Secult realiza ações culturais em celebração ao bicentenário da Confederação do Equador

12 de setembro de 2024 - 11:05 # # # # #

Programação gratuita e aberta ao público acontece no mês de setembro, com ações presenciais e on-line


Pintura do sobrado onde o Padre Mororó foi preso, obra do acervo do Museu do Ceará, faz parte da exposição “O Ceará na Confederação do Equador”, em cartaz no Arquivo Público a partir de 19 de setembro. (Autor: J. Carvalho, 1935) Foto: Acervo Museu do Ceará

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, realiza, neste mês de setembro, ações culturais que integram as celebrações do bicentenário da Confederação do Equador. Importantes locais de memória do povo cearense, o Museu do Ceará e o Arquivo Público do Estado do Ceará (Apec), espaços que compõem a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), se unem na promoção das atividades celebrativas do bicentenário.

A programação começa no Arquivo Público, na próxima quinta-feira (19), às 14h30, com a abertura da exposição “O Ceará na Confederação do Equador”. A mostra apresenta documentos e objetos que fazem alusão ao movimento, contando com o acervo dos dois equipamentos. Na ocasião, será realizado o relançamento dos livros “A Confederação Equador no Ceará vol. I e II” e “Padre Mororó: a revolução impressa”.

Já no sábado (21), será realizada a aula aberta “Memórias sobre a Confederação do Equador no Ceará: Praça dos Mártires (Passeio Público)”. A aula será ministrada pelo historiador do Museu do Ceará, Weber Porfirio.

Fechando o mês de celebrações, acontece, na segunda-feira (23), ás 10h,  a roda de conversa “Confederação do Equador: outras abordagens” com a participação do professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), João Paulo Peixoto, e da professora da Universidade Federal do Ceará (UFC),  Ana Sara Cortez Irffi. A mediação da conversa fica por conta do historiador do Museu do Ceará, Weber Porfirio. O encontro será on-line, no youTube da Secretaria da Cultura (youtube.com/SecultCearáGov).

Marco histórico do Brasil, este movimento revolucionário eclodiu no Nordeste e lutou pelos ideais republicanos de liberdade e democracia que inspirariam, anos depois, a Proclamação da República do País. A homenagem conta com a parceria da Fundação Sintaf e do grupo de estudo e pesquisa Sociedade de Estudos do Brasil Oitocentista (SEBO-UFC), vinculado ao Departamento de História da Universidade Federal do Ceará.

Serviço

Abertura da exposição “O Ceará na Confederação do Equador” e relançamento do livros “A Confederação Equador no Ceará vol I e II” e “Padre Mororó: a revolução impressa”
Dia 19 de setembro, às 14h30
Auditório do Arquivo Público

Aula aberta “Memórias sobre a Confederação do Equador no Ceará: Praça dos Mártires”
Dia 21 de setembro, às 9h
Praça dos Mártires (Passeio Público)

Roda de conversa “Confederação do Equador: outras abordagens”
Dia 23 de setembro, às 10h
On-line no YouTube da Secult Ceará (youtube.com/SecultCearáGov)