Cineteatro São Luiz recebe o espetáculo “A PAIXÃO DE TITO”, solo de Gabriel Castro Cavalcante, com dramaturgia e encenação de Juarez Guimarães Dias

11 de março de 2024 - 13:38 # # #

Foto: Denilson Cardoso

Solo de Gabriel Castro Cavalcante celebra a memória do frei cearense morto pela Ditadura Militar em um rito de paixão e fé com a participação do público.

 

“A Paixão de Tito”, solo de Gabriel Castro Cavalcante, com dramaturgia e encenação de Juarez Guimarães Dias, faz apresentação única no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, CE, dia 14 de Março de 2024 às 19:00, com entrada gratuita dentro da faixa de programação Curta Mais Teatro.

O espetáculo “A paixão de Tito” é uma homenagem à memória de Frei Tito de Alencar Lima, cearense, militante, dominicano, preso, torturado e banido de seu país na Ditadura Militar, e realizada com a participação do público em cena, articulando performance e ritual. O solo propõe um cruzamento das trajetórias do artista, do frade e de Jesus, compartilhando com o público o vinho, o pão e a palavra desses cristãos que reverberam de maneira iluminada e necessária nos tempos de hoje. 

O ator Gabriel Castro Cavalcante, cearense de Baturité e radicado em Minas Gerais há 22 anos, comemora 25 anos de teatro e comenta sobre a importância dessa montagem na sua trajetória: “A Paixão de Tito diz respeito às minhas raízes, uma bandeira muito hasteada pelo próprio Frei Tito, principalmente enquanto esteve banido do país.”

A PEÇA

A dramaturgia de “A Paixão de Tito” parte de biografias e textos escritos por Frei Tito de Alencar Lima, além de canções, cartas, depoimentos em textos e áudios produzidos à época por ele, por seus companheiros de ordem e missão, como Frei Betto, e por familiares. O solo é conduzido por Gabriel Castro Cavalcante, conterrâneo de Tito e com o qual se sente profundamente identificado na fé e na luta, e propõe um réquiem em homenagem à sua “paixão”. 

O trabalho cruza elementos de rituais religiosos numa perspectiva ecumênica e antropológica, tendo o teatro e a performance como linguagens condutoras. O público é convidado a participar dessa homenagem, acompanhando os passos da paixão de Tito, do nascimento até a morte em seu exílio na França. Nesse sentido, a proposta da dramaturgia busca recuperar sentidos etimológicos de comunidade e comunicação (fazer algo em comum).

Partindo de uma profunda identificação com o percurso de Tito que, migrando do Nordeste para o Sudeste, ambos em busca de seus “sacerdócios”, ainda que de naturezas distintas, Gabriel Castro Cavalcante vê nesse trabalho a possibilidade real de aprofundar em discussões que perpassam por questões identitárias.

“A Paixão de Tito” é uma produção independente que começou a ser desenvolvida em 2019 no projeto “Rascunhos de cena” do Galpão Cine Horto. Desde então, já se apresentou em versões curtas no projeto “La Movida Microteatro” (BH) e no Teatro Casa da Esquina (Fortaleza). Desde outubro de 2021, tem realizado sessões em modo “retirância”, percorrendo ocupações urbanas, vilas, aldeias, centros comunitários, no encontro do artista com os públicos numa perspectiva descentralizadora, democrática e de intervenção social. 

FREI TITO DE ALENCAR LIMA

Frei Tito nasceu em Fortaleza, Ceará, em 14 de setembro de 1945. Foi militante da Juventude Estudantil Católica, aos 21 anos ingressou na Ordem dos Frades Dominicanos em Belo Horizonte. Estudou Filosofia e Sociologia na USP. Com a radicalização da situação política brasileira pós-AI-5, e junto a outros jovens dominicanos, engajou-se na luta contra o poder opressor em nome do Evangelho e dos direitos humanos. Em 4 de novembro de 1969 iniciou a sua terrível via crucis, tendo sido preso, torturado pelo DOPS, perseguido e banido de seu país. Em 10 de agosto de 1974, em Lyon, na França, seu corpo foi encontrado sob a copa de um álamo. 

