Com apoio da Secult, foi lançado Documentário e e-book Reisado Infantil Boi Mandinga, Caretas do Ciclo Natalino Groairense

11 de março de 2024 - 13:13 # #

Fotos: Arquivo Coletivo Boi Mandinga na Ribeira

Como forma de preservação e registro da memória das ações realizadas, bem como do fortalecimento das manifestações típicas do Ciclo Natalino Cearense, no último dia 05 de março, ocorreu o lançamento do e-book e o curta documentário “Reisado Infantil Boi Mandinga, Caretas do Ciclo Natalino Groairense”. Realizado pelo Centro Mandinga na Ribeira, nos meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024, o Projeto Reisado Infantil Boi Mandinga, Caretas do Ciclo Natalino Groairense, conta com o apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através do XVIII Edital Ceará Ciclo Natalino para Grupos 2023.

O e-book e o curta-documentário contam com recursos de audiodescrição, libras e legendagem.  Os produtos trazem registros fotográficos e audiovisuais das apresentações e da exposição, bem como depoimentos das crianças e de suas famílias, evidenciando o imenso valor sociocultural do projeto e os impactos gerados na comunidade e na Região do Sertão de Sobral.

Fruto da pesquisa e imersão realizada pelo Coletivo Mandinga na Ribeira e do encontro intergeracional entre as crianças e os Mestres da Cultura Popular groairense, brincantes do Reisado de Caretas, foi apresentado para o público da Região do Sertão de Sobral um reisado protagonizado por crianças de 06 a 12 anos. Aproximadamente 1000 pessoas assistiram com encantamento às duas apresentações do Reisado Infantil Boi Mandinga (uma na Mostra Regional Cariré das Tradições Natalinas e outra na Praça Padre Mororó, em Groaíras/Ce) e à Exposição Oralidade e Memória Feita à Mão, onde foram exibidas figuras do reisado confeccionadas por mestres artesãos groairenses.

O E-book e o curta-documentário podem ser acessados nas redes sociais do Coletivo Mandinga na Ribeira  e no Canal do YouTube