Secult Ceará lança XIII Edital Tesouros Vivos da Cultura do Ceará
29 de maio de 2024 - 19:29
Foto: Jeny Sousa
A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) lança, nesta quinta-feira (29), o XIII Edital Tesouros Vivos da Cultura do Ceará, com inscrições até 14 de julho, em formato presencial ou virtual. O Edital visa contribuir para o reconhecimento, a proteção e a valorização da diversidade dos conhecimentos, fazeres e expressões das culturas populares e tradicionais no Ceará e selecionará e titulará até 12 Mestres e Mestras da Cultura, 02 grupos e 02 coletividades.
Para participar da seleção, é necessário que as pessoas naturais, os grupos e as coletividades comprovem a existência e a relevância do saber ou do fazer; tenham reconhecimento público; detenham a memória indispensável à transmissão do saber ou do fazer; comprovem a efetiva transmissão dos conhecimentos e possuam residência, domicílio e atuação no Estado do Ceará, há pelo menos 20 anos completos ou a serem completados no ano da candidatura.
Aqueles que forem reconhecidos como Tesouros Vivos da Cultura terão direito a diplomação solene; auxílio financeiro não inferior a 1 salário mínimo para pessoas naturais e não inferior a R$11.083,26, durante 2 anos, em cota única, para grupos e coletividades; benefícios, bonificações ou prioridade na tramitação de projetos submetidos aos certames públicos promovidos pela Secult relativos à área de atuação na forma disciplinada no instrumento convocatório; participação no Encontro Mestres do Mundo, nos termos do regulamento do evento e recebimento de cachê ou remuneração em relação à prestação de serviços.
As inscrições poderão ser realizadas de forma presencial ou virtual. A inscrição presencial se dará por meio da entrega da documentação disponibilizada na oportunidade no Mapa Cultural, em envelope lacrado ao Setor de Protocolo da Secult Ceará, ou por meio de envio pelos Correios. Já as inscrições online deverão ser, exclusivamente, realizadas no Mapa Cultural do Ceará.
O Registro dos Tesouros Vivos da Cultura foi instituído pela Lei Estadual Nº13.842, de 27 de novembro de 2006, e é voltado para o reconhecimento dos saberes e fazeres dos mestres e mestras da cultura tradicional e popular. Em 2022, a Governadora Izolda Cela sancionou lei que ampliou de 80 para 100 o teto máximo de Tesouros Vivos do Ceará.
“Em 2023, a política de Tesouros Vivos completou 20 anos de sucesso com o reconhecimento de mestres e mestras dos saberes e fazeres mais diversos. Depois das reflexões realizadas no último encontro, entendemos que estamos em um momento de fortalecer a nossa política com uma participação de forma direta dos nossos mestres, por isso modificamos a forma de seleção, agora contando com duas fases de análise das propostas: a 1ª fase contando com análises de membros da sociedade civil com notório saber e reputação ilibada e a 2ª fase com análises feitas por 2 Tesouros Vivos já contemplados por esta política. Todas as mudanças refletem a vontade de continuar sendo um edital que abarca toda a cultura desenvolvida no Estado do Ceará e que procura aperfeiçoar os seus métodos”, ressalta a coordenadora da Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória, Jéssica Ohara.
SERVIÇO
XIII Edital Tesouros Vivos
Inscrições de 29 de maio a 14 de julho