Exposição “Daqui pra Lá” tem abertura nesta sexta (19), na Bece, e destaca o pertencimento à cidade com adolescentes

19 de abril de 2024 - 10:41 # # # #

A exposição tem como intuito provocar debates acerca das relações entre moradia e cidade utilizando a multilinguagem artística e difundir construções artísticas periferiferizadas ocupando diferentes espaços da cidade de Fortaleza

 

 

Tendo em vista as diferentes formas de habitar a cidade de Fortaleza e a maneira que isso afeta a construção da subjetividade, o Instituto Trêsmares desenvolveu o projeto “Daqui pra lá: arte de nós como cidade”, vinculado ao II Edital Escolas Livres da Cultura. Esta é uma realização do Instituto Trêsmares, que conta com o apoio pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Lei n 18.012 de 1º de abril de 2022. O resultado do trabalho poderá ser conferido a partir desta sexta-feira (19), às 18h, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE). 

O projeto teve como objetivo tencionar produções artísticas, permeadas pela relação entre moradia e cidade, de adolescentes moradores do Grande Mucuripe.  Para isso, realizou  uma formação com 60 adolescentes de 12 a 18 anos distribuídos em 4 turmas. A formação foi constituída por seis módulos: (1) Direito à cidade, (2) Linguagem Poética, (3) Desenho, (4) Grafite, (5) Fotografia e (6) Audiovisual, contando com a participação de mais de 20 facilitadores, convidados e monitoras e finalizada em dezembro de 2023. Ao final de cada módulo os e as cursistas elaborarão um produto relacionado às experimentações proporcionadas pela formação, vinculando a linguagem artística com a temática do direito à cidade. 

As produções do curso foram revisitadas e a jornada que parte  dos bairros Cais do Porto/ Serviluz e Vicente Pinzon/Santa Terezinha/ Conjunto São Pedro/ Castelo Encantado e passa pela expressão artística de 60 adolescentes que abraçaram a poesia, o desenho, o grafite, a fotografia e o audiovisual e instigam debates sobre os direitos à cidade chegando  na Biblioteca do Estado do Ceará (BECE).  Esse espaço que pulsa poesia foi onde encontramos o lar perfeito para dar vida a esta exposição, um testemunho vivo da luta pela democratização da expressão e do pertencimento à cidade.

A proposta considera os desafios de tratar sobre pertencimento à cidade com adolescentes em realidades de ocupação de territórios marginalizados, que se expressaram em diferentes níveis , partindo do “eu” para o “mundo”, desde uma forma mais intimista e individual até uma forma mais expansiva e coletiva. A exposição tem como intuito provocar debates acerca das relações entre moradia e cidade utilizando a multilinguagem artística e difundir construções artísticas periferiferizadas ocupando diferentes espaços da cidade de Fortaleza, saindo “daqui” (bairros onde o projeto foi executado, que não possuem equipamentos de difusão de arte e cultura) “para lá” ( BECE -local de visibilidade de arte e cultura na cidade).

SERVIÇO:

 

A exposição terá abertura hoje dia 19 de abril de 2024 às 18h e estará aberta para visitação até dia 03 de maio de 2024

Terça a Sexta  – Das 9 h às 20 h

Sábado e Domingo  – Das 9h às 17 h

Endereço: Biblioteca Estadual do Ceará (BECE)

 Avenida Presidente Castelo Branco, 2555 – Centro

Conheça mais do Instituto Trêsmares e nós acompanhe para visitar futuras exposições!

Instagram: @institutotrêsmares

E-mail: institutotresmares@gmail.com