Férias no Museu Ferroviário: oficinas de ferromodelismo e de restauração de fotografias compõem programação de janeiro
10 de janeiro de 2025 - 15:03 #Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará
Durante todo o mês, serão realizadas, ainda, rodas de conversa com ferroviários, visitas mediadas espontâneas, além de atividades infantis; entrada é gratuita e aberta ao público
O Museu Ferroviário Estação João Felipe promove, em janeiro, a programação especial #FériasNoMuseu, gratuita e aberta ao público. Durante todo o mês, serão realizadas oficinas, rodas de conversa com ferroviários, visitas mediadas espontâneas, além de atividades infantis. O Museu Ferroviário é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante.
No dia 25 de janeiro, a partir das 11h30, o artista Antônio Simão conduzirá uma oficina de ferromodelismo. Também ferroviário metalúrgico, Simão produziu a maquete das “Oficinas do Urubu”, onde trabalha há mais de 40 anos. A obra de arte integra o acervo do Museu Ferroviário e foi construída em proporção 1:87, em que cada item foi medido e reproduzido 87 vezes menor que o seu tamanho real. A iniciativa é uma comemoração aos dois anos de atividades do equipamento cultural – apesar de a inauguração do espaço ter sido em novembro de 2023, diversas ações foram realizadas um ano antes.
No dia 27 de janeiro, das 14h às 16h, haverá oficina de conservação preventiva de fotografias, em alusão ao Dia Internacional do Conservador e Restaurador. A atividade será conduzida pela museóloga do Museu Ferroviário, Bruna Antunes.
Oficinas infantis
Nos dias 12, 19 e 26 de janeiro, serão realizadas, respectivamente, as oficinas infantis “Colorindo as locomotivas”, “Construindo trilhos” e “Pequeno maquinista”. Cada uma das atividades oferecerá 15 vagas, com inscrições por ordem de chegada.
A primeira oficina é ideal para os pequenos de 4 a 10 anos, e utiliza peças de gesso, tintas, pincéis e muita criatividade para dar cor aos trenzinhos. A segunda atividade envolve pintura de palitos para ilustrar trilhos e, em seguida, colar as peças formando linhas diferentes. Podem participar crianças de 4 a 8 anos. Já a terceira experiência apresenta, de forma lúdica, a importância do maquinista na ferrovia, sua função e os desafios da profissão. Os participantes levarão para casa um porta-retrato com sua foto como maquinista de um trem.
Trechos: visitas mediadas sem agendamento
Lançadas em comemoração ao primeiro ano de aniversário de inauguração do Museu Ferroviários, no último mês de novembro, as “Trechos: visitas mediadas espontâneas” seguem em janeiro.
As visitas serão realizadas nos dias 11 e 18 de janeiro, ambas às 16h, sem necessidade de agendamento prévio. Os temas dos encontros são, respectivamente, “Estações ferroviárias: arquitetura, história e mobilidade”, com Yasmin Aiub, e “A seca, os retirantes e sua relação com a ferrovia”, com Jardelson Lima. Os encontros duram cerca de 30 minutos.
Rodas de conversa com ferroviários
Presentes desde o início do funcionamento do Museu, as rodas de conversa com ferroviários serão realizadas nos dias 15 e 29, a partir das 14h, na Associação dos Ferroviários Aposentados do Ceará (Afac), na Rua Doutor João Moreira, 540, no Centro de Fortaleza.
O primeiro encontro será conduzido por César Albuquerque, cujo tema é “Invenções e tecnologias da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA)”. O segundo momento será com Hamilton Pereira, e abordará o “Histórico da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e da Coordenadoria de Transportes Metropolitanos (CTM)”.
Palestra para pessoas idosas
Em 22 de janeiro, a partir das 14h, a presidente da Afac, Maria Erivany Soares, fará palestra sobre o papel da Associação na promoção de direitos das pessoas idosas. A atividade é alusiva ao Dia Nacional do Aposentado, celebrado em 24 de janeiro.
Exposição de longa duração
A exposição de longa duração “Nos trilhos do tempo. Histórias das ferrovia do Ceará” permanece em cartaz de quarta a sábado, das 12h às 20h; e domingo, das 9h às 17h. A curadoria é assinada por André Scarlazzari e Marcus Braga. A entrada é permitida até 30 minutos antes do fechamento do Museu, situado em um dos pavilhões da Pinacoteca do Ceará, antigos galpões da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA).
Atendimento de pesquisa
Às quintas e sextas-feiras, a partir das 14h, está disponível agendamento para orientação de pesquisadores(as) interessados(as) na temática ferroviária. Os atendimentos são realizados por ferroviários aposentados da Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), atuais consultores do Museu Ferroviário Estação João Felipe.
Serviço
Exposição: “Nos trilhos do tempo. Histórias da Ferrovia do Ceará”
– Quarta a sábado: 12h às 20h
– Domingo: 9h às 17h (Entrada permitida até 30 minutos antes do fechamento do museu.)
– Local: Pavilhão expositivo do Museu Ferroviário
Trechos – Visitas Mediadas Espontâneas
– 11 de janeiro (sábado), às 16h: “Estações ferroviárias: arquitetura, história e mobilidade” – com Yasmin Aiub
– 18 de janeiro (sábado), às 16h: “A seca, os retirantes e sua relação com a ferrovia” – com Jardelson Lima
– Local: Pavilhão expositivo do Museu Ferroviário
Oficinas Infantis
– 12 de janeiro, das 11h30 às 12h30: Colorindo as locomotivas
– 19 de janeiro, das 11h30 às 12h30: Construindo trilhos
– 26 de janeiro, das 11h30 às 12h30: Pequeno maquinista
– Local: Ateliê 2 da Pinacoteca do Ceará
Oficinas
– 25 de janeiro, das 10h30 às 12h30: “2 anos de atividade do Museu Ferroviário”
Encontro com o artista Antônio Simão (10h30 às 11h30) + Oficina de Ferromodelismo (das 11h30 às 12h30)
Local: Ateliê 2 da Pinacoteca do Ceará
27 de janeiro, das 14h às 16h: “Dia Internacional do Conservador e Restaurador”
Oficina de conservação preventiva de fotografias
Rodas de Conversa com Ferroviários
– 15 de janeiro, 14h: “Invenções e tecnologias da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA)” – com César Albuquerque
– 29 de janeiro, 14h: “Histórico da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e da Coordenadoria de Transportes Metropolitanos (CTM)” – com Hamilton Pereira
– Local: AFAC (Associação dos Ferroviários Aposentados do Ceará)
Palestra
– 22 de janeiro, 14h: “Dia Nacional do Aposentado: o papel da Associação dos Ferroviários Aposentados do Ceará (AFAC) na promoção de direitos das pessoas idosas” – com Maria Erivany Soares
– Local: AFAC (Associação dos Ferroviários Aposentados do Ceará)
Atendimento de Pesquisa
– Quinta e sexta: a partir das 14h
(Agende seu horário no Instagram @museuferroviariojoaofelipe)