Museu da Imagem e do Som do Ceará recebe Anelis Assumpção para pocket show e para fala sobre o Museu Itamar Assumpção
11 de novembro de 2024 - 15:29
Fala acontece no sábado e o show, no domingo; programação do fim de semana tem ainda oficina de colagem
O Museu da Imagem e do Som promove neste fim de semana oficina, fala aberta e apresentação musical. No dia 16, será realizada uma oficina de colagem com Alexia Ferreira e uma fala de Anelis Assumpção sobre o Museu Itamar Assumpção. Já no dia 17, Anelis fará o show “Pitada de sal”. No mês em que se demarca o Novembro Negro, o MIS integra o 2° Festival Afrocearensidades, cujo titulo é “Na ginga dos Saberes Ancestrais”. O Museu traz atividades voltadas à pluralidade de expressões das tradições afro-brasileiras, ampliando espaço para discussões sobre identidade e representatividade em suas programações. O festival é realizado pela Secretaria da Igualdade Racial em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará e destaca o compromisso do Governo do Estado com a valorização e a difusão das culturas negras. Todos os eventos são gratuitos. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.
Oficina de colagem com Alexia Ferreira
A oficina faz parte de um projeto de arte-educação e tem como busca um resgate criativo a partir de fases da infância, utilizando colagem e fotografia para a criação de poéticas racializadas. O objetivo principal da oficina é a junção de brincadeira como forma de fazer arte e que a arte feita vire brincadeira para além do ambiente da oficina, junto com as pessoas do seu próprio convívio social. A ideia primária é que as pessoas tenham uma oficina de foto-colagem, observando o conteúdo que pré-existe na fotografia e o que ela venha a se tornar após a construção da colagem, partindo de uma observação de imagens e como se identificar com elas, analisando a poética de cada fotografia para se ter uma auto identificação no seu resultado final. Após isso, a ideia é que tenha uma conversa sobre vivências de um corpo negro para além de sentimento de auto ódio, trazendo também o debate em sua poética sobre como é preciso que se crie uma visão de corpos racializados para além de apenas suas dores, já a parte final da oficina é voltada para propor construções com as artes feitas, tendo como ideia final as crianças levarem para casa uma nova brincadeira. A oficina acontece no dia 16 de novembro (sábado), das 15h às 18h, na sala multiuso (andar -1 do Anexo). Estão sendo ofertadas 20 vagas e as inscrições devem ser feitas neste link.
Alexia Ferreira é artista plástica, formanda em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará-UECE, e se expressa artisticamente através da colagem e da fotografia. Além de artista, ela desenvolve atividades em arte educação a partir de mediações; participou do Laboratório de Artes Visuais da Escola Porto Iracema Das Artes e também do Salão de Abril na Casa Barão de Camocim. Fez também residência artística no Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes.
Mesa sobre o Museu Itamar Assumpção + show “Pitada de sal” com Anelis Assumpção
É no palco que a magia de Anelis acontece. Nesse show especial,no qual canta canções autorais e também do seu pai, Itamar Assumpção, ela nos mostra a potência das palavras que correm soltas nas veias da família. A artista abre sua passagem pelo MIS Fortaleza no dia 16 de novembro (sábado), com uma fala sobre o MU.ITA, o Museu Itamar Assumpção, do qual ela é diretora geral. A fala acontece a partir das 18h, na praça do MIS.
Anelis também tem trabalhado pela valorização e resgate de memórias negras, e é deste lugar que ela faz um show especial no dia seguinte, 17 de novembro (domingo), às 18h30, na praça do MIS. Acompanhada dos parceiros Saulo Duarte, na guitarra, e Edy Trombone, no trombone e percussão, ela traz sua voz para o deleite de Fortaleza.
Anelis Assumpção convive desde sempre com a música, seja acompanhando a banda do pai, Itamar Assumpção, ou integrando a Banda Dona Zica, forte referência da nova música paulistana. Já lançou quatro discos autorais: ‘Sou Suspeita, Estou Sujeita, Não Sou Santa’; ‘Amigos Imaginários’; ‘Taurina’ e ‘SAL’. Anelis também é Diretora Geral do Museu Itamar Assumpção e seu livro, ‘Serena Finitude’, foi eleito um dos 30 melhores livros infantis de 2022.
SERVIÇO:
Oficina de colagem com Alexia Ferreira
Data: 16 de novembro (sábado)
Horário: 15h às 18h
Local: sala multiuso
Vagas: 20
Inscrições: neste link.
Acesso gratuito.
Mesa sobre o Museu Itamar Assumpção com Anelis Assumpção
Data: 16 de novembro (sábado)
Horário: 18h
Local: praça do MIS
Acesso gratuito.
Show “Pitada de sal” com Anelis Assumpção
Data: 17 de novembro (domingo)
Horário: 18h30
Local: praça do MIS
Acesso gratuito.