Com apoio da Secult, na próxima terça-feira (12) ocorre o Lançamento do Projeto Escola de Tradições e Cultura Popular – PETECCA
8 de agosto de 2025 - 15:57
Tradição popular para pensar o futuro das infâncias em comunidade
Em um mundo cada vez mais globalizado e digital, em que as infâncias se manifestam de forma plural e diversa, a preservação e a promoção das tradições e da cultura popular tornam-se pilares essenciais para a construção de identidades sólidas e para o fortalecimento dos laços comunitários. É com base nesses argumentos que, na próxima terça-feira, 12 de agosto, será lançado oficialmente o Projeto Escola de Tradições e Cultura Popular – PETECCA.
Com previsão de duração de sete meses, o PETECCA oferecerá ações formativas em cultura e tradições populares para um público de 6 a 16 anos. As atividades serão realizadas em locais estratégicos como o Projeto Criança Feliz, em Fortaleza, e na Casa das Artes e no distrito de Tiracanga , em Canindé.
Para a Coordenadora do projeto, Paula Silveira, o PETECCA, representa um passo importante para a preservação e difusão da cultura popular cearense. “As ações formativas irão possibilitar que crianças e adolescentes se conectem com suas raízes e possam conhecer na prática a riqueza e a diversidade das tradições populares e em especial aquelas que já acontecem em sua própria comunidade,” afirma.
Ainda segundo Paula, mais do que um resgate do passado, o projeto busca promover a tradição popular como um investimento no futuro para as mais diversas infâncias. “Ela fomenta o senso de pertencimento, estimula a criatividade e a expressão, e contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados com sua comunidade.”
Atendimento do Projeto
Em Fortaleza, o projeto acontecerá na sede do Projeto Criança Feliz e atenderá turmas de 30 alunos, que serão distribuídas em módulos temáticos como foco nas Brincadeiras e Jogos Populares; Danças Populares; Música e Instrumentos Populares; Folclore e Narrativas Orais e no encerramento haverá apresentações que irão reunir todas as atividades desenvolvidas, promovendo a celebração das tradições culturais com o envolvimento das famílias.
Já em Canindé, na Casa das Artes e no distrito de Tiracanga, o PETECCA oferecerá turmas de 25 alunos, com atividades independentes e uma carga horária de 60 horas/aula, abrangendo oficinas de jogos e brincadeiras, danças populares, musicalidade, folclore e narrativas orais, folguedos, e figurinos e adereços. O projeto também incluirá oficinas vivenciais/terreiradas.
O projeto contará também com consultoria especializada para garantir que as ações sejam acessíveis a diferentes públicos, através da tradução em Libras, audiodescrição, legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE), adequação de espaços e elementos para pessoas com deficiência motora ou mobilidade reduzida, e a contratação de pessoas com deficiência na equipe.
O Projeto PETECCA conta com o apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria da Cultura do Ceará, com recursos provenientes da Lei Federal nº 14.399, de julho de 2022, que institui a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.
Serviço:
Lançamento do Projeto Escola de Tradições e Cultura Popular – PETECCA
Dia 12/08 – Hora: 13h30
Local: R. Gaudioso de Carvalho, 302, bairro Floresta – Fortaleza (sede do Projeto Criança Feliz)