Secult Ceará divulga os novos Mestres e Mestras selecionados pelo Edital dos Tesouros Vivos da Cultura 2024

14 de março de 2025 - 14:56

12 pessoas naturais, dois grupos e uma coletividade serão titulados para preservar a memória cultural e garantir a transmissão de seus saberes e fazeres artísticos e culturais

Cortejo da Tradição realizado no primeiro dia do XV Encontro Mestres do Mundo Foto: Jeny Sousa

A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) divulgou, nesta quinta-feira (13), o resultado do edital “Tesouros Vivos da Cultura do Estado do Ceará – 2024”. A política cultural do Governo do Ceará visa contribuir para o reconhecimento, proteção e valorização dos conhecimentos, fazeres e expressões das culturas populares e tradicionais de nosso estado.

Por meio da Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória (Copam), da Secult Ceará, foram selecionados 12 pessoas naturais, dois grupos e uma coletividade. Durante o processo seletivo, 220 inscrições foram validadas, sendo 196 inscritos para a categoria pessoa natural – mestres e mestras da Cultura, 18 para categoria grupos e seis para coletividade.

Esta 13ª edição do edital foi marcada por uma série de inovações como pontuação extra voltada a equidade de gênero e equilíbrio no número de macrorregiões atendidas. Pela primeira vez, a comissão especial de avaliação e seleção contou com dois membros Tesouros Vivos titulados. Esse incremento atende a uma reivindicação coletiva dos próprios Mestres e Mestras junto à Secult Ceará.

>> Confira o documento de apresentação do “Tesouros Vivos da Cultura do Estado do Ceará – 2024”

Outra novidade é que o trabalho de seleção foi realizado por meio de duas etapas, sendo elas “análise técnica” e “entrevistas”. A comissão especial foi formada por Mestra Carla (Tesouro Vivo), Mestra Dylla (Tesouro Vivo) e os membros da sociedade civil Bruno Goulart Machado Silva, Marcelo Renan Oliveira de Souza e Rodrigo Vieira Costa.

“Os Mestres e Mestras da Cultura são reconhecidos como guardiões das tradições, das histórias e de nossa identidade cearense. Atuam ativamente no repasse de seus saberes e experiências às novas gerações. Damos, boas-vindas aos novos Tesouros Vivos da Cultura”, destacou a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.

Novos Mestres e Mestras da Cultura 2024

Maria Beatriz Andrade da Cunha – Dona Bia (Aracati – labirinto)

Dona Bia é uma das principais representantes da arte do labirinto em Aracati, Ceará. Ela começou sua jornada ainda jovem, aprendendo o ofício com as mulheres da sua família, o que transformou o labirinto em um legado passado de geração em geração. Com o tempo, foi aprimorando sua técnica e se tornou uma referência dessa renda, seja pelo primor de suas peças artesanais ou pela luta em manter vivo esse ofício.

Maria do Socorro Fernandes Castro – Mestra Socorro (Baturité – dança)

Mestra Socorro se destaca por ser guia da Dança de São Gonçalo e liderança comunitária e religiosa junto à comunidade quilombola da Serra do Evaristo, em Baturité. Seu grupo é composto por um tocador de viola, um percussionista e um sanfoneiro, além de 26 mulheres. Desde 1987 que dona Socorro é dançadeira de São Gonçalo e em 2005 se tornou Guia da referida dança, onde é reconhecida por todas as dançadeiras da região.

Maria Cleide dos Santos Costa – Cleide Costa (Aquiraz – renda de bilro)

Cleide Costa, com a idade de sete anos, ainda criança observava a minha mãe fazer Renda de Bilro no terreiro de sua casa e todas as vezes que sua mãe saía para preparar a comida de seus irmãos, manuseava os bilros para fazer renda. A rendeira foi presidente da Associação das Rendeiras de Aquiraz, formou vários alunos e alunas na arte de fazer renda, busca transmitir seu saber por todo o Brasil e em seu Dossiê de candidatura se define como “apaixonada” pela sua profissão.

Maria José Luna de Oliveira – Mestra Mazé (Crato – reisado)

Mestra Mazé Luna tem a vivência com o Reisado desde sua infância, onde recebeu de seu pai Mestre Dedé Luna, o apito e a patente de Mestra de Reisado, um título que honra sua dedicação e talento. Desde então, a mestra tem sido uma força motriz no cenário cultural da cidade do Crato, liderando com paixão e compromisso o Reisado Decolores Mestre Dedé Luna. Seu grupo já levou a alegria e a tradição do Reisado para várias cidades e conta, atualmente, com 30 brincantes e três tocadores.

Jorge Luiz Natalense de Souza – Jorge Negrão (Fortaleza – Capoeira)

Mestre Jorge Negrão, iniciou sua trajetória no universo capoeiristico em julho de 1973 no CSU – Centro Social Urbano Presidente Médici, em Fortaleza. Após presenciar os treinos de capoeira, Mestre Jorge Negrão foi convidado a iniciar sua vivência na capoeira pelo seu mentor, Mestre Zé Renato, Tesouro Vivo da Cultura do Ceará já falecido. Em 20 de fevereiro de 1975, funda o seu próprio grupo, a Escola Negro Livre de Capoeira onde até os dias atuais desenvolve trabalhos sociais e dá aulas de Capoeira.

