22ª Semana de Museus: espaços da Secult Ceará realizam programação especial de 13 a 19 de maio

8 de maio de 2024 - 17:39

Para refletir a importância dos museus como impulsionadores da educação e pesquisa, equipamentos culturais públicos do estado sediam, dentre outras atividades, palestras, rodas de conversa, exposições, oficinas, visitas mediadas e ações com escolas

                 Espaços museológicos da Secult Ceará integrados ao debate nacional Foto: Marília Camelo

Para democratizar, fomentar e fazer circular as artes, além de proporcionar a formação e a profissionalização para diversas áreas, o Governo do Ceará mantém um conjunto ativo de equipamentos culturais na capital e interior. São 27 espaços que formam a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece).

Em maio, museus e equipamentos dedicados à memória que compõem a Rece sediam um dos mais importantes eventos do setor no Brasil. A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), por meio do Sistema Estadual de Museus do Ceará (SEM/CE), mobiliza estes espaços para a participação na 22ª Semana Nacional de Museus.

Entre os dias 13 e 19, o estado sedia uma série de atividades como rodas de conversa, vivências educativas, minicurso, mesa redonda e visitas mediadas. Em 2024, a Semana traz o tema “Museus, Educação e Pesquisa”. A proposta é refletir sobre o papel fundamental destas instituições como impulsionadores de educação e pesquisa, conforme o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Esta especial programação acontece por Quixadá, Quixeramobim e Crato, respectivamente nos equipamentos Casa de Saberes Cego Aderaldo (CSCA), Casa de Antônio Conselheiro, Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira e Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo.

Na capital cearense, a conexão com a 22ª Semana também será atuante no Museu do Ceará – Anexo Bode Ioiô, Museu Ferroviário Estação João Felipe, Pinacoteca do Ceará, Porto Iracema das Artes, Sobrado Dr. José Lourenço, Museu da Imagem e do Som do Ceará Chico Albuquerque (MIS-CE), Museu da Cultura Cearense (MCC-CE) e Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE).

A Semana Nacional de Museus é uma ação alusiva ao Dia Internacional dos Museus, celebrado a cada 18 de maio. Anualmente, o Conselho Internacional de Museus (ICOM) escolhe um tema para reverenciar esta importante data.

“A 22ª Semana Nacional de Museus será um momento de encontro e troca de experiências na discussão sobre as principais questões do campo museal, tendo em vista a convergência de suas programações e a mobilização dos museus e suas equipes”, destaca a Supervisora do Núcleo de Monitoramento do Sistema Estadual de Museus e Arquivos da Secult Ceará, Isabelly Pompeu.

Museus, territórios do saber

A abertura institucional da programação acontece na terça-feira (14), na Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá. A cerimônia conta com fala de Isabelly Pompeu e marca a participação da atividade “Formação em Museus” nesta 22ª Semana Nacional de Museus.

No dia 15, o Museu do Ceará – Anexo Bode Ioiô realiza a “Mesa-redonda: História e memória nas publicações do Museu do Ceará: a coleção Outras Histórias”. Na mesma data, a partir das 14h, o Museu Ferroviário Estação João Felipe estreia na Semana Nacional dos Museus com formações, mesas redondas e lançamento da “Coleção de Ferromodelismo ao público via Tainacan”.

O MIS Ceará organiza conversas e visitas mediadas destinadas à reserva técnica do equipamento, além de exposições e encontros. O Museu da Cultura Cearense (MCC) participa com a vivência educativa, “Desafios da preservação e organização do Centro de Documentação Popular do Pirambu”.

 Museu Ferroviário Estação João Felipe integra programação da 22ª Semana Nacional de Museus Foto: Jeny Sousa 

Ainda no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMac), o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) reúne Diego di Paula, Hailla Krulicosky e Chico Cavalcante Porto para a roda de conversa “Museus e espaços de memórias como pontos de partida e partilha”.

No dia 16, a Pinacoteca do Ceará traz uma troca de experiências de pesquisa e educação entre os museus geridos pelo Instituto Mirante de Cultura e Arte. A partir do Sobrado Dr. José Lourenço, serão organizadas oficinas de estêncil, gravura experimental e vale destacar a visita mediada para conhecer a residência artística produzida pelo equipamento em parceria com o Ateliê de Impressos.

