Seminário explora a convergência entre cinema e educação em programação do Vento da Tarde: 1º Festival de Filmes de Formação

16 de setembro de 2024 - 10:03 # # #

O seminário Arejar o Pensamento: diálogos entre Cinema e Educação reúne no Festival especialistas, educadores e cineastas para debater a integração do audiovisual no ensino, abordando temas como marcos regulatórios, preservação e o papel do cinema na formação pedagógica.

 

 

Em um mundo onde as narrativas audiovisuais afetam nossa compreensão da realidade, “arejar o pensamento” é uma necessidade. Essa metáfora sugere a abertura de janelas intelectuais e sensoriais para novos ventos de ideias, capazes de renovar nossas perspectivas sobre a educação e o cinema. No cruzamento dessas duas áreas, o Seminário Arejar o Pensamento: diálogos entre Cinema e Educação ocorrerá dentro do escopo do Vento da Tarde: 1º Festival de Filmes de Formação. Com encontros programados para os dias 18, 19 e 20 de setembro, o seminário será realizado no Museu da Imagem e do Som (MIS Ceará) e reunirá representantes do governo, pesquisadores, educadores e profissionais de instituições de ensino e preservação. Aberto ao público e gratuito, o evento é uma oportunidade para refletir sobre a intersecção entre educação e cinema, num momento em que as experiências audiovisuais tomam centralidade em todas as esferas da vida social.

Um dos destaques do seminário será a participação de Cezar Migliorin, professor do Departamento de Cinema da Universidade Federal Fluminense (UFF) e psicanalista, que participará da Aula aberta: Processos Criativos e Subjetivos: Cinema, Educação e Clínica no dia 18 de setembro, a partir das 14h30, no Museu da Imagem e do Som. Cezar Migliorin é autor dos livros “Inevitavelmente Cinema – educação, política e mafuá”, “Cartas sem resposta – a educação, a internet, o cinema e o Luciano Huck”, “Cinema e Clínica” e “Cinema de Brincar”, co-escrito com o curador geral do Vento da Tarde, Isaac Pipano. Coordenador do Kumã – Laboratório de Experimentação em Imagem e Som da UFF, o pesquisador foi um dos idealizadores do projeto Inventar com a Diferença: cinema, educação e direitos humanos, projeto que atuou em cenas de escolas no Brasil e na América Latina por meio de uma metodologia pautada em processos de criação. Em suas pesquisas, o autor explora as conexões entre processos criativos e subjetivos, discutindo como o cinema pode ser uma ferramenta para enfrentar as crises sensíveis e políticas do mundo contemporâneo. No seminário, Migliorin apresentará uma reflexão que descreve experiências recentes à frente de grupos e práticas coletivas como forma de resistência e invenção.

A segunda mesa do seminário, intitulada Cinema nas Escolas: Regulamentação, Perspectivas e Oportunidades, propõe um espaço crucial para o debate sobre os marcos regulatórios que buscam institucionalizar o cinema na Educação Básica brasileira. Com a presença de Alexandre Falcão (Coordenador de Educação Integral, MEC), Luisa Cela (Secretária da Cultura do Estado do Ceará, SECULT), Adriana Fresquet (Professora da Faculdade de Educação da UFRJ e Curadora da Mostra Educação – CineOP), e Kamillo da Silva (Diretor da EEEP Jaime Alencar), a mesa discutirá a Lei 13.006/14 e o Projeto de Lei 3342/23, além de explorar as perspectivas para a regulamentação do cinema nas escolas e as oportunidades que essa inserção pode trazer para a educação pública.

Dentre as discussões da mesa, a pesquisadora da UFRJ, Adriana Fresquet, uma das principais referências sobre cinema e educação no Brasil, ressalta a importância e os desafios da regulamentação da Lei 13.006/14, que determina a obrigatoriedade da exibição de 2h mensais de filmes brasileiros nas escolas da Educação Básica. Fresquet tem explorado como essa legislação pode tanto promover a inclusão do cinema no currículo escolar, quanto levantar questões sobre sua real aplicação e os obstáculos enfrentados pelas instituições de ensino. Em suas reflexões, ela pondera a importância da lei democratizar o acesso ao cinema brasileiro independente nas escolas, de modo que não seja capturada para atender a um nicho de mercado, apontando para a necessidade de uma integração mais profunda e consciente do cinema na formação dos estudantes. “A presença do cinema no currículo ou em projetos curriculares complementares contribui no sentido de abrir espaços e tempos para sensibilizar o pensamento, suspender naturalidades”, comenta Fresquet. Para a pesquisadora, o cinema na escola é fundamental para “desaprender preconceitos travestidos de velhas verdades repetidas quase irreflexivamente de geração em geração com a legitimidade que dá o território escolar. Parar para pensar, olhar atentamente alguma imagem e viajar suas possibilidades é um convite a descontinuar o projeto colonizador, normatizador, que homogeneiza e pasteuriza qualquer diferença em algo único excludente de qualquer outra forma ou sentido”.

