Centro Cultural Bom Jardim realiza masterclass do seu Programa de Cultura Digital com a comunidade PyLadies

15 de março de 2024 - 12:00

 

 

 

 

Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), receberá duas representantes da comunidade PyLadies para a masterclass “Protagonismo Feminino e o Caminho das Pedras na Área de Tecnologia Digital”, realizada pelo Programa de Cultura Digital da sua Escola de Cultura e Artes (ECA/CCBJ).

O evento ocorre no dia 18 de março, às 19h00, e trata dos impactos da desigualdade de gênero na inserção de mulheres no mercado de trabalho e na formação de suas carreiras profissionais, especialmente na área da tecnologia da informação. Representada por Alynne Ferreira e Andreza Fernandes na masterclass do CCBJ, a comunidade PyLadies tem por objetivo ampliar o acesso de meninas e mulheres para atuar nas áreas tecnológicas.

O Movimento Pyladies

PyLadies é uma comunidade mundial que foi trazida ao Brasil com o propósito de impulsionar mais mulheres a se tornarem participantes ativas e líderes na comunidade open source Python.

Criada a partir da percepção de que os cursos técnicos e universitários de ciências da computação são dominados por homens, a comunidade PyLadies passou a realizar palestras, encontros e formações por todo o mundo, a fim de incentivar as mulheres a entrar no mundo da programação.

O Movimento Pyladies tem várias representações no Brasil e, entre elas, há um coletivo de mulheres que formam o Pyladies Fortaleza, buscando diversificar a comunidade Python por meio da educação e de conferências e eventos como a masterclass do Programa de Cultura Digital do Centro Cultural Bom Jardim.

As Masterclasses

As Masterclasses são parte de um processo formativo e possibilitam uma programação composta de encontros com nomes de referência nacional e internacional nas áreas de dança, teatro, audiovisual, cultura digital, música e acessibilidade. São uma realização do Centro Cultural Bom Jardim, por meio de sua Escola de Cultura e Artes (ECA). De fevereiro a março, as convidadas e convidados compartilharão seus conhecimentos nas diversas linguagens artísticas.

Confira abaixo a agenda das próximas Masterclasses:

Masterclass de Acessibilidade: dia 22/03 às 16h

Masterclass de Dança: dia 21/03 às 19h

Gratuitas e abertas ao público geral, as Masterclasses do CCBJ acontecem anualmente, promovendo encontros que vão desde bate-papos, rodas de conversa, palestras, seguidas de exibições de espetáculos e apresentações artísticas, trazendo discussões sobre a linguagem abordada. As Masterclasses também podem trazer aulas práticas e aulas-show, proporcionando uma participação mais ativa dos alunos.

Saiba mais sobre o Programa de Cultura Digital: https://ccbj.org.br/escola-de-cultura-e-arte/cultura-digital/