ceará, a presença desses povos e comunidades tradicionais de terreiro e de matriz africana’, comentou a secretária da Igualdade Racial do Ceará, Zelma Madeira.
Em 2025, a Festa será ampliada, com celebrações em cinco pontos da orla de Fortaleza: Barra do Ceará, Poço da Draga, Praia de Iracema, Praia do Mucuripe e Praia do Futuro e em outros municípios cearenses. Além das tradicionais manifestações e entregas de oferendas na praia, equipamentos culturais públicos integram a programação celebrativa com apresentações artísticas.
Festejos Populares
Entre os dias 10 e 17 de agosto de 2025, a cidade de Fortaleza recebe uma extensa programação em celebração a Iemanjá, com atividades culturais, oficinas, cortejos, giras e apresentações artísticas distribuídas por diversos territórios litorâneos da cidade, com acesso livre.
As atividades começam no domingo, dia 10 de agosto, com uma aula de yoga às 9h, na Praia do Poço da Draga. Na terça-feira, 12 de agosto, também no Poço da Draga, acontecem duas oficinas: “Turbante, a coroa ancestral”, às 18h, e “Adereço e Indumentária de Exu”, às 18h30.
Na quinta-feira, 14 de agosto, o destaque é o Expresso Dragão, edição especial Festa de Iemanjá, com saída às 16h da estátua de Chico da Matilde (Centro Dragão do Mar). A partir das 18h, na Av. Historiador Raimundo Girão com a Av. Rui Barbosa, próximo ao Magna Praia Hotel (Praia de Iracema), acontecem oficinas de percussão, apresentações culturais, cantos para os Orixás e gira em homenagem a Iemanjá, com o Centro Rei Dragão do Mar de Mãe Taquinha de Oyá. Simultaneamente, das 18h às 23h, a Praia da Barra do Ceará, no Marco Zero, também sedia gira, oferendas e apresentações artísticas.
Na sexta-feira, 15 de agosto, as atividades começam cedo, com o cortejo da imagem da Rainha do Mar, às 9h, saindo da União Espírita Cearense de Umbanda (Rua Castro e Silva, 920 – Centro) em direção à Praia de Iracema. A programação segue com apresentações do coletivo Afoxé Acabaca, com participação de Ivaldo Paixão e do Afoxé Filhos de Oyá, além de solenidade e entrega de oferendas, das 10h20 às 18h, na Av. Zezé Diogo, 2551 (próximo à Barraca Zé da Praia – Praia do Futuro).
Na Praia de Iracema, a programação se estende das 8h às 20h, com apresentações culturais, roda de samba, cortejo marítimo, gira de caboclo e oferenda de balaio para Iemanjá. Já no Poço da Draga, das 13h às 20h, acontecem feirinha, Caravana Cultural, shows com DJ Bugzinha, Afoxé Acabaca, cortejo de jangadas, o show “Filhas do Mar”, Dragaxé, DJ Thalu e gira de encerramento. Por fim, a Praia da Barra do Ceará, no Marco Zero, recebe mais uma gira e oferenda a Iemanjá, das 14h às 23h, encerrando a intensa programação da semana.
Fé e tradição nos espaços públicos de Cultura
A agenda celebrativa tem início, no dia 13 de agosto, a partir das 14h, o Centro Cultural Belchior (CCBel), equipamento vinculado à Secultfor, gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), promove uma roda de conversa com as instituições realizadoras da Festa de Iemanjá. Logo mais, a partir das 18h, será realizada a abertura da exposição “Odoyá! Salve a Mãe de Todas as Cabeças!”, com curadoria do antropólogo e pesquisador Jean dos Anjos, que reúne um rico acervo fotográfico da Festa e faz uma celebração das memórias de Mãe Balbina do Caboclo Rei dos Índios, Mãe Stela do Martin Guerreiro e Mãe Suzana de Iemanjá. A abertura será seguida da apresentação “faz a gira girar com os en-cantos do mar. Odoyá!”, do Grupo D´Passagem.
A Rede Pública de Espaços Culturais do Governo do Ceará, gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e pelo Instituto Mirante de Cultura e Arte, celebra a Festa de Iemanjá com uma programação especial que reverencia a força das tradições afro-brasileiras com atividades formativas, exposições, apresentações artísticas e rodas de conversa, durante o mês de agosto. A agenda valoriza a diversidade cultural e fortalece o diálogo entre arte, tradição e fé.
No Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a programação tem início no dia 14 de agosto, às 16h, com um percurso educativo conduzido pelo professor Sérgio Rocha sobre a história de Chico da Matilde e da comunidade Poço da Draga. O ponto de encontro é a Estátua de Chico da Matilde, na Arena Dragão do Mar. Já no dia 15 de agosto, a partir das 13h30, a Caravana Cultural conduz um cortejo especial em celebração à Festa de Iemanjá, partindo do mesmo local. Encerrando a agenda do equipamento, no domingo, 17 de agosto, às 17h, o coletivo Negruras e o Babalorixá Vladimir de Ogun apresentam a contação de histórias “Yemanjá e os Três Irmãos”, dentro da programação Brincando e Pintando no Dragão.