Outra novidade na programação de 2024 é a participação da Escola Porto Iracema das Artes, com a estreia do catálogo virtual da exposição “Reflorestamento” (dia 15). As ações da Semana permitem refletir a importância das instituições museológicas mantidas pelo Governo do Ceará, por meio da Secult e parcerias com Instituto Dragão do Mar (IDM) e o Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Assim, a Rece atua visando o alinhamento constante com as prerrogativas da Política Nacional de Educação Museal. “Os museus abarcam, necessariamente, dimensão educativa reconhecida pela sociedade e desempenham uma relevante função ao promover ambientes enriquecedores para seus visitantes, para a sua comunidade, para estudantes e professores”, assevera, via comunicado, o Ibram.

Na próxima segunda-feira (13), às 16h, a gestora do Museu do Ceará, Raquel Caminha, participa de uma roda de conversa com o tema “Pesquisas, ações educativas e experiências em espaços museológicos”. A atividade acontece no Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Malce) e reúne a coordenadora educativa do Núcleo Educativo do Museu da Indústria, Patrícia Xavier, e a coordenadora do Núcleo Educativo do Centro de Memória da Fazenda, Ana Paula Gomes Bezerra.

Formação e pesquisa pelo interior

Realizada pelo Sistema Estadual de Museus do Ceará (SEM/CE), em parceria com a Associação dos Amigos do Museu do Ceará (ASMUSCE), a “Formação em Museus” é uma atividade que percorre seis cidades do Ceará. A iniciativa já aconteceu em Crato e Pacoti e ainda passará por Quixadá, Limoeiro do Norte, Itapipoca e Fortaleza.

Para esta edição da 22ª Semana Nacional de Museus, entre os dias 14, 15 e 16, a “Formação em Museus” chega a Quixadá, na Casa de Saberes Cego Aderaldo e Museu Municipal Jacinto de Sousa. Inscrições aqui.

Ministrada pelo historiador Naudiney Castro, a formação objetiva dialogar sobre as atuais demandas relacionadas ao patrimônio cultural, pensar e divulgar à sociedade cearense as concepções teóricas metodológicas da museologia. Durante os encontros, serão abordados quatro eixos temáticos: “Criação e Gestão de Museus”, “Documentação em Museus”, “Conservação em Museus” e “Educação Museal”.

A Casa de Saberes Cego Aderaldo também será palco da ação educativa: Vivência “Museal no Sítio da Índia – Cultura e Natureza” (dia 17). O Centro Cultural do Cariri recebe o minicurso de educação patrimonial “Porque nos querem esquecidas? Memórias de mulheres em disputas e resistência” entre 14 e 17 de maio.

                     “Formação em Museus” realizada no Centro Cultural Cariri Sérvulo Esmeraldo Foto: Acervo / SEM

Em Quixeramobim, a Casa de Antônio Conselheiro reúne o público para uma visita ao Museu Orgânico Antonio Rabelo (dia 15). Outra inovação da participação do Ceará na 22ª Semana é a apresentação do acervo virtual que a Escola Vila da Música realizará por meio da pesquisa: “Patrimônio, Acervo e Memória – MUSICALIDADES DO CARIRI” (dia 14).

“No âmbito da pesquisa, os museus destacam-se como guardiões de acervos valiosos que servem como fontes primárias para investigações acadêmicas e científicas. São relevantes catalisadores para o avanço do conhecimento em diversas áreas”, define o Ibram, via comunicado ao público.

Estes espaços, reforça o Instituto, “promovem o conhecimento de forma prática, abrangente e convidativa por meio de exposições interativas, visitas acompanhadas, oficinas, palestras, entre outras propostas”. Nesse sentido, a rede pública de equipamentos da Secult Ceará alinha-se com as exigências da Política Nacional de Educação Museal.

Além desta rica programação educativa, voltada à democratização do conhecimento cultural para os mais diferentes públicos e faixas etárias, estas instituições mantidas pelo Governo do Ceará são alicerce para o trabalho de inúmeros pesquisadores.

A participação do Ceará na 22ª Semana Nacional de Museus é parte de outras importantes ações da Secult Ceará ao longo deste ano. “Esse evento antecede o 8º Fórum Nacional de Museus, que acontece entre os dias 26 a 31 de agosto de 2024, em Fortaleza”, conclui Isabelly Pompeu.

Serviço:
22ª Semana Nacional de Museus
De 13 a 19 de maio, na Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece).
*Programação completa aqui.
Inscrições para curso “Formações em Museu” aqui.

*Programação sujeita a alterações