Conselho Estadual de Política Cultural realiza eleição para biênio 2024/2026

11 de julho de 2024 - 18:30 # # # # # # #

Órgão passa por processo eleitoral para eleger 34 dos 58 assentos, definidos após reestruturação e qualificação das representatividades. Para participar do pleito, é necessário se cadastrar por meio do Mapa Cultural do Ceará

O Conselho Estadual de Política Cultura do Ceará (CEPC-CE) realiza, nos meses de julho a agosto de 2024, o processo de eleição de 34 assentos, compostos por representantes da Sociedade Civil, dos 58 assentos gerais do Conselho para o biênio de 2024 a 2026. Para participar do processo eleitoral, será necessário realizar um cadastramento prévio. O processo eleitoral vai contar com a publicação de dois editais, um para cadastro de pessoas eleitoras e outro para cadastro de pessoas candidatas

Iniciando esse processo, a Comissão Eleitoral eleita pelo pleno do CEPC, em conjunto com a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), abre, nesta quinta-feira (11), as inscrições para o cadastro de pessoas eleitoras. O credenciamento, que segue até 22 de julho, é feito por meio do Mapa Cultural do Ceará. Para participar, cada agente cultural deve estar inscrito no Mapa Cultural até três meses antes da publicação do edital e deve indicar, no momento do cadastro eleitoral, o segmento no qual pretende votar. Em breve será divulgado edital contendo as regras para o cadastro de pessoas candidatas e regulamentando o processo eleitoral.

>> Saiba mais e inscreva-se no Mapa Cultural do Ceará

Reunião extraordinária do CEPC em junho de 2024 (Foto: Lucas Calisto)

O CEPC integra o Sistema Estadual de Cultura e é responsável por orientar e fiscalizar as políticas culturais no estado. É o espaço de contínua mobilização e diálogo que envolve, além de nomes da sociedade, diferentes agentes que atuam no setor público. Aprimorar e avançar o exercício da legislação própria da cultura no Ceará são pontos estratégicos no trabalho do governo estadual.

A sociedade civil é representada por dois terços da composição do Conselho, sendo 34 assentos eleitos de forma direta, por meio do Mapa Cultural do Ceará, e cinco instituições convidadas. 

Cadastro de pessoas eleitoras

Para que o cadastro de pessoa eleitora seja efetivado, o(a) eleitor(a) deve disponibilizar, obrigatoriamente, a ficha de inscrição online devidamente preenchida, a cópia da Carteira de Identidade (RG) ou outro documento oficial de identidade com foto e a cópia do comprovante de residência emitido, no mínimo, nos três meses anteriores à data da inscrição. Podem ser disponibilizados também, de maneira opcional, os links para site, blog, redes sociais ou vídeos publicados nos serviços YouTube, Instagram (reels) ou Vimeo.

Cada pessoa eleitora deverá votar até duas vezes, sendo um voto para candidaturas representantes dos “territórios” e outro para “sujeitos ou setores da artes e da cultura” É necessário fazer a escolha prévia das opções de votos no ato do cadastramento de eleitor/eleitora no Mapa Cultural.

>> Governador Elmano de Freitas sanciona leis que atualizam normas do Sistema Estadual de Cultura e a composição do CEPC

Confira os 34 assentos que passarão por processo eleitoral

Setores da arte e da cultura

1. Dança;
2. Teatro;
3. Teatro de bonecos;
4. Circo;
5. Humor;
6. Performance;
7. Cultura alimentar;
8. Artes visuais;
9. Fotografia;
10. Literatura;
11. Audiovisual e dos jogos;
12. Áreas técnicas;
13. Produção cultural;
14. Design;
15. Moda;
16. Territórios negros e periféricos;
17. Contadores de histórias e mediadores de leitura;
18. Rede Cearense Cultura Viva;
19. Música;
20. Tradições Populares;
21. Rede de Bibliotecas;
22. Rede de Museus;
23. Hip Hop;
24. Arte e Cultura Digital.

Sujeitos

25. Arte e cultura DEF;
26. Povos ciganos;
27. Povos do campo, águas e florestas;
28. Culturas indígenas;
29. Expressões afro-brasileiras, de matriz africana e quilombolas;
30. Culturas LGBTQI.

Territórios

31. Sertão de Sobral, Serra da Ibiapaba, Litoral Norte e Sertão de Crateús;
32. Litoral Oeste/Vale do Curu, Litoral Leste e Região Metropolitana de Fortaleza;
33. Sertão de Canindé, Sertão Central e Maciço do Baturité;
34. Cariri, Centro Sul, Sertões dos Inhamuns e Vale do Jaguaribe.