Com apoio da Secult, Festival Internacional Imaginários Urbanos traz a performance como instrumento de reflexão sobre corpo e território

8 de novembro de 2024 - 13:46 # # # # # #

 

A sexta edição do evento acontece de 9 a 29 de novembro no Ceará, Maranhão e Rio de Janeiro. Confira alguns dos destaques da programação em Fortaleza. O acesso é gratuito

 

 

Vem aí o 6º Festival Internacional Imaginários Urbanos! Depois de passar pela França e Espanha, o evento acontece de 9 a 29 de novembro em Fortaleza, Sobral, São Luís (MA) e Rio de Janeiro (RJ), com uma ampla programação gratuita que inclui videoperformances, residências artísticas, debates com artistas, performances urbanas e muito mais.

Com o tema “Corpo-Território”, a 6ª edição propõe uma reflexão sobre o corpo como território e o território como corpo, explorando as vivências que nos constituem e apostando em um olhar para além do reducionismo antropoceno. “A programação deste ano busca trazer essa provocação, ou seja, pensar questões e gerar reflexões sobre a importância de tomar o corpo enquanto território, descolonizar as noções sobre a terra e parar de negar a dívida ambiental que os países colonizadores tem como os colonizados”, explica Eduardo Bruno, o curador geral  e um dos idealizadores do Festival, juntamente com Marie Auip.

Na capital cearense, o festival inicia no dia 9 de novembro, com a Mostra de Videoperformance no Hub Cultural Porto Dragão, exibindo videoperformances, de artistas nacionais e internacionais.

Outra agenda importante do início do Festival Imaginários é a realização do I Seminário Interregional, em parceria com o IFCE Ceará e o PPGARTES-UFPA. Em sua primeira edição, o seminário dedica-se a proporcionar um espaço de reflexão e potencialização dos Estudos da Performance em Fortaleza, a partir da troca e intercâmbio com a região Norte-Nordeste do Brasil. 

Sendo assim, o festival é uma realização da Plataforma Imaginários, que se destaca internacionalmente no cenário da performance, trazendo ao Ceará uma oportunidade de conexão com a arte performática global. Essa edição reforça a posição do estado como um ponto de encontro de artistas do Brasil e de outros países,  em uma verdadeira imersão cultural com foco na diversidade e na produção da performance em intercâmbio internacional e nacional .

O Festival Imaginários Urbanos é uma realização da Plataforma Imaginários, apoiado pela Secretaria da Cultura do Ceará, Secretaria de Cultura de Fortaleza e Ministério da Cultura, com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n. 195/2022).

Mostra de Videoperformance 

Durante o Festival, será realizada a “Mostra de Videoperformance”, que acontecerá nos dias 9 e 10 de novembro, sábado e domingo, a partir das 14h, no Hub Cultural Porto Dragão, na Praça das Artes. O público poderá conferir 10 trabalhos de artistas de diferentes estados e países, como Mixaria no Sertão – Ouro no Exterior (CE), Corpografias do Pixo (MA), You will never be a Weye (Chile) e movimento-grafia II (RJ), entre outros. No dia 9, das 16h às 18h30, haverá também uma mesa de conversa com os curadores Eduardo Bruno, Waldírio Castro e mediação de Marie Auip sobre as temáticas das videoperformances.

Antes de chegar ao Ceará, a curadoria da Mostra de Videoperformance passou por Zaragoza, na Espanha e por Bordeaux, na França na primeira quinzena de setembro.

I Seminário Inter-regional

No Seminário Inter-regional, o público terá a oportunidade de conferir mesas e apresentações sobre performance e temas relacionados. Com quatro dias de duração, o encontro reúne artistas, acadêmicos e entusiastas da performance, oferecendo um ambiente propício para troca de experiências e aprofundamento nas discussões sobre a performance arte e seus estudos. Entre as pessoas convidadas estão estudiosos e performers de Fortaleza, do interior do Ceará, do Nordeste e da Região Norte, criando uma rede de formação ampla e diversificada, além de espaço para conferências poéticas e acadêmicas.  

No dia 10, no HUB Cultural Porto Dragão, o evento começa às 16h com performances e lançamento de livros, e das 17h às 19h, o Coletivo Themônias (PA) abrirá a programação abordando o tema “Como fazer/criar performance no mundo que temos no tempo que estamos?”.

