Fórum Nacional de Museus: Secult Ceará participa de debate sobre fortalecimento do Sistema Brasileiro de Museus

28 de novembro de 2024 - 16:33

Encontro reuniu gestores e representantes de secretarias estaduais de várias cidades brasileiras

Clícia Di Miceli (Secretária de Cultura do Amapá), Luisa Cela (Secretária de Cultura do Ceará) e Fernanda Castro (Presidente do Ibram) Foto: João Neto 

A rica programação do 8º Fórum Nacional de Museus consolida este evento como um território para trocas de experiências e construção coletiva de propostas. Entidade parceira, a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) participa ativamente dos debates que ajudarão a compor políticas públicas para o setor museal brasileiro.

Na manhã desta quinta-feira (28), no Museu da Imagem e do Som (MIS CE), a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, participou de encontro com gestores e representantes de secretarias estaduais de várias regiões do País. A pauta discutida ao longo da atividade lança foco sobre a consolidação do Sistema Brasileiro de Museus.

>> Com parceria da Secult Ceará, 8º Fórum Nacional de Museus atualiza o debate sobre políticas públicas para o setor

Participaram do momento gestores do Espírito Santo, Amapá, Amazonas, Alagoas, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Acre, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo. Uma oportunidade de escuta atenta e consolidação de ideias para o campo cultural brasileiro.

“Estamos felizes em poder compartilhar o que temos feito no Ceará e também por aprender. Compartilhar do que tem sido realizado nos demais estados. Acho que essa troca, principalmente na formulação das políticas públicas, é muito necessária”, apontou a secretária Luisa Cela.

Carta de Fortaleza

A mesa de debate contou com as participações da presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fernanda Castro; e da secretária de Cultura do Amapá, Clícia Di Miceli. O secretário executivo da Cultura do Ceará, Rafael Felismino, também marcou presença. A mediação foi conduzida pela assessora da presidência do Ibram, Vera Mangas.

Durante a atividade, foi apresentada a “Carta de Fortaleza”. O documento, elaborado conjuntamente por participantes do Fórum Nacional dos Museus, reúne uma série de propostas, temas e pontos de gestão voltadas para o fortalecimento da política pública de museus.