Vem aí a 23ª edição do Festival Lamparina de Histórias
12 de dezembro de 2024 - 14:19
Dias 16, 19, 20 e 21 de dezembro, na cidade de Saboeiro, no sertão dos Inhamuns
O Festival Lamparina de Histórias chega à 23ª edição, regressando ao Sertão dos Inhamuns, onde as narrativas correm soltas. Já se passaram muitos anos desde a primeira realização no bairro Dias Macedo, em Fortaleza, no ano de 2008. De lá passamos por diversas cidades e até repetimos mais de uma vez a visita, o que acontece com Saboeiro.
O Festival Lamparina de Histórias é um evento integrante da Rede Festivais da Arte e Cultura do Ceará, tem o apoio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte de Saboeiro e o apoio do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará.
Nesta edição chegamos à região do Inhamuns para festejar a arte da palavra com seus contadores de histórias e brincantes dos folguedos populares: reisado, pastoril e dança de São Gonçalo de Saboeiro. Teremos uma rica programação com oficinas literárias, grupos de tradições populares, feira de artesanato e comidas típicas, a participação da banda cabaçal Mestre João Zuba de Altaneira e dos narradores de Saboeiro, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte e Tarrafas, nos dias 16, 19, 20 e 21 de dezembro de 2024.
Sabores e vozes da cultura serão a mistura deste festival que vai abraçar Saboeiro e a região dos Inhamuns, Centro-Sul e Cariri, favorecendo e fortalecendo a cultura popular e tradicional do povo nordestino.
PROGRAMAÇÃO
Segunda-feira, 16 de dezembro
8:00 – Encontro com o autor Almir Mota e roda de leitura no anexo da Escola Manoel Gonçalves dos Santos.
Quinta-feira, 19 de dezembro
18:00 – Terreirada no Sítio Mucambinho: rodas de saberes, histórias, cantigas, vivências e danças populares. Entrada livre.
Sexta-feira, 20 de dezembro
17:00 – Cortejo pelas ruas da cidade com o Papai Noel.
18:00 às 21:00 na Praça da Matriz de Saboeiro
Feira de artesanato e comidas típicas
Pastoril da Ruinha -Saboeiro/CE
Narradora tradicional D. Alzira Neris – Saboeiro
Contação de histórias com Conceição de Maria – Juazeiro do Norte.
Contação de histórias com Bete Pacheco – Juazeiro do Norte.
Contação de histórias com o escritor e narrador: Germá Martins de Tarrafas/CE
Contos de Natal com Júlia Barros -Fortaleza-CE
Encerramento com a Banda Cabaçal Mestre João Zuba de Altaneira-CE
Sábado, 21 de dezembro
18:00 às 21:00 na Praça da Matriz de Saboeiro
Feira de artesanato e comidas típicas
Contação de histórias com Almir Mota (Saboeiro/CE).
Contação de Histórias com Carlê Rodrigues e Kelys de Almeida (Iguatu/CE)
Contação de histórias com Giovania Bastos (Saboeiro/CE)
Grupo de voluntárias da Fundação São José (Saboeiro/CE)
Contação de histórias com Maria das Neves (Saboeiro/CE)
Dança de São Gonçalo do Sítio Mucambinho (Saboeiro/CE)
Encerramento com Trio de forró (Saboeiro/CE).
Toda a programação tem entrada gratuita e livre para todos os públicos.
SERVIÇO:
23º Festival Lamparina de Histórias
Patrocínio: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
Realização: Casa do Conto
Data de realização: dias 16, 19, 20 e 21 de dezembro de 2024.
Local: na Praça da Matriz e Sítio Mucambinho, em Saboeiro/CE
Entrada livre