MIS CE realiza I Seminário de Preservação Digital de Acervos nos dias 20 e 21 de agosto
8 de agosto de 2025 - 12:11 #MIS-CE #Museu da Imagem e do Som do Ceará #Rece #Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará
Texto: Ascom Museu da Imagem e do som do Ceará | Foto: Deivyson Teixeira
A programação recebe inscrições para pessoas interessadas no diálogo entre especialistas de diversas áreas para discutir os desafios, as práticas e as estratégias de preservação digital em contextos institucionais
(Foto: Deivyson Teixeira)
O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS CE) promove o I Seminário de Preservação Digital de Acervos, que acontecerá no auditório do Museu. O evento, nos dias 20 e 21 de agosto, reunirá especialistas de diversas áreas para discutir os desafios, as práticas e as estratégias de preservação digital em contextos institucionais, com foco em arquivos, museus, bibliotecas e iniciativas interdisciplinares. As inscrições são gratuitas e estão abertas neste link. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.
O seminário é gratuito e voltado a profissionais, estudantes e gestores da cultura, memória e tecnologia. A programação tem início com as falas institucionais de representantes da Secretaria de Cultura do Ceará, do Instituto Mirante de Cultura e Arte e do MIS. Ainda no primeiro dia, serão realizadas duas mesas sobre os temas “Arquivos em Rede”, com foco na sustentabilidade e nas políticas para repositórios digitais, e “Museus em Ambientes Digitais”, que abordará a mediação, a documentação e os desafios da museologia digital.
No segundo dia, o seminário abordará o tema “Inteligência Artificial na Preservação do Patrimônio Cultural”, discutindo aplicações e implicações éticas da inteligência artificial em processos como catalogação e restauração de acervos. O evento será encerrado com a mesa sobre “Preservação em Perspectiva”, que propõe um diálogo interdisciplinar sobre os pontos de convergência em relação ao tema .
A programação contempla experiências nas áreas de arquivo, museologia, biblioteconomia, conservação digital e interdisciplinaridade, reunindo profissionais, pesquisadores e gestores envolvidos com a gestão e salvaguarda de acervos digitais.
Acervo do MIS
O MIS CE está envolvido em um processo de recuperação e digitalização de um acervo que abrange quase 45 anos de história cultural, sonora e audiovisual. Este projeto é de extrema importância, pois visa não apenas preservar o vasto patrimônio já existente, mas também torná-lo acessível ao público, aos pesquisadores e às futuras gerações.
O MIS-CE é um museu polifônico, com foco na diversidade e na inclusão, onde se busca pensar por meio das imagens e dos sons, estabelecendo conexões e promovendo experiências compartilhadas. Com equipamentos de última geração para atuar na conservação, digitalização, restauro digital e exposição de acervos imagéticos, sonoros e audiovisuais, o MIS Ceará é hoje um dos museus mais avançados da América do Sul.
Em março de 2022, o MIS CE foi reaberto após ampliação e vem passando por mudanças significativas que representaram ampliação do espaço, da equipe e das atividades. Ao longo desse período, o acervo vem sendo processado por equipe especializada e cerca de 20% do total de cerca de 150 mil itens foram catalogados.
“As ações museológicas praticadas pela equipe técnica do Museu da Imagem e do Som do Ceará são a base para a preservação do acervo do MIS, que abriga importantes registros audiovisuais, sonoros e fotográficos da cultura cearense. A etapa inicial desse processo técnico é a inventariação destas peças e posteriormente sua catalogação, um processo minucioso onde a coleta de informações detalhadas sobre a origem, autoria, materiais, técnicas empregadas em relação ao objeto são o ponto chave desta ação, que também inclui uma rápida avaliação em seu estado de conservação”, destaca a gerente de Acervo e Pesquisa, Sandra Regina de Jesus.
Com a realização do I Seminário de Preservação Digital de Acervos, o MIS CE também pretende ser um espaço em que o debate gere trocas e estimule o diálogo sobre o tema de preservação digital em contextos institucionais no Ceará.
Serviço:
I Seminário de Preservação Digital de Acervos
Data: 20 e 21 de agosto de 2025
Local: Auditório do Casarão do MIS CE
Link de inscrição
Avenida Barão de Studart, 410, Meireles, Fortaleza – CE
Programação
Dia 20/08/2025 (Quarta-feira)
Manhã
09h – 09h30 Credenciamento e Abertura Oficial
10h às 12h
Mesa 1: Arquivos em Rede – Desafios da Preservação Digital no Século XXI
Esta mesa discutirá práticas e políticas de preservação digital aplicadas a arquivos institucionais e pessoais, abordando temas como infraestrutura, normativas e acesso. Especial atenção será dada à sustentabilidade dos repositórios digitais e às estratégias de rede entre instituições arquivísticas.
Participantes:
Daniel Flores – Universidade Federal de Alagoas
Mediação: Janaína Ilara Ferreira – Arquivo Público do Estado do Ceará
Tarde
14h às 16h
Mesa 2: Museus em ambientes digitais – Documentação e mediação de Memórias
Focando na museologia, esta mesa abordará como os museus vêm lidando com a digitalização, o registro e a conservação de acervos digitais, além de explorar os limites e possibilidades da exposição e mediação digital.
Participantes:
Anna Paula da Silva – Grupo Marte e Universidade Federal da Bahia
Albino Barbosa de Oliveira Júnior – Fundação Joaquim Nabuco
Mediação: Sandra Regina de Jesus- MIS CE
Dia 21/08/2025 (Quinta-feira)
10h às 12h
Mesa 3: Inteligência Artificial na Preservação do Patrimônio Cultural
A mesa discutirá as aplicações atuais e potenciais da inteligência artificial na preservação de acervos digitais e do patrimônio cultural. Serão abordadas questões como a automação de processos de catalogação, identificação e restauração de arquivos digitais, além dos desafios éticos, técnicos e epistemológicos envolvidos no uso da IA em contextos patrimoniais.
Participantes:
Osvaldo de Souza – Biblioteconomia (Universidade Federal do Ceará)
César Lincoln Cavalcante Mattos – Ciência da Computação (Universidade Federal do Ceará)
Mediação: Silas de Paula
Tarde
14h às 16h
Mesa 4: Preservação em Perspectiva – Diálogos Interdisciplinares sobre Acervos Digitais
Encerrando o seminário, esta mesa propõe um olhar transversal sobre a preservação digital, reunindo profissionais de diferentes áreas para refletir sobre os pontos de convergência entre arquivo, museologia, biblioteconomia, TI e cultura digital.
Participantes:
Ines Aisengart – Preservacionista audiovisual – Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA)
Prof Dalton Martins – Tainacan/Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)
Mediação: David Felicio – MIS CE