Na Biblioteca Pública Estadual do Ceará, a água e os encantos do mar ganham vida com a atividade “Histórias que o Mar me Contou”, apresentada por Lia Braga, em parceria com o Sesc Ceará. A contação será realizada em duas sessões: dia 16 de agosto, às 15h (com acessibilidade em Libras), e dia 17 de agosto, às 10h. A atividade integra o projeto Pequenas Grandes Histórias e acontece no espaço da Biblioteca, no Centro de Fortaleza.
O Theatro José de Alencar também mergulha nos festejos com apresentações artísticas que celebram a força do feminino e da cultura popular. No dia 14 de agosto, às 17h, a tradicional Calçada do Theatro recebe o Coco das Goiabeiras Rainha do Mar, em parceria com o Sesc Ceará. Logo após, às 19h, no Pátio Nobre, a cantora Ercília Lima apresenta o show “Filha do Mar”, uma homenagem musical à rainha das águas. Ambas as apresentações são gratuitas, com classificação livre e acessibilidade em Libras.
No Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS), em Fortaleza, a programação se estende de 13 a 15 de agosto. Durante os três dias, o público poderá conferir, das 10h às 20h, a exposição “Salve Iemanjá”, do artista Hector Isaías, na Sala Imersiva. No dia 15, das 15h às 18h, acontece a Oficina de Escuta Criativa de Cantos para Iemanjá, com Francisca Silva e Val Araújo, na Sala Imersiva e Multiuso, com inscrições gratuitas pelo Sympla. Encerrando o dia, o coletivo Caravana Cultural apresenta o show “Odoyá”, das 18h às 19h30, celebrando a Rainha do Mar em grande estilo.
No dia 17 de agosto, a Estação das Artes será palco do encerramento das atividades da Festa de Iemanjá. Das 10h às 13h, a oficina infantil “Oceania, o mar: colagem com formas orgânicas”, com os artistas Iuri Tavares e Talita Késsia, convida crianças a mergulharem no universo marinho e na simbologia de Iemanjá. Na sequência, às 11h30, o Grupo Toque de Senzala faz uma apresentação percussiva, e às 13h, o Afoxé Filhos de Oyá encerra a programação com muita música, ancestralidade e energia.
No Mercado Alimenta CE, a homenagem a Iemanjá ganha sabor especial no dia 17 de agosto. Das 9h às 12h, uma programação infantil tematizada movimenta a Gare da Estação das Artes, enquanto os restaurantes participantes oferecem pratos promocionais inspirados na data, valorizando a gastronomia afro-brasileira e suas raízes simbólicas.
Ainda no dia 17, o Kuya – Centro de Design do Ceará promove, das 10h às 12h, uma roda de conversa na escadaria do equipamento. O momento será dedicado à avaliação coletiva da Festa de Iemanjá 2025, reunindo organizadores, artistas e representantes dos povos de santos em um espaço de escuta e construção coletiva.
A Pinacoteca do Ceará, no Complexo Cultural Estação das Artes, também se une à celebração com a atividade Conversa de Ateliê “As fotografias da Festa de Iemanjá do Ceará: perspectivas entre Arte e Patrimônio Cultural”, com Jean dos Anjos. O encontro acontece no dia 23 de agosto, das 15h às 17h, no Ateliê 3, com tradução em Libras e classificação indicativa livre. Serão disponibilizadas 40 vagas para o público interessado.
A Festa de Iemanjá 2025 reafirma o compromisso da Rede Pública de Espaços Culturais com a valorização das expressões culturais afro-brasileiras e a promoção de um ambiente de respeito, memória e celebração.
Salvaguarda do Patrimônio Imaterial
A Festa de Iemanjá é celebrada em Fortaleza desde a década de 1950. Em virtude da tradição e da sua relevância cultural e religiosa para os povos de terreiro da capital cearense, em 2018, a festa foi registrada como Patrimônio Imaterial da cidade, via decreto nº 14.262, de 30 de julho, e incluída no Livro de Celebrações do município.
No Ceará, a Festa de Iemanjá integra o calendário oficial dos festejos tradicionais do Estado desde a sanção da Lei nº 17.104/2019, que reconhece a importância de apoiar e preservar as celebrações espontâneas promovidas pelos movimentos sociais.
Em Fortaleza, a Festa de Iemanjá é uma iniciativa liderada por povos de santos, além de entidades civis, religiosas e culturais, que neste ano conta com apoio da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) em parceria com o Instituto Cultural Iracema, e do Governo do Ceará, por meio da Secult Ceará e da SEIR. A realização do evento na Praia do Futuro é promovida pela União Espírita Cearense de Umbanda (Uecum). Já na Praia de Iracema, os festejos são realização da Associação Espírita de Umbanda São Miguel (AEUSM), do coletivo Ajeum de Oyá, da Associação Cultural Afrobrasileiro Pai Luiz de Aruanda (ACPLA), do Bloco Carnavalesco Amigos do Zé, do Centro Cultural de Umbanda Rainha da Justiça, da Sociedade Espiritual Caboclo Índio e outras. Na Barra do Ceará, as festividades são conduzidas pelo Pai Alex de Ogum e pela Mãe Janaína de Yemanjá – Terreiro de Umbanda Mãe Cassiana. À frente das homenagens na comunidade Poço da Draga estão a Associação Cultural Afro-Brasileira Bloco Afoxé Camutuê Alaxé, o ponto de cultura Afoxé Acabaca e moradores da comunidade.