GABRIEL CASTRO CAVALCANTE

Ator e Pesquisador, é Graduado em Licenciatura em Teatro pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), atualmente em cena e produzindo “A Paixão de Tito” e a peça-jogo-festa “#Criança”, realizando pesquisas sobre teatro narrativo e documentário, identidade, infância e brincadeiras. Seu percurso artístico começa em Fortaleza, em 1998, no Curso Princípios Básicos de Teatro com a peça “O destino a Deus pertence” (Dramaturgia de Ricardo Bessa e direção de Paulo Ess). No ano seguinte, fez participação na peça “Filé com fritas ao vinagrete”, (Texto de Fernando Lira e direção de Paulo Ess) com a Cia. Dionisyos de Teatro, um elenco que tinha nomes como Yuri Yamamoto e Silvero Pereira. Já em Minas Gerais, integrou entre 2006-2010 o elenco de projetos desenvolvidos no Galpão Cine Horto do Grupo Galpão dentre os quais o Oficinão com o espetáculo “Quando o peixe salta” (Dir. Rodrigo Campos e Fernando Mencarelli), Pé na rua com “O circo do lixo” (Dir. Eduardo Moreira e Chico Aníbal), Cena-espetáculo com “Av. Pindorama, 171” (Dir. Henrique Limadre), sendo este a origem do coletivo artístico Teatro 171. Colaborou entre 2010-2015 com o Teatro Oficina, Grupo XIX de Teatro, Teatro Kunyn, Laboratório de Práticas Performativas da USP e Cia. de Teatro Documentário, todos em São Paulo. 

JUAREZ GUIMARÃES DIAS 

Dramaturgo, Encenador, Professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG e Co-coordenador do Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional (Neepec). É Doutor em Artes Cênicas (Unirio) com estágio-sanduíche na Universidade de Lisboa, Mestre em Literatura (PUC-Minas) e Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (Uni-BH). Atua também como dramaturgo e encenador e publica textos no seu blog “Escrita em progresso”. É autor de “Narrativas em cena: Aderbal Freire-Filho (Brasil) e João Brites (Portugal)” (Móbile Editorial/ Faperj) e “O fluxo metanarrativo de Hilda Hilst em Fluxo-floema” (Annablume). No teatro, tem trabalhos reconhecidos por público e crítica como “A Obscena Senhora H”, “Freddie Rock Star – The Show Must Go On!”, “EuCaio”, “Marilyn Monroe.doc”, “#tudodenós” e “Atrás dos olhos das meninas sérias”. 

FICHA TÉCNICA

Criação e Pesquisa: Juarez Guimarães Dias e Gabriel Castro Cavalcante

Atuação e Produção: Gabriel Castro Cavalcante

Dramaturgia, Espaço Cênico e Encenação: Juarez Guimarães Dias

Figurinos: Tereza Bruzzi

Assistente de Figurinos: Edsel Duarte

Preparação Vocal: Ana Hadad

Trilha sonora original: Luiz Rocha

Voz em “O Retirante”: Marta Aurélia

Registro Audiovisual e Fotográfico: Levy Mota

Operação técnica: Clarisse Castro Cavalcante

Realização: Laboratório Mutanti

Apoio: Núcleo de Estudos Neepec – UFMG

SERVIÇO

“A Paixão de Tito”

Apresentação única dentro da faixa de programação Curta Mais Teatro, em comemoração ao aniversário de Frei Tito. 

Sinopse: O espetáculo é uma homenagem à memória de Frei Tito de Alencar Lima, cearense, militante, dominicano, preso, torturado e banido de seu país na Ditadura Militar, e realizada com a participação do público em cena, articulando performance e ritual. O solo propõe um cruzamento das trajetórias do artista, do frade e de Jesus, compartilhando com o público o vinho, o pão e a palavra desses cristãos que reverberam de maneira iluminada e necessária nos tempos de hoje. 

Data: 14 de Março de 2024.

Dia e Horário: Quinta-Feira, às 19:00.

Local: Cineteatro São Luiz / Fortaleza (CE).

Duração: 60 minutos.