Com apoio da Secult, XI Festival de Quadrilhas Raízes do Meu Ceará acontece até domingo (30), no Bairro Demócrito Rocha
28 de junho de 2024 - 13:35 #Ceará Junino #Festival de Quadrilhas #Junino #quadrilhas
Além do encontro de quadrilhas e grupos folclóricos,
tem comida regional e brincadeiras tradicionais
Com apoio da Secult, o XI Festival de Quadrilhas Raízes do Meu Ceará acontece até domingo (30), na Praça Juscelino Kubitschek, no bairro Demócrito Rocha, a partir das 18h. Além da apresentação de quadrilhas juninas, o evento promove o encontro e o intercâmbio entre artistas, grupos folclóricos, mestres, pesquisadores, brincantes e amantes da cultura popular, levando ainda a gastronomia regional e brincadeiras tradicionais até o público.
O festival é realizado há mais de uma década, contribuindo para movimentar a cadeia produtiva da cultura e da economia criativa, promovendo a difusão e a preservação dessa manifestação da cultura popular tradicional. “Além disso, a programação desperta nas pessoas o sentimento de pertencimento, dentro de uma infraestrutura que oferece segurança para receber a população nos quatro dias festivos”, destaca o produtor, Átila Melo.
Os festejos começaram na última quinta-feira (27/06). Passaram pelo “arraiá” o grupo Flor do Amanhã, as quadrilhas infantis Estrela Nordestina, Folia na Roça, Zé Moringa, além das quadrilhas Sertão Dourado, Nova Emoção, Junina Babaçu e Zé Moringa. Na sexta-feira (28/06), se apresentaram a quadrilha infantil Fogo e Lenha, o Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas e as quadrilhas Balancê, São João da Paz, Estrela do Sertão, Encanta Ceará, Pé Quente, Ceará Junino e Arraiá do Conselheiro.
Neste sábado, a programação começa com uma roda de conversa entre a Mestra Mazé das Quadrilhas, que há 84 anos preserva a tradição junina no Ceará; e Antônia Rosa Lima de Sousa, que foi presidente e fundadora da extinta quadrilha Raízes do Meu Ceará, que deu nome ao festival, em reconhecimento ao pioneirismo nos festejos do ciclo junino do bairro Demócrito Rocha.
O XI Festival de Quadrilhas Raízes do Meu Ceará é uma realização da Associação Cultural Canto da Jandaia, com apoio cultural do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC); Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult); e Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura (Secultfor); além do apoio da Comissão Cearense de Folclore.
SERVIÇO
XI Festival de Quadrilhas Raizes do Meu Ceará
Local: Praça Juscelino Kubitschek – Demócrito Rocha (Entre a Rua Alagoas e a Avenida João Pessoa)
Horário: A partir das 18h
Gratuito
PROGRAMAÇÃO
SÁBADO (29/06)
18h – Roda de Conversa com as homenageadas: Mestra Mazé (Tesouro Vivo do Estado do Ceará) e Antônia Rosa Lima de Sousa (fundadora da quadrilha Raízes do Meu Ceará)
18h30 – Grupo Estandarte de Emoções
19h – Quadrilha Infantil Estrelas da Juventude
20h – Quadrilha Junina Capodrilha
21h – Junina Balancê
22h – Quadrilha Junina Amor Nordestino
23h – Quadrilha Asa Branca do Sertão
00h – Quadrilha Coração Sertanejo
01h – Fogo de Paixão
DOMINGO (30/06)
18h – Boi Juventude
19h – Quadrilha da Diversidade – Raízes Nordestinas
20h – Quadrilha Junina Buscapé
21h – Junina ABL
22h – Quadrilha Junina Swing Nordestino
23h – Quadrilha Xamego Junino
00h – Quadrilha Ceará Junino
01h – Quadrilha Filhos do Sertão
Mais informações: @associacaocantodajandaia