Serviço
Destaques da Programação da Festa de Iemanjá 2025
Em Fortaleza
10 a 17 de agosto de 2025
Barra do Ceará, Poço da Draga, Praia de Iracema, Praia do Mucuripe e Praia do Futuro
Acesso gratuito e livre.
10 de agosto (domingo)
9h | Aula de yoga
Local: Praia do Poço da Draga
12 de agosto (terça-feira)
18h | Oficina “Turbante, a coroa ancestral”
18h30 | Oficina de adereço e indumentária de exu
Local: Praia do Poço da Draga
14 de agosto (quinta-feira)
16h às 17h30 | Expresso Dragão (especial Festa de Yemanjá)
Saída: Estátua de Chico da Matilde (Dragão do Mar)
18h | Oficina de Percussão
18h a 00h | Apresentações culturais, cantos para os Orixás e Gira em homenagem a Iemanjá com o Centro Rei Dragão do Mar de Mãe Taquinha de Oyá
Local: Av. Historiador Raimundo Girão com Avenida Rui Barbosa (próximo ao Magna Praia Hotel – Praia de Iracema).
18h às 23h | Gira e oferenda a Iemanjá e apresentações artísticas
Local: Praia da Barra do Ceará – Marco Zero
15 de agosto (sexta-feira)
9h – Cortejo da imagem da Rainha do Mar à Praia de Iracema
local: saída da União Espírita Cearense de Umbanda (Rua Castro e Silva, 920 – Centro)
10h20 às 18h – Apresentação do coletivo Afoxé Acabaca, com a participação de Ivaldo Paixão, e do Afoxé Filhos de Oya; solenidade e entrega de oferendas
Local: Av. Zezé Diogo, 2551 (próximo à Barraca Zé da Praia – Praia do Futuro)
8h às 20h – Apresentações culturais, roda de samba, cortejo marítimo, gira de caboclo e oferenda de balaio para Iemanjá
Local: Av. Historiador Raimundo Girão com Avenida Rui Barbosa (próximo ao Magna Praia Hotel – Praia de Iracema)
13h às 20h – Feirinha; DJ Bugzinha; Caravana Cultural; Afoxé Acabaca; cortejo de jangadas e oferendas; show “Filhas do Mar”; Dragaxé; DJ Thalu e gira de encerramento
Local: Poço da Draga
14h às 23h | gira e oferenda a Iemanjá e apresentações artísticas
Local: Praia da Barra do Ceará – Marco Zero
Programação nos Espaços Culturais da Cidade
13 de agosto (quarta-feira)
Abertura da exposição “Odoyá! Salve a Mãe de todas as Cabeças!”
Centro Cultural Belchior
14h às 17h: Roda de conversa com as instituições realizadoras da Festa de Iemanjá
18h – Abertura da exposição “Odoyá! Salve a Mãe de todas as Cabeças!” com a apresentação do Grupo D’Passagem faz a gira girar com os en – cantos do mar. Odoyá!
Local: Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajús, 100 – Praia de Iracema)
13, 14 e 15 de agosto de 2025 (quarta, quinta e sexta-feira)
10h às 20h: Exposição da obra “Salve Iemanjá”, de Hector Isaías, na programação de agosto da Sala Imersiva
Local: Museu da Imagem e do Som do Ceará (Av. Barão de Studart, 410)
15 de agosto de 2025 (sexta-feira)
15h às 18h – Oficina de Escuta Criativa de Cantos para Iemanjá com Francisca Silva e Val Araújo
Local: Sala Imersiva e Multiuso do Museu da Imagem e do Som do Ceará (Av. Barão de Studart, 410)
Inscrições gratuitas pelo Sympla
18h às 19h30: Apresentação do show “Odoyá” pelo coletivo Caravana Cultural
Local: Praça do Museu da Imagem e do Som do Ceará (Av. Barão de Studart, 410)
17 de agosto (domingo)
Encerramento da Festa de Iemanjá
10h às 12h – Roda de conversa na escadaria da KUYA – Centro de Design do Ceará para momento avaliativo sobre a organização da Festa de Iemanjá 2025.
10h às 13h – Oficina infantil “Oceania, o mar: colagem com formas orgânicas”, com Iuri Tavares e Talita Késsia
10h às 15h – Comida do Mar nos Restaurantes do Mercado AlimentaCE
11h30 às 12h30 – Grupo Toque de Senzala
13h às 14h – Afoxé Filhos de Oyá
Local: Gare da Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro)
23 de agosto de 2025 (sábado)
15h às 17h – Conversa de Ateliê – “As fotografias da Festa de Iemanjá do Ceará: perspectivas entre Arte e Patrimônio Cultural”, com Jean do Anjos
Local: Ateliê 3 da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, 34 – Centro)
Classificação indicativa: Livre
Acessibilidade: Libras