Secult Ceará intensifica o diálogo em Assembleia marcada por ampla mobilização do campo cultural
28 de maio de 2024 - 17:32
Espaço de construção coletiva aconteceu no Theatro José de Alencar e atende demanda dos Fóruns de Linguagens Artísticas e segmentos culturais do estado
Assembleia organizada no Theatro José de Alencar. Foto: Lucas Calisto
Nesta segunda-feira (27), às 18h, a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) participou de assembleia com articuladores dos Fóruns de Linguagens Artísticas e segmentos culturais do estado. A iniciativa, realizada no Theatro José de Alencar, constituiu um importante espaço de diálogo, escuta de propostas e união em torno da contínua construção das políticas públicas do setor.
Artistas, pessoas da área de produção, técnicos, diretores de espaços públicos culturais do estado, pesquisadores, gestores dos Institutos Dragão do Mar e Mirante, dentre outras representações da classe trabalhadora da cultura estiveram presentes. As pautas abordadas foram a execução da Lei Paulo Gustavo (LPG), organização da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e ações da Secult Ceará que estão sendo desenvolvidas conjuntamente para 2024.
O momento contou com a participação da Secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela; do Secretário Executivo da Cultura do Ceará, Rafael Felismino; e da Secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna da Cultura do Ceará, Gecíola Fonseca. A Secult Ceará também esteve atuante com o comparecimento de coordenadores que formam o núcleo gestor da pasta.
A assembleia organizada pelos Fóruns de Linguagens Artísticas do Ceará também contou com transmissão online. Assim, o debate permitiu dar voz a pessoas presentes no Theatro José de Alencar e representações de outras regiões do Ceará, como Sertão Central, Região Norte e Região Metropolitana.
Os Fóruns integram as instâncias de participação e atuam como pontos de articulação e debates sobre pautas pertinentes às políticas em cultura. Importante engrenagem do Sistema Estadual de Cultura (SIEC), correspondem a uma esfera consultiva no processo de gestão e desenvolvimento das artes no estado.
Diálogo construtivo
A assembleia contemplou os blocos temáticos “LPG”, “PNAB” e “ações do segundo semestre”. A partir de cada eixo, quatro pessoas inscritas (sendo duas presenciais e duas com participação online) apresentaram suas propostas, linhas de debate e reflexões acerca da gestão.
Inicialmente, foi realizada leitura de carta com demandas dos Fóruns de Linguagens Artísticas e segmentos culturais do estado. O documento é assinado pelos fóruns de áreas técnicas, artes visuais, audiovisual, circo, dança, fotografia, performances, produção cultural e teatro.
O registro também mobilizou os fóruns regionais, rede cearense de teatro de bonecos, contadores de histórias, Sindicato de Músicos Profissionais, Associação de Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará (Prodança) e Associação Cearense Cultural do Rock.