Na última mesa do evento, Preservação e Difusão: construindo uma cultura cinematográfica nas escolas, o seminário convida o público a uma reflexão urgente sobre a necessidade de preservar e difundir os filmes produzidos em ambientes escolares e formativos, além dos desafios que se impõem para que os filmes possam chegar até as escolas, acessíveis a todos os públicos, colaborando para a constituição de uma verdadeira cultura cinematográfica nas escolas. Os desafios da preservação digital e a construção de circuitos de distribuição para o audiovisual independente brasileiro serão alguns dos temas abordados por Thay Limeira (Chefe de Divisão de Políticas para Cineclubismo e Pontos de Exibição | SAv/MinC), Vanessa Sousa (Sócia Diretora, Curta!Educação), Talita Arruda (Fistaile Distribuidora), Eliene Magalhães (Coordenadora de Pesquisa, Museu da Imagem e do Som – Ceará) e Rodrigo Capistrano (Professor da UFCA).

curador geral do evento, Isaac Pipano

Segundo o curador geral do evento, Isaac Pipano, “o Arejar o Pensamento é uma tentativa de instaurar uma discussão essencial e, ao mesmo tempo, urgente sobre a relação entre cinema e educação no Ceará. Ao criar esse espaço, esperamos não apenas promover o debate, mas também inspirar novas práticas pedagógicas que integrem o audiovisual como uma ferramenta crítica e criativa nas escolas.” Pipano reforça que o estado é uma referência no que diz respeito às políticas públicas de formação em cinema e audiovisual, que desde os anos 1990 vêm sendo elaboradas. O curador chama a atenção para a presença dos diversos equipamentos culturais, universidades e escolas livres em atividade na cidade de Fortaleza, região e também em outras regiões do estado, como no Cariri. “A realização do Festival, de modo geral, e do seminário, em particular, procura colaborar no fortalecimento do pensamento e das políticas públicas audiovisuais, aproximando-as ainda mais do campo da educação básica”. Nesse sentido, o evento não é apenas uma oportunidade de reflexão, mas um convite para transformar o cinema em um elemento central do processo educativo.

O Seminário Arejar o Pensamento é, assim, um chamado para educadores, arte-educadores, profissionais do audiovisual e estudantes se engajarem em uma discussão que visa não apenas refletir, mas também transformar a relação entre cinema e educação no Brasil. Esta convergência de campos, cada vez mais necessária, tem o potencial de afetar a forma como compreendemos e praticamos a educação, tornando-a mais inclusiva, crítica e conectada com as realidades contemporâneas.

Vento da Tarde: 1º Festival de Filmes de Formação

Com o objetivo de promover o diálogo entre as áreas de cinema e educação, o Vento da Tarde: 1º Festival de Filmes de Formação reúne filmes de 19 estados brasileiros, incluindo o Ceará, que comporão as mostras Aracati e Aragem, exclusivas de filmes escolares e universitários, com exibição no Cinema do Dragão. A programação ainda inclui a Mostra Filme de Formação, formada pela produção cinematográfica do Coletivo Plano 3 Filmes, cuja trajetória profissional é ligada às temáticas sobre as juventudes. A abertura do festival acontece na noite do dia 17, com a estreia de “Saudade Fez Morada Aqui entro” (BA, 2023), seguida de debates com o diretor Haroldo Borges e os produtores Paula Gomes, Marcos Bautista e Ernesto Molinero.

Organizado pela produtora Onça Preta Filmes, em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e com o patrocínio do Banco do Nordeste, o Vento da Tarde conta com o apoio institucional das Secretarias da Cultura e da Educação, do Museu da Imagem e do Som/Instituto Mirante e do Cinema do Dragão/Instituto Dragão do Mar.

Serviço

📌 Vento da Tarde: 1º Festival de Filmes de Formação
Quando: 17 a 21 de setembro de 2024
Onde: Mostra Aracati, Mostra Aragem e Mostra Filme de Formação no Cinema do Dragão (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema); e Seminário Arejar o Pensamento: diálogos entre Cinema e Educação no Museu da Imagem e do Som/MIS Ceará (Av. Barão de Studart, 410 – Meireles)
Gratuito
Mais informações: www.ventodatarde.com.br

💬 Seminário Arejar o Pensamento: diálogos entre Cinema e Educação

Aula aberta: Processos Criativos e Subjetivos: Cinema, Educação e Clínica

Dia 18.09, das 14h30 às 17h

Com:
Cezar Migliorin | Professor do Departamento de Cinema e integra o Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da UFF/RJ

Mediação de Isaac Pipano | Curador do Festival Vento da Tarde

Cinema nas Escolas: Regulamentação, Perspectivas e Oportunidades

Dia 19.09, das 14h30 às 17h

Com:

Alexandre Falcão | Coordenador de Educação Integral e Tempo Integral/MEC
Luisa Cela | Secretaria da Cultura (Secult CE)
Jucineide Fernandes | Secretária Exec. de Educação (Seduc CE)
Adriana Fresquet | Professora UFRJ
Kamillo da Silva | Diretor EEEP Jaime Alencar

Mediação Bete Jaguaribe | Coordenadora do Curso de Cinema – Unifor e Diretora de Formação – IDM

Preservação e Difusão: construindo uma cultura cinematográfica nas escolas

Dia 20.9, das 9h30 às 12h30

Com:

Thay Limeira | Chefe de Divisão de Cineclubismo e Pontos de Exibição |SAv/MinC

Vanessa Sousa |Curta!Educação
Talita Arruda |Fistaile Distribuidora
Eliene Magalhães | Coordenadora de Pesquisa – MIS Ceará
Rodrigo Capistrano | Professor UFCA

Mediação: Beatriz Furtado | Coordenadora do Curso de Cinema – UFC

✍️Inscrições em: ventodatarde.com.br/inscricao-seminario/