Antônio Jader Pereira dos Santos – Dim Brinquedim (Camocim – artesão)

Ao longo de sua trajetória, o Mestre Dim Brinquedim guarda para as presentes e futuras gerações o encanto dos brinquedos artesanais e é referência nacional na Confecção de brinquedos artesanais tradicionais. A prática de confeccionar brinquedos começou ainda na sua infância em Camocim, com sua mãe artesã. Desde 2002 o Mestre Dim Brinquedim atua no Museu Brinquedim, em Pindoretama, Ceará, onde dispõe ao público seu acervo.

José Antônio da Silva – Mestre Chico (Crato – luthier)

Mestre Chico, é instrumentista e luthier da cidade do Crato. Iniciou no ofício aos 18 anos na Banda Cabaçal do Mestre Zezéba e na Banda Cabaçal do Mestre Martiniano Pereira. Tocou Caixa até o ano de 1983, quando fundou sua própria banda, a Banda Cabaçal Santo Antônio, onde atua até hoje. Possui 60 anos de atuação e segue sendo importante personalidade junto às bandas cabaçais do Cariri Cearense.

Maria Lúcia Pereira – Lúcia Doceira (Assaré – doceira)

Mestra Lúcia não arreda um passo do trabalho que lhe rendeu sustento e identidade ao longo da vida: a feitura artesanal do doce de cunca de umbu. Em suas andanças em busca de umbuzeiro, a mestra foi ficando conhecida em várias localidades, sobretudo, nas redondezas do sítio São João, no Distrito de Aratama, município de Assaré. Detentora de um saber vivenciado com respeito e dedicação, mesmo alcançando outra condição para o sustento, a mestra ainda vivencia sua prática na feitura do doce.

Raimunda Ana da Silva – Mestra Dinha (Nova Olinda – tecelã)

A tecelagem da lã é uma prática milenar que remonta ao início da civilização e sua evolução no Cariri Cearense passa pelas mãos habilidosas de Mestra Dinha de Nova Olinda. Considerada a última artesã a praticar a Tecelagem na cidade de Nova Olinda, Dinha tem lutado pela preservação e manutenção de seu ofício, através do seu Museu Casa Oficina da Mestra Dinha, onde anualmente recebe mais de 1700 visitantes.

Tarcísio Mendes da Silva – Mestre Tarcísio (Crato – reisado)

Mestre Tarcísio começou suas atividades culturais aos 10 anos em Juazeiro do Norte, participando ativamente do Reisado São Sebastião, do Mestre Sebastião Cosmo, (1982) no qual passou 12 anos. Com sua experiência, passou a ser instrutor de Reisado, ensinando a jovens o ofício do artesanato. Fundou o Reisado São Miguel e hoje é figura importante da Cultura Popular do Cariri, sendo além de Mestre de Reisado, um artesão que produz trajes para diversos grupos.

Francisco Ferreira Neres – Mestre Chico Emília (Quixadá – Reisado de Caretas)

Chico Emília desenvolve o tradicional Reisado de Caretas. Residente no município de Quixadá, o mestre é um dos guardiões da cultura popular do Sertão Central, com experiência de 31 anos de dedicação ao ofício, sendo brincante e principal liderança do Grupo Boi Coração já titulado com Grupo pela SECULT em 2015. Responsável pela criação do Memorial Boi Coração, lugar de memória do boi e do grupo e que hoje é reconhecido como Ponto de Memória pelo IBRAM e Ponto de Cultura.

José Lourenço Gonzaga – José Lourenço (Juazeiro do Norte – xilogravura)

José Lourenço é personalidade de destaque no campo da cultura popular da região do Cariri. Iniciou sua atividade artística ainda criança ajudando o avô Pedro Gonzaga na Tipografia São Francisco em Juazeiro do Norte. Seus trabalhos de xilogravura tiveram início em 1986 e atualmente é assessor artístico e um dos gestores da Lira Nordestina, contribuindo com a memória, a história, a formação e divulgação da Xilogravura do Cariri no Estado do Ceará e por todo o Brasil.

Grupos

Banda Cabaçal São José (Missão Velha)

A Banda Cabaçal São José é uma das mais antigas Bandas Cabaçais do Estado do Ceará e foi fundada por Manoel Ribeiro de Menezes por volta de 1831 no Sítio Santa Tereza em Missão Velha, sendo composta por músicos da comunidade tradicional e familiar, que mantém a tradição viva a quase 200 anos, sendo repassada de pai para filho. A Banda é presença constante nas festas religiosas em honra aos padroeiros de diversos municípios do Cariri Cearense e de outras cidades do Ceará e do Nordeste.

Reisado Boi dos Caretas de São Gonçalo (Itatira)

Com 107 anos de atuação ininterrupta, a Dança de Reisado Boi dos Caretas de São Gonçalo emerge como um dos mais valiosos patrimônios culturais do Ceará. Através de cinco gerações de Caretas, esta manifestação enraizada na comunidade de São Gonçalo, localizada no Distrito de Cachoeira, Itatira, preserva e transmite saberes ancestrais, especialmente para crianças e adolescentes de 4 a 12 anos.

Coletividade

Associação dos Artesãos de Arte e Cultura de Canindé

A Associação dos Artesãos de Arte e Cultura de Canindé é a entidade cultural mais antiga do município de Canindé em funcionamento, fundada em 1988. A associação oferece à comunidade o ensino do artesanato, teatro, capoeira, música, culinária e dança, além de ser certificada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará como Ponto de Cultura.