Fortaleza sedia Vento da Tarde: 1º Festival de Filmes de Formação, evento inédito que reúne exclusivamente filmes escolares e universitários

9 de setembro de 2024 - 14:11 # # #

Pautada no debate sobre cinema e educação, programação reúne exibições de filmes, debates e Seminário, contando com a presença de pesquisadores nacionais das duas áreas de conhecimento. Evento acontece entre 17 e 21 de setembro.

 

 

 

Com o objetivo de promover o diálogo entre as áreas de cinema e educação, o Vento da Tarde: 1º Festival de Filmes de Formação reúne filmes de 19 estados brasileiros, incluindo o Ceará, que comporão as mostras Aracati e Aragem, exclusivas de filmes escolares e universitários, com exibição no Cinema do Dragão. A programação ainda inclui a Mostra Filme de Formação, formada pela produção cinematográfica do Coletivo Plano 3 Filmes, cuja trajetória profissional é ligada às temáticas sobre as juventudes. A abertura do festival acontece na noite do dia 17, com a estreia de “Saudade Fez Morada Aqui Dentro” (BA, 2023), seguida de debates com o diretor Haroldo Borges e os produtores Paula Gomes, Marcos Bautista e Ernesto Molinero.

A programação do Festival Vento da Tarde ainda prevê a realização do  Seminário Arejar o Pensamento: diálogos entre Cinema e Educação, com encontros programados para os dias 18, 19 e 20 de setembro, no Museu da Imagem e do Som (MIS Ceará), reunindo pesquisadores, educadores, gestores públicos e profissionais de instituições de ensino e preservação para explorar como o cinema pode ser integrado de forma mais profunda nos processos educacionais. O pesquisador Cezar Migliorin (UFF), referência nacional no campo, abre o Seminário com a aula “Processos Criativos e Subjetivos: Cinema, Educação e Clínica”, às 14h30, no dia 18. Aberto ao público e gratuito, o evento é uma oportunidade para refletir sobre a intersecção entre educação e cinema, num momento em que as experiências audiovisuais tomam centralidade em todas as esferas da vida social.

Organizado pela produtora Onça Preta Filmes, em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e com o patrocínio do Banco do Nordeste, o Vento da Tarde conta com o apoio institucional das Secretarias da Cultura e da Educação, do Museu da Imagem e do Som/Instituto Mirante e do Cinema do Dragão/Instituto Dragão do Mar. 

Filmes e reflexões sobre cinema e educação

Davi Jaguaribe, diretor  do Vento da Tarde: 1º Festival de Filmes de Formação, observa a importância do contexto em que ocorre o evento. “Atualmente, o Ceará é uma referência nacional nas áreas da educação e do cinema. Acreditamos que a articulação entre os saberes das duas áreas podem favorecer o fortalecimento dos processos de formação e de construção do pensamento crítico das populações jovens, no âmbito desse cenário contemporâneo, que nos desafia na experiência com a cultura midiática, no enfrentamento de questões como as fakes news, por exemplo”, observa. O diretor acentua ainda que as obras audiovisuais de jovens realizadores podem sugerir inspirações metodológicas importantes para o campo do ensino.

O curador geral do evento, Isaac Pipano, corrobora com a mesma perspectiva: “A realização do Festival, de modo geral, e do seminário, em particular, procura colaborar no fortalecimento do pensamento e das políticas públicas audiovisuais, aproximando-as ainda mais do campo da educação básica”, adiciona. “Nesse sentido, o evento não é apenas uma oportunidade de reflexão, mas um convite para transformar o cinema em um elemento central do processo educativo”, complementa.

 

Professor do Curso de Cinema e Audiovisual da Unifor, Isaac Pipano observa a dimensão estratégica do Seminário Arejar o Pensamento: diálogos entre Cinema e Educação. Na definição do docente, o Seminário é uma tentativa de instaurar uma discussão essencial e, ao mesmo tempo, urgente sobre a relação entre cinema e educação no país, a partir do Ceará. “Ao criar esse espaço, esperamos não apenas promover o debate, mas também inspirar novas práticas pedagógicas que integrem o audiovisual como uma ferramenta crítica e criativa nas escolas”, conclui.

 

Diversidade e Representatividade

 

O festival também se destaca por sua atenção à diversidade, com 50% de sua programação dedicada a produções de jovens realizadores pertencentes a grupos sub-representados, incluindo mulheres, negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e integrantes da comunidade LGBTQIA+.

