Com apoio da Secult, Projeto YUGO leva para o Interior espetáculo de dança afro-colombiana, oficinas e vivência com mulheres
22 de maio de 2026 - 16:06 #14º Edital Ceará das Artes #PNAB #PNAB CEARÁ
Ascom “Deixa Yugo girar pelo interior do estado do Ceará” - Texto
A abertura desta nova fase do projeto YUGO será realizada neste sábado (24/05) e domingo (24/05), no território na Reserva Indígena Taba do Povo Anacé, em Caucaia. O Projeto “Deixa Yugo girar pelo interior do estado do Ceará” foi contemplado no 14º Edital Ceará das Artes na modalidade de Dança
Depois de passar por Fortaleza, o espetáculo itinerante de dança afro-colombiana na região do Caribe YUGO, concebido e interpretado pela artista colombiana Daniela Yara Cantillo Castrillón, chega ainda este mês e em junho a espaços culturais da Região Metropolitana e do interior do Ceará. O projeto realiza uma circulação de atividades artístico-pedagógicas na comunidade do Povo Anacé, em Caucaia; no distrito de Canaã, zona rural de Trairi; e no Quilombo Serra dos Mulatos, em Jardim, na Região do Cariri.
A abertura desta nova fase do projeto YUGO será realizada neste sábado (24/05) e domingo (24/05), no território na Reserva Indígena Taba do Povo Anacé, em Caucaia. A apresentação e a vivência serão realizadas com o Grupo de Dança das Mulheres Anacé Movimento e Raízes @movimentoeraizes. No sábado, 30, e domingo, 31 de maio, o espetáculo será apresentado no
Ecosítio Vida Zen; e no final de semana seguinte, nos dias 7 e 8 de junho, na Associação Remanescente de Quilombo Serra dos Mulatos, em Jardim, Cariri.
YUGO é um solo de dança marcado pela pesquisa independente e pela relação entre criação artística e prática pedagógica. Inspirado no monólogo literário “Anália Tu Bari”, do autor colombiano Roberto Burgos, o espetáculo aborda a história de uma mulher africana escravizada no período colonial, trazendo à cena reflexões sobre memória, identidade, resistência e o protagonismo feminino. A obra se constrói como um manifesto corporal que dialoga com questões sociais como racismo e misoginia.
Criado há mais de 13 anos pela bailarina colombiana, o projeto YUGO prevê outras duas ações. Aos sábados, primeiro dia nos territórios contemplados pelo projeto, antes da apresentação do espetáculo de dança, o público feminino (nas suas diversas identificações de gênero), é convidado a participar de uma vivência com a SAIA – elemento central do figurino e da dramaturgia do solo – compartilhando com a artista memórias, felicidades, dores, traumas e outros sentimentos.
Aos domingos, é realizada uma Oficina de Danças Afro-colombianas da Região Caribe da Colômbia. De acordo com Yara Cantillo, que mora em Fortaleza desde 2018, as oficinas têm como foco aproximar o público cearense das expressões culturais afro-colombianas, destacando suas matrizes africanas e indígenas e suas conexões com a cultura brasileira.
Este projeto é realizado pelo Governo do Brasil, por meio do Ministério da Cultura, via Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e apoiado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, via 14º Edital Ceará das Artes.
Intercâmbio artístico com o Ceará
Apesar do Projeto YUGO ser uma criação autoral, a artista colombiana Yara Cantillo convidou em 2019 os artistas cearenses Dayana Soufer e Ciel Carvalho para participarem do projeto como dramaturgista e criador de iluminação, respectivamente. Segundo Yara, os dois artistas fortaleceram a identidade do trabalho, criando narrativas que exaltam a identidade, subjetividade e os afetos que são entrelaçados com as historicidades de mulheres que somam o solo interpretativo do espetáculo de dança.
SERVIÇO
CRONOGRAMA DA CIRCULAÇÃO DO PROJETO
Datas: 23 e 24/05
Local: TERRITÓRIO: POVO ANACÉ – CAUCAIA
Grupo de Dança das Mulheres Anacé Movimento e Raízes. RESERVA INDÍGENA TABA DO POVO ANACÉ
Datas: 30 e 31/05
Local: TERRITÓRIO: CANAÃ/TRAIRI ECO SÍTIO VIDA ZEN
Datas: 07 e 08/06
Local: TERRITÓRIO: QUILOMBO DOS MULATOS – Jardim/Cariri Associação Remanescente de
Quilombo Serra dos Mulatos