Sala Seu Vavá entra para o circuito público de cinema no Ceará
15 de maio de 2024 - 12:57 #Cineteatro São Luiz #Circuito de Cinema #Cultura #sala
Foto: Guilherme Silva
A sala tem 45 assentos originais do São Luiz, guardados por Seu Vavá no Cine Nazaré
É tempo de comemorações. O Cineteatro São Luiz, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) e é gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), celebra o Centenário do Audiovisual Cearense e o aniversário da reabertura do São Luiz com a oficialização de mais uma sala de cinema: a Sala Seu Vavá.
O novo espaço amplia a oferta do circuito público de salas de cinema do Ceará, que além das duas que agora compõem o Complexo de Cinema do Cineteatro São Luiz, somam-se as duas salas do Complexo do Cinema do Dragão, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, também equipamento da Rece.
Nesta semana, a Agência Nacional de Cinema (Ancine), acolheu a solicitação de registro da Sala Seu Vavá, que agora está devidamente cadastrada no circuito nacional e apta a exibição de filmes de caráter comercial. “Ganha o cinema brasileiro e, em particular, o cinema cearense que, no ano de seu centenário, passa a contar, oficialmente, com mais uma sala pública de cinema”, reforça Duarte Dias, curador e programador de Cinema do São Luiz. “Ganha também a Secult e o IDM, posto que o Cineteatro passa a ser um Complexo de Cinema com duas salas, ampliando para quatro o circuito público de salas de cinema do estado, considerando as duas salas do Complexo do Cinema do Dragão” completa.
O São Luiz é o último cinema de rua e de praça em atividade hoje em Fortaleza, e com a nova sala “reforçamos a vocação para o cinema e o caráter simbólico do equipamento enquanto patrimônio cultural. Ou seja, é um lugar que mantém a história viva, construindo novas memórias do povo cearense e se fortalecendo pela difusão e formação artística como parte da política pública cultural do Ceará”, afirma José Alves Netto, diretor do Cineteatro.
Ainda em maio, quando o Cineteatro completa nove anos de reinauguração, após restauração minuciosa pelo Governo do Estado, a Sala Seu Vavá exibe seis clássicos do diretor espanhol Pedro Almodóvar, gratuitamente, pela faixa de programação Perfil de Cinema, de 30 de maio a 1º de junho. No primeiro sábado do mês (04), a sala recebeu membros da Academia Cearense de Cinema (ACC) para uma atividade de cineclube, com exibição do documentário “Nirez Eterno”, dirigido por Aderbal Nogueira e Glauber Paiva, com a presença de ambos e de Miguel Ângelo de Azevedo, Nirez.
A Sala Seu Vavá
Em janeiro, o novo espaço foi inaugurado para reverenciar memórias e promover novos encontros do cinema e audiovisual no estado. Na ocasião, estiveram presentes familiares, amigos e admiradores do cearense Raimundo Carneiro de Araújo, ou “Seu Vavá”, como era carinhosamente conhecido.
Com acervo originário do Cine Nazaré, cinema popular mantido por Seu Vavá até seus últimos anos de vida, a sala traz uma coleção de itens de cinema, doados pelas filhas do homenageado, Sras. Írisnalba e Idalba, e guarda também outras doações, feitas pela professora e escritora Maria Evan Gomes Bessa – viúva do cinéfilo e engenheiro civil, Francisco Enondino Bessa – e pelo crítico de cinema e benemérito da Academia Cearense de Cinema (ACC), Osvaldo Hugo Montenegro Riedel.
Inspirada na memória dessas importantes figuras do cinema no Ceará, a criação da sala também recebeu a contribuição de Regis Frota, presidente da ACC, que ao lado de Duarte Dias, foi responsável pelas articulações que resultaram nas doações.
“Em breve, a sala ganha o mundo com uma programação diferenciada, voltada para atividades do audiovisual e cinema, inclusive para o movimento cineclubista do Ceará” pontua Duarte.
Instalações
Instalada no 5º andar do prédio anexo ao Cineteatro, a sala tem capacidade para 45 espectadores que podem se acomodar em poltronas originais do São Luiz, guardadas por Seu Vavá no Cine Nazaré. Além disso, o espaço é equipado com uma moderna estrutura de exibição digital, com som surround 5.1 e sistema de ar-condicionado.
Mais informações sobre o espaço na página especial no site do São Luiz.