Secult alcança Selo Ouro na Avaliação de Desempenho das Ouvidorias 2024

28 de abril de 2025 - 14:56 # # # # # #

O Selo Ouro é concedido às ouvidorias que tiveram desempenho acima do esperado. Apenas 13 das 68 ouvidorias avaliadas alcançaram essa categoria

A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) conquistou o Selo Ouro na Avaliação de Desempenho das Ouvidorias 2024, promovida pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE). A Categoria Ouro – Ouvidorias Superando Expectativas: Entregando Resultados à Sociedade é concedida às ouvidorias que tiveram desempenho acima do esperado e que atingiram pontuação entre 5,7 e 6,3 pontos. Apenas 13 das 68 ouvidorias avaliadas alcançaram o selo ouro. Confira a avaliação completa no site da CGE.

A avaliação foi realizada a partir das variáveis definidas pela CGE, que incluem a resolutividade das demandas com foco na percepção do cidadão, a resolubilidade das manifestações no cumprimento dos prazos, a infraestrutura da ouvidoria e a qualificação profissional e engajamento do ouvidor. Os resultados foram obtidos de acordo com a análise e consolidação dos dados extraídos da plataforma Ceará Transparente, das respostas em formulário eletrônico sobre a qualificação do ouvidor, dos Relatórios anuais das Ouvidorias Setoriais e dos Relatórios de Visitas Técnicas às Ouvidorias Setoriais. 

>> Secult apresenta Relatório Anual de Gestão de Ouvidoria 2024 com aumento de índices de resolubilidade e satisfação geral

Para a ouvidora da Secult Ceará, Alana Soares, “essa conquista é motivo de grande orgulho para toda a Secult. Representa o reconhecimento do trabalho diário que desenvolvemos com muito compromisso e reflete o esforço coletivo da equipe da Ouvidoria e de toda a Secretaria em ouvir, acolher e responder às demandas da sociedade.”

A homenagem para as ouvidorias que alcançaram melhor desempenho no ano de 2024 será realizada durante a II Reunião da Rede de Ouvidorias de 2025, na próxima terça-feira (29), às 13h15min, no Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE). 

Ouvidoria 

A Ouvidoria desempenha um papel fundamental na promoção da transparência, da participação social e da melhoria contínua dos serviços prestados pelo órgão. Criada com o objetivo de ser um canal de comunicação entre o cidadão e a administração pública, a Ouvidoria oferece aos usuários a oportunidade de se expressar por meio de sugestões, solicitações, reclamações, elogios e denúncias, reforçando, assim, o controle social. 

>> Saiba mais sobre a Ouvidoria da Secult Ceará

A Ouvidoria atua em consonância com a legislação vigente, especialmente o Decreto Estadual nº 33.485/2020, que regulamenta o Sistema Estadual de Ouvidoria e orienta o tratamento das manifestações dos cidadãos. 

/// Canais de Atendimento

Você pode registrar elogios, sugestões, solicitações, reclamações e denúncia referentes aos serviços prestados pela Secretaria da Cultura – Secult por meio dos seguintes canais:

Site: Plataforma Ceará Transparente
Central de atendimento telefônico: 155
E-mail: ouvidoria.geral@cge.ce.gov.br  

/// Atendimento Presencial

Além dos canais acima mencionados, a Secult disponibiliza aos cidadãos o atendimento presencial na sede da Secretaria.

Ouvidora: Alana Gabriela Soares de Lima
Endereço: Complexo Estação das Artes – R. Dr. João Moreira, 540 – Centro | CEP 60030-000 – Fortaleza-CE
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30
E-mail: ouvidoria@secult.ce.gov.br
Telefone: (85) 98672-3741