Os filmes “A Filha do Palhaço” e “Uma Baía” entram em cartaz e outros títulos serão lançados no Cineteatro São Luiz em maio

20 de maio de 2024 - 12:31 # # # #

Fotos de divulgação: Filme "A Filha do Palhaço

Além desses filmes, o cinema recebe exibições especiais e lançamentos nas últimas semanas do mês

A partir desta semana, o Cineteatro São Luiz, integrante da Rede de Equipamentos Públicos da Secretaria da Cultura do Ceará (Rece) gerido pelo Instituto Dragão do Mar, exibe diversos títulos do Cinema. Destaque para as duas produções brasileiras premiadas em festivais, “A Filha do Palhaço”, de Pedro Diógenes, e “Uma Baía”, de Murilo Salles, que entram em cartaz a partir do dia 22 de maio.

De 22 a 24, o documentário “Uma Baía” será exibido na sala principal do Cineteatro. Vencedor dos prêmios de melhor direção e melhor montagem do Festival do Rio de 2022, o filme observa a Baía de Guanabara no que tem de mais bela, e naquilo que ela oculta, criando fábulas visuais sobre oito personagens que habitam no seu entorno, durante suas lutas diárias pela sobrevivência que são o sentido às suas existências.

Com direção do cearense Pedro Diógenes, “A Filha do Palhaço” tem exibição de 30 de maio a 1º de junho, na sala principal do São Luiz. A produção, que tem Jesuíta Barbosa, Lis Sutter e Demick Lopes no elenco, foi eleito como melhor filme pelo júri popular da 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes e recebeu o principal prêmio na Mostra de Cinema de Gostoso. O filme traz a história de Joana, uma adolescente de 14 anos, que aparece para passar uma semana com o pai, Renato, um humorista que apresenta seus shows em churrascarias, bares e casas noturnas de Fortaleza, interpretando a personagem Silvanelly. Apesar de mal se conhecerem, pai e filha terão que conviver durante essa semana, vivendo novas experiências, que irão transformar sua relação e suas vidas.

Semana de exibições especiais

Nesta semana, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) realizam o evento “É mais do que se vê”, no Cineteatro São Luiz, dia 21 (terça), às 18h. Será lançado o documentário “É mais do que se vê: os impactos invisíveis da violência armada”, produzido pelo próprio Comitê Internacional. No evento também será exibido o curta-metragem ‘Uz Crias na Periferia’, realizado por jovens do CCBJ, além de uma roda de conversa com autoridades, pesquisadores, representantes do CICV e pessoas que contaram suas histórias no filme. Entrada gratuita.

Dia 22 (quarta), às 19h, o São Luiz exibe a pré-estreia de “Maria, a redemocratização e a surpresa nas eleições de 1985”, documentário que retrata a eleição da primeira prefeita de uma capital brasileira: Maria Luiza Fontenelle pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Produzido pelo jornal O Povo, o vídeo narra momentos da eleição de 1985, em que sete candidatos e candidatas disputavam a Prefeitura de Fortaleza. A gestão foi marcada por tensões e conflitos. Foram diversas crises: no transporte público, na coleta de lixo, no transporte coletivo, no funcionalismo público. O documentário retrata um momento histórico da vida política, social e cultural daquela década. A sessão será seguida de debate com Maria Luíza Fontenelle, socióloga, professora universitária, ex-prefeita de Fortaleza; Jorge Paiva, filósofo e ativista político; e mediação de Érico Firmo, jornalista de O Povo. Entrada gratuita.

Na sexta-feira, dia 24, às 19h, o Cineteatro tem exibição de “Bonjour Switzerland” para a abertura da Semana da Língua Alemã, evento promovido pela Casa de Cultura Alemã (UFC) e as Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça, em cooperação com seus consulados e parceiros culturais no Brasil. Este ano, a programação celebra os 200 anos da presença dos povos de língua alemã no Brasil e já está em sua 8a edição. Entrada gratuita.

Fechando a semana de exibições especiais do mês, dia 25 (sábado), às 10h, o São Luiz recebe a pré-estreia de “Praia de Iracema: uma história de amores”. O documentário apresenta uma breve da história da Praia de Iracema por historiadores renomados, seguida por depoimentos de residentes e de usuários contumazes do local, de sua relação com a arte e a cultura e a importância da praia para a cidade. Tudo isso retratado em um belíssimo cenário de imagens do ambiente e de seu cotidiano, imerso por uma trilha musical composta por artistas e fiéis admiradores. Entrada gratuita.

<<< SERVIÇO >>>

“Uma Baía”

22/05 – 16h30 | 23/05 – 16h30 e 19h | 24/05 – 16h30

Entrada: R$ 7,00 (meia) e R$ 14,00 (inteira)

Classificação Indicativa: Livre

Direção: Murilo Salles | Documentário | Brasil | 1h49 | 2024 | Português

Sinopse: Uma Baía observa a Baía de Guanabara no que tem de mais bela, e naquilo que ela oculta, criando fábulas visuais sobre oito personagens que habitam no seu entorno, durante suas lutas diárias pela sobrevivência que são o sentido às suas existências. Vivem em plena tensão entre a beleza e a crueldade.

Vendas online

“A Filha do Palhaço”

30/05 – 14h30 e 16h45 | 31/05 – 14h, 16h15 e 19h | 01/06 – 14h e 16h15

Entrada: R$ 7,00 (meia) e R$ 14,00 (inteira)

Classificação Indicativa: 16 anos

Direção:  Pedro Diógenes | Drama | Brasil | 1h44 | 2024 | Português

Elenco:  Demick Lopes, Lis Sutter, Jesuíta Barbosa.

Sinopse: Joana, uma adolescente de 14 anos, aparece para passar uma semana com o pai, Renato, um humorista que apresenta seus shows em churrascarias, bares e casas noturnas de Fortaleza, interpretando a personagem Silvanelly. Apesar de mal se conhecerem, pai e filha terão que conviver durante essa semana, vivendo novas experiências, que irão transformar sua relação e suas vidas.

Vendas online