Festival das Artes Cênicas – Cena Ceará acontece de 18 a 22 de junho na região do Cariri

12 de junho de 2024 - 10:25 # # # # #

Foto: Divulgação - Espetáculo com homenagem a Paulo Freire está na programação do FAC

Mostra de espetáculos, performances e cenas curtas compõem a programação desta edição do Cena Ceará, que busca valorizar ainda mais as produções cearenses. O evento promove ainda Feira Criativa, rodadas de negócios e apresentações musicais

 

 

Vem aí mais uma edição do Festival das Artes Cênicas (FAC) – Cena Ceará, que acontece de forma presencial após cinco anos. De 18 a 22 de junho, as cidades de Juazeiro do Norte e Crato recebem uma extensa programação cultural, totalmente gratuita. Com Mostra de Espetáculos, Performances e Cenas Curtas, o evento reunirá atrações de teatro, circo e dança do Estado, com apresentações no Centro Cultural do Cariri, Centro Cultural Banco do Nordeste e Sesc Crato. Além disso, a programação vai contar com rodadas de negócio, voltadas para aqueles que buscam formas de impulsionar suas carreiras, feira criativa com empreendedores locais e ainda apresentações musicais.

Nesta edição, o FAC Cena Ceará volta sua atenção fortemente para as produções, grupos e artistas locais, que têm a chance de apresentar seus trabalhos e trocar ideias e experiências sobre o fazer artístico e o panorama das artes cênicas no Ceará. Para a Mostra de Espetáculos, o evento contou com a curadoria de Cristina Castro, Fátima Pontes e Onisajé, três mulheres nordestinas atuantes nos campos do teatro, circo e dança. Já a curadoria das Performances foi realizada por soupixo e Lívio Pereira, que buscaram não apenas selecionar atos ou artistas, mas, principalmente, tecer narrativas, provocar emoções e desafiar perspectivas.

“Para o FAC Cena Ceará 2024, a escolha dos trabalhos foi guiada, principalmente, por fatores como representatividade e a profundidade dos temas abordados, sempre considerando os diferentes territórios em que atuam. Não por acaso, a programação nesta edição visa oferecer uma visão ampla e inclusiva das expressões artísticas cearenses no campo das artes cênicas”, destaca a curadora Cristina Castro.

 Arte, diálogo e reflexão

A abertura do FAC Cena Ceará será no dia 18/06, às 20h, no Centro Cultural do Cariri, no Crato, com Cia Alysson Amâncio, de Juazeiro do Norte, apresentando “Santos de Casa” às 20h30, trabalho de dança contemporânea atravessado por outras linguagens, como teatro e manifestações populares da cultura. Na sequência, às 21h, a atração é o Coletivo Avessos de Teatro com “Casa de Folhas”, uma pesquisa sobre o cotidiano das mulheres catadoras de Pequi do Quilombo Souza, que fica no município de Porteiras-CE. Às 22h, Mestra Marinês e Coco do Frei Damião se apresentam na Casa Ucá, no Crato. As três apresentações têm classificação livre e gratuita.

No dia 19/06, a programação do FAC Cena Ceará segue a partir das 16h com a performance “Nova Safra”, de Maria Macêdo, acontece no Centro do Crato.  No Centro Cultural do Cariri, também no Crato, às 19h, o Lab. Bixórdia, de Juazeiro do Norte, apresenta “Quem Sustenta? Edificações Desobedientes” (Livre). E às 20h, a Cia Circo Lúdico Experimental – Cia CLE, de Fortaleza, entra em cena com o espetáculo “O conto da mulher água”. Em Juazeiro do Norte, o grupo Bricoleiros, de Fortaleza, estará no CCBNB Cariri, às 18h, com o espetáculo “Lastá”. A noite encerra na Casa Ucá, no Crato, com a apresentação Brega Naite, da Carla Ribeiro, do Crato, às 22h.