Nos dias 11 e 12 de novembro, das 14h às 19h, o Instituto Federal do Ceará (IFCE) em Fortaleza receberá mesas e GTs de comunicação que exploram temas como “Performance e Educação”, “Territórios em Disputa” e “Performance e Desobediência de Gênero/Sexualidade”. Com a participação de especialistas e artistas como Juliana Carvalho (CE), Dinho Araújo (MA), Anna Luisa Oliveira (BA) e outros, os debates buscarão aprofundar as múltiplas facetas da performance no contexto atual.

Para encerrar, no dia 13 de novembro, das 14h às 19h, haverá apresentações de comunicações poéticas no HUB Cultural Porto Dragão, com performances e uma roda de conversa final, onde o público poderá refletir sobre as experiências e trocas vivenciadas durante o evento, juntamente com a fala de encerramento intitulada: Festivais e Mostras de Performance entre o Norte-Nordeste mediada por Eduardo Bruno (CE) e participação de Bárbara Banida (CE), Livio Pereira (Crato-CE) e Nau Vegar (AP).

A programação da 6ª edição do Imaginários Urbanos, incluindo a Mostra de Videoperformance e o Seminário Interregional, foi pensada para ser democrática e acessível, convidando o público a vivenciar, através da performance, reflexões sobre as urgências do nosso tempo e ativar outros debates sobre corpo, para além da forma como a história da arte fez.”, conclui Waldírio Castro, curador adjunto do evento e um dos participantes do Seminário.

Serviço: 6º Festival Internacional Imaginários Urbanos

 

Mostra de Videoperformance

Data: 9 e 10 de novembro (sábado e domingo)

Horário: A partir das 14h

Local: Hub Cultural Porto Dragão, Praça das Artes, Fortaleza-CE

Programação: Exibição de videoperformances de artistas nacionais e internacionais, Filipe Alves – “Mixaria no Sertão – Ouro no Exterior” (CE); Marcia Aquino e Gê Viana “Corpografias do Pixo” (MA); Seba Calfuqueo “You will never be a Weye – Nunca serás un weye” (CH); Azizi Cypriano – “movimento-grafia II” (RJ); Marise Maue – “Loess” (PA); Rodrigo Casteleira – “ORI-ENTE” (RO); Lucas Vidal – “Itinerário de uma história soterrada” (CE); Maria José Bretti Lopéz – “Una cosa del mundo entre outras cosas del mundo” (CH); Danielle Monteiro – “Gessal’ (MG); Rocio Lopéz Montaner – “Purgar” (CH)

Mesa de Conversa: No dia 9, das 16h às 18h30, debate com os curadores Eduardo Bruno e Waldírio Castro, com mediação de Marie Auip, sobre as temáticas das videoperformances.

 

 

I Seminário Interregional de Performance

Datas: 10 a 13 de novembro

Localidades e Programação:

 

10 de novembro:

Horário: 16h

Local: Hub Cultural Porto Dragão, Fortaleza-CE

Atividades: Performances, lançamento de livros e abertura do seminário com o Coletivo Themônias (PA), discutindo “Como fazer/criar performance no mundo que temos no tempo que estamos?”.

 

11 e 12 de novembro:

Horário: Das 14h às 19h

Local: Instituto Federal do Ceará (IFCE), Fortaleza-CE

Atividades: Mesas e GTs de comunicação com temas como “Performance e Educação”, “Territórios em Disputa” e “Performance e Desobediência de Gênero/Sexualidade”. Participações confirmadas de especialistas como Juliana Carvalho (CE), Dinho Araújo (MA) e Anna Luisa Oliveira (BA).

 

13 de novembro:

Horário: Das 14h às 19h

Local: Hub Cultural Porto Dragão, Fortaleza-CE

Atividades: Comunicações poéticas, performances e roda de conversa de encerramento sobre festivais e mostras de performance entre o Norte-Nordeste, com mediação de Eduardo Bruno e participação de Bárbara Banida (CE), Livio Pereira (Crato-CE) e Nau Vegar (AP).

 

Entrada: Gratuita Realização: Plataforma Imaginários, com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Secretaria de Cultura de Fortaleza e Ministério da Cultura, com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n. 195/2022).