Fórum Nacional de Museus: Secult Ceará participa de debate sobre fortalecimento do Sistema Brasileiro de Museus
28 de novembro de 2024 - 16:33
Encontro reuniu gestores e representantes de secretarias estaduais de várias cidades brasileiras
Clícia Di Miceli (Secretária de Cultura do Amapá), Luisa Cela (Secretária de Cultura do Ceará) e Fernanda Castro (Presidente do Ibram) Foto: João Neto
A rica programação do 8º Fórum Nacional de Museus consolida este evento como um território para trocas de experiências e construção coletiva de propostas. Entidade parceira, a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) participa ativamente dos debates que ajudarão a compor políticas públicas para o setor museal brasileiro.
Na manhã desta quinta-feira (28), no Museu da Imagem e do Som (MIS CE), a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, participou de encontro com gestores e representantes de secretarias estaduais de várias regiões do País. A pauta discutida ao longo da atividade lança foco sobre a consolidação do Sistema Brasileiro de Museus.
Participaram do momento gestores do Espírito Santo, Amapá, Amazonas, Alagoas, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Acre, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo. Uma oportunidade de escuta atenta e consolidação de ideias para o campo cultural brasileiro.
“Estamos felizes em poder compartilhar o que temos feito no Ceará e também por aprender. Compartilhar do que tem sido realizado nos demais estados. Acho que essa troca, principalmente na formulação das políticas públicas, é muito necessária”, apontou a secretária Luisa Cela.
Carta de Fortaleza
A mesa de debate contou com as participações da presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fernanda Castro; e da secretária de Cultura do Amapá, Clícia Di Miceli. O secretário executivo da Cultura do Ceará, Rafael Felismino, também marcou presença. A mediação foi conduzida pela assessora da presidência do Ibram, Vera Mangas.
Durante a atividade, foi apresentada a “Carta de Fortaleza”. O documento, elaborado conjuntamente por participantes do Fórum Nacional dos Museus, reúne uma série de propostas, temas e pontos de gestão voltadas para o fortalecimento da política pública de museus.