 

Destaques da programação:

  • 17 de setembro, terça-feira: A abertura oficial do Vento da Tarde: 1º Festival de Filmes de Formação acontece no Cinema do Dragão, às 19h, com exibição do longa-metragem “Saudade Fez Morada Aqui Dentro” (BA, 2023). A programação segue com debate com o diretor do longa, Haroldo Borges, e os produtores, Paula Gomes, Marcos Bautista e Ernesto Molinero.

     

  • Mostra Aragem: Dividida em três sessões, a Mostra apresenta filmes realizados em escolas de todo o Brasil, em parceria com a Rede Kino – Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual. As sessões ocorrem nas manhãs dos dias 18, 19 e 20 de setembro, no MIS Ceará, seguidas de debates sobre os temas abordados.

     

  • Mostra Aracati: Focada em curtas-metragens de formação, esta Mostra competitiva exibe filmes produzidos em ambientes educacionais, incluindo universidades, escolas técnicas e cursos livres. As sessões acontecem nas noites 18, 19 e 20 de setembro, no Cinema do Dragão, com debates realizados online.

     

  • Mostra Filme de Formação:  Mostra é formada pela produção cinematográfica do Coletivo Plano 3 Filmes, cuja trajetória profissional é ligada às temáticas sobre as juventudes. São uma das produtoras do Nordeste com maior penetração em festivais e mercados internacionais, tendo apresentado seus filmes em espaços como IDFA, Tribeca, Festival de Málaga, Festival de Mar del Plata, Festival de Shanghai, Festival de Guadalajara, É Tudo Verdade, Festival do Rio, Berlinale Talents, DokLeipzig, DocMontevideo, DocsBarcelona, entre outros.

     

  • Seminário Arejar o Pensamento: diálogos entre Cinema e Educação: Com três dias de discussões, aborda temas como a regulamentação do cinema nas escolas, preservação de acervos audiovisuais e as relações entre cinema, educação e clínica. O seminário reunirá especialistas, educadores e cineastas em um espaço de reflexão e troca de experiências. Confira programação completa:

Aula aberta: Processos Criativos e Subjetivos: Cinema, Educação e Clínica

Dia 18.09, das 14h30 às 17h
Com:
Cezar Migliorin |UFF
Mediação de Isaac Pipano | Curador do Festival Vento da Tarde

Cinema nas Escolas: Regulamentação, Perspectivas e Oportunidades

Dia 19.09, das 14h30 às 17h Com: Alexandre Falcão | Coordenador de Educação Integral e Tempo Integral/MEC Luisa Cela | Secretaria da Cultura (Secult CE) Jucineide Fernandes | Secretária Exec. de Educação (Seduc CE) Adriana Fresquet | Professora UFRJ Kamillo da Silva | Diretor EEEP Jaime Alencar Mediação Bete Jaguaribe | Coordenadora do Curso de Cinema – Unifor e Diretora de Formação – IDM

Preservação e Difusão: construindo uma cultura cinematográfica nas escolas

Dia 20.9, das 9h30 às 12h30 Com: Thay Limeira | Chefe de Divisão de Cineclubismo e Pontos de Exibição |SAv/MinC) Vanessa Sousa |Curta!Educação) Talita Arruda |Fistaile Distribuidora Eliene Magalhães | Coordenadora de Pesquisa – MIS Ceará Rodrigo Capistrano | Professor UFCA Mediação: Beatriz Furtado | Coordenadora do Curso de Cinema – UFC

Local: MIS – Museu da Imagem e do Som. Inscrições em: ventodatarde.com.br/inscricao-seminario/

Por que “Vento da Tarde”?

O Festival intitula-se “Vento da Tarde”, numa evocação do imaginário sertanejo, que tem no vento um de seus elementos mais significativos.  A ideia formadora do Festival ancora-se exatamente na aragem fresca que ameniza o calor nas cidades dos sertões do Jaguaribe, no finalzinho do dia, instaurando novas possibilidades de encontro, num movimento de abertura de janelas e cadeiras nas calçadas. Uma metáfora relacionada com o frescor e a capacidade inventiva dos novos realizadores, cujos conteúdos são realizados em ambientes de formação e que terão o Festival Vento da Tarde como plataforma de exibição.

Serviço

Vento da Tarde: 1º Festival de Filmes de Formação
Quando: 17 a 21 de setembro de 2024
Onde: Mostra Aracati, Mostra Aragem e Mostra Filme de Formação no Cinema do Dragão (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema); e Seminário Arejar o Pensamento: diálogos entre Cinema e Educação no Museu da Imagem e do Som/MIS Ceará (Av. Barão de Studart, 410 – Meireles)
Mais informações: www.ventodatarde.com.br
Assessoria de Imprensa: Bruna Forte (85) 99969-6423/ Eduarda Talicy (85) 989193899