A ouvidoria é um canal de participação e controle social responsável pela análise das manifestações relacionadas às políticas e aos serviços públicos prestados sob qualquer forma ou regime, com o objetivo de avaliar a efetividade e o aprimoramento da gestão pública.

 

 

Canais de Atendimento

Você pode registrar elogios, sugestões, solicitações, reclamações e denúncia referentes aos serviços prestados pela Secretaria da Cultura – Secult por meio dos seguintes canais:

 

 

Atendimento Presencial

Além dos canais acima mencionados, a Secult disponibiliza aos cidadãos o atendimento presencial na sede da Secult.

 

Ouvidora: Alana Gabriela Soares de Lima

Endereço: Rua Major Facundo, nº 500 (9º andar) – Centro | CEP 60.025-100 – Fortaleza-CE

Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h

E-mail: ouvidoria@secult.ce.gov.br

Telefone: (85) 3101-6780

Perguntas Frequentes

 

Em que situações usar a Ouvidoria?

Você pode contribuir com a melhoria dos serviços públicos apresentando sugestões, elogios, solicitações, reclamações ou denúncias referentes à, por exemplo:

– Estrutura e funcionamento dos órgãos e equipamentos públicos estaduais;

– Oferta e qualidade dos serviços públicos prestados pelo Governo do Estado;

– Irregularidades administrativas e funcionais no âmbito da administração pública, tais como desvio de recursos públicos e improbidade administrativa.

 

Qual prazo para resposta da Ouvidoria?

As manifestações de Ouvidoria devem ser respondidas ao cidadão no prazo de até 20 dias corridos, podendo ser prorrogada por mais 10 dias, se necessário.

 

Esse serviço é gratuito?

Sim, é gratuito! Participe, acompanhe e faça valer o seu direito de cidadão.

 

Como posso acompanhar o atendimento da minha manifestação?

– Ligando para a Central 155 no horário das 7h às 20h, de segunda a sexta-feira

– Acessando www.cearatransparente.ce.gov.br com o número do protocolo e a senha

 

Carta de Serviços do Cidadão, o que é?

É uma Ferramenta que tem por objetivo informar os serviços prestados pelos órgãos/entidades do poder público ao cidadão. Você encontra informações dos locais, dias e horários de atendimento, taxas e onde pagar, quais documentos necessários para a realização do serviço, endereços e localização dos órgão/entidades públicas estaduais.

 

Onde acessar a Carta de Serviço do Cidadão?

Por meio do portal Ceará Digital, selecionando o órgão SECRETARIA DA CULTURA.

Relatório de Gestão de Ouvidoria

O Decreto Estadual nº. 33.485/2020 e a Lei Nacional nº. 13.460/2017 estabelecem que as Ouvidorias Setoriais do Poder Executivo Estadual devem apresentar relatórios abordando um panorama geral dos resultados das suas atividades no âmbito do Sistema Estadual de Ouvidoria.

 

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado – CGE, como órgão articulador das Ouvidorias Setoriais, apresentam anualmente o relatório de gestão com a consolidação dos dados qualitativos e quantitativos, com a função de propor e ou recomendar ações para as melhorias na prestação dos serviços públicos.

 

O Relatório funciona como um medidor de qualidade das próprias setoriais que disponibilizam o serviço no Estado, uma vez que são apresentadas informações ligadas à satisfação do cidadão, tempo médio da resposta e também índice de qualidade da resposta.