Quem também está na programação do Festival é o grupo Pavilhão da Magnólia, de Fortaleza, com o espetáculo “Napoleão” (Livre), que vai ser apresentado no dia 20/06, às 15h, no Sesc Crato. A montagem conta a história de um menino tímido e cheio de futuro, cujo sonho é tentar entender o mundo ao seu redor. Também no dia 20, às 16h, o Centro da Cidade recebe a performance “Monstra Plástica”, de Gisele Lua, do Crato. Às 18h, no Centro Cultural do Cariri, acontecerá o espetáculo “Bayo: as histórias que nunca te contaram”, da Trupe dos Pensantes, do Crato, no Terreiro das Artes, para todas as idades. Em seguida, o público pode conferir as apresentações do “Cenas Curtas”, com Suimara Eveliyn  (Eu Vim Para Lembrar de Mim) e Coletivo Teatro Clínicas (Viação Pernambuco), no Palco do Centro Cultural do Cariri.

 Na sexta-feira (21), quem abre a programação do penúltimo dia do festival é o Museu Escafandro de Novidades, com o espetáculo MaquinaMário, às 16h. Em seguida, às 17h, a Trupe Motim de Teatro apresenta ao público o espetáculo Laborioso Contato – Um palhaço anuncia o fim do mundo. A peça será encenada na Encosta do Seminário. Às 17h30, Eliana Barbosa de Amorim traz a performance “Madre Amada Desgastada, no Centro Cultural Cariri (Crato). No mesmo dia, às 19h, no CCBNB de Juazeiro do Norte, tem o espetáculo “Das que Ousam Desobedecer” (14 anos), da Cia Bravia, de Fortaleza, que aborda a luta de mulheres contra a Ditadura Militar dos anos de 1960 e 1970 no Brasil. Voltando para o Crato, mais precisamente no Centro Cultural do Cariri, será encenado às 20h, o espetáculo “Na Beira”, do Grupo Garajal. Para encerrar a noite, às 22h, o Arraiá na Ucá vai receber shows com Krystal e Trio Flor de Piqui, na Casa Ucá, no Crato.

O último dia do festival começa a partir das 16h30 com a performance “Carcaça”, da Coletiva Flecha Lançada Arte, no Centro Cultural do Cariri. Às 17h, é a vez de entrar em cena o espetáculo Pedra no Sapato, da Companhia Laguz Circo de Teatro, no Centro Cultural Cariri, mesmo local onde ocorre a Feira Criativa, de 18h às 22h.

O último espetáculo da noite ficará por conta do Teatro Violetas, com a montagem “Voo Para o Fim do Mundo”, às 18h, também no Centro Cultural do Cariri, no Crato.

A partir das 20h, acontece o show de encerramento do FAC – Festival de Artes Cênicas com o cantor Junú se apresentando no Terreiro das Artes. Para fechar o evento, às 23h, tem ainda muita música com Forró de Rabeca Cariri, na Casa Ucá.

Programação no CCBNB Cariri – Juazeiro do Norte

Além do Centro Cultural do Cariri, no Crato, o CCBNB Cariri, em Juazeiro do Norte também recebe apresentações, sempre às 18h. No dia 19/06, por exemplo, o público vai ter a chance de conferir o espetáculo Lastá (12 anos), do grupo Bricoleiros, de Fortaleza. Trata-se de um drama que se passa em meio a ciclos climáticos tão marcantes no sertão cearense, onde personagens partilham conhecimentos, momentos singelos, de hábitos peculiares e fatos imensuráveis. No dia seguinte (20), às 18h, acontece o espetáculo “Dançar Paulo Freire” (Livre), da Cia Balé Baião, de Itapipoca, um tributo ao educador brasileiro, reconhecido e respeitado mundialmente. E no dia 21/06, para encerrar a programação no CCBNB, tem o espetáculo “Das que Ousam Desobedecer” (14 anos), da Cia Bravia, de Fortaleza, que aborda a luta de mulheres contra a Ditadura Militar dos anos de 1960 e 1970 no Brasil.

 Impulso para a carreira artística

Assim como aconteceu em 2019, o FAC realizará nesta edição a 3ª Rodada de Negócios das Artes Cênicas no Ceará, que reúne artistas e programadores para discutir possibilidades de circulação de espetáculos e demais projetos de artes cênicas em outros espaços.

Os programadores desta edição serão:

Andressa Batista: integra, desde 2017, a curadoria dos projetos Palco Giratório e Sesc Amazônia das Artes

Daniele Sampaio:  desde 2022, integra a equipe de curadoria do Festival de Curitiba

Francis Madson: um dos idealizadores do PAN – Potências das Artes do Norte

Francisco Pellé: produtor do FESTLUSO- Festival de Teatro Lusófono

Galiana Brasil: gestora do núcleo de Curadorias e Programação Artística do Itaú Cultural

Guilherme Filho: mentor, curador e atual diretor artístico do Festival do Teatro Brasileiro

João Fernandes: mantém o Centro Cultural Casarão de Ideias em Manaus, que há 14 anos possibilita a fruição, o fomento e a difusão de linguagens artísticas

Marcelo Bones: diretor executivo da Platô – Plataforma de Internacionalização do Teatro, idealizador e coordenador do Observatório dos Festivais.

Raphael Vianna:  analista de artes cênicas no Departamento Nacional do Sesc, dedicando-se a projetos culturais de difusão (Palco Giratório) e formação (Sesc Dramaturgias)

Adriana Macedo: atua há 12 anos no Sesc-SP. Atualmente trabalhando na Gerência de Ação Cultural e fazendo a coordenação da linguagem teatral do Regional São Paulo.

Cynthia Margareth: por 15 anos dedicou-se à coordenação de produção do LUME Teatro – Unicamp. Atualmente atua como produtora e atriz.

Fabio Pascoal:  idealizador e produtor do Festival de Teatro do Agreste (FETEAG). Atua como Coordenador Pedagógico do Curso de Iniciação Teatral realizado pelo Teatro Experimental de Arte, em Pernambuco.

Antônio Araújo: idealizador e diretor artístico da MIT-SP. Diretor artístico do Teatro da Vertigem e professor no departamento de artes cênicas e no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

Eduardo Ferraz: gestor cultural, compositor e músico, um artista interdisciplinar. Está em seu segundo mandato como membro do conselho de políticas culturais do município de Campinas, representando o território sul da cidade.

 Música no FAC e Feira Criativa

A música também dá o tom do Festival! Durante todos os dias, o evento promove apresentações com artistas na Casa Ucá, no Crato, sempre às 22h.  Já estão confirmados na programação nomes como Carla Ribeiro, Grupo Quinteto, Mestra Marinês, Krystal (Natal/RN) e Trio Flor do Piqui, Forró da Rabeca Cariri. Além disso, no último dia do FAC, 22/06, às 20h, tem show com o cantor Junú, do Cariri, no Centro Cultural do Cariri.

Vale destacar ainda que, de 20 a 22 de junho, das 18h às 22h, o FAC promove no Centro Cultural do Cariri, a Feira Criativa. Na ocasião, empreendedores locais vão apresentar seus produtores e criações para o público que for prestigiar o Festival.

O Festival de Artes Cênicas (FAC) – Cena Ceará é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet com patrocínio de Rede, Dilly, Secretaria Municipal de Cultura do Crato, apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste, produção de Kariri Cultura, parceria de Instituto Mirante, Centro Cultural do Cariri e Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e realização de Ato Marketing Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal.

SERVIÇO

FAC – Festival das Artes Cênicas – Cena Ceará: 18 a 22 de junho, em Juazeiro do Norte e Crato, no Cariri. Mais informações: @festivaldasartescenicas.

*Programação sujeita a alterações