Nos 115 anos de nascimento de Patativa do Assaré, exposição na BECE reúne obras do grande poeta popular cearense

5 de março de 2024 - 14:00

Mostra “Patativa do Assaré: o homem e o pássaro” é oportunidade para que toda a população aprofunde os conhecimentos acerca do universo deste autor

Registro fotográfico de Alexandre Vale pode ser apreciado na obra “O melhor do Patativa do Assaré” (2020), organizado por Gilmar de Carvalho (1949-2021)

Porta-voz das tradições, valores do sertão e do povo excluído de seu tempo, o cearense Antônio Gonçalves da Silva (1909- 2002) entrou para a história como um dos maiores nomes da poesia no Brasil. Imortalizado como o Patativa do Assaré, foi também cantador, repentista, compositor e prossegue como referência da cultura popular e tradicional no Estado do Ceará.

Nesta terça-feira (5), o poeta estaria completando 115 anos. Para celebrar esta memória, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) realiza a exposição “Patativa do Assaré: o homem e o pássaro”. O equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, reúne 45 peças do acervo e traz ao público um especial encontro com as obras de Patativa, bem como autores e autoras que o estudaram.

Ao chegar na BECE, os visitantes podem apreciar as publicações no setor de “Coleção Ceará”. O acervo reunido é composto de poemas, cordéis, biografia, coletâneas e publicações acadêmicas. São títulos como “Cante lá que eu canto cá: filosofia de um trovador nordestino” (1978), “Patativa em sol maior: treze ensaios sobre o poeta pássaro” (2009) e “O melhor do Patativa do Assaré” (2020), lançado pela Secult Ceará e organizado pela referência nacional nos estudos de cultura popular do Ceará, o professor, pesquisador e comunicador Gilmar de Carvalho (1949-2021).

Com curadoria de Ana Karine Garcia, Regina Célia, Vitoria Santiago, Rômulo Benevides e Nataniel Moreira, a mostra destaca a importância do artista cearense que obteve popularidade nacional e internacionalmente, marcando significativamente a história e a trajetória da cultura popular brasileira.

O homem e o pássaro

Patativa do Assaré distinguiu-se como uma voz autêntica do sertão nordestino, capturando os desafios, a cultura e a realidade do povo dessa região. Seu trabalho inclui de versos improvisados até composições e cordéis, uma obra que lhe conferiu reconhecimento nacional e internacional, fazendo dele um dos principais representantes da literatura de cordel e da cultura popular brasileira. “A Triste Partida”, seu poema mais emblemático, foi imortalizado na música de Luiz Gonzaga (1912-1989), na qual retrata a realidade dos migrantes nordestinos.

Acervo da BECE celebra memória e a arte de Patativa do Assaré   Foto: Alexandre Vale

“Patativa do Assaré é o maior representante da poesia popular no país. Por meio dele, vários outros artistas tiveram seu primeiro contato com a literatura e puderam desenvolver seus trabalhos”, destaca Jéssica Chuab, da Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória (Copam) da Secult Ceará.

Segundo a bibliotecária responsável pelo setor Coleção Ceará, Regina Célia, a importância de Patativa atravessa fronteiras. “Ele obteve popularidade nacional e internacionalmente, marcando significativamente a história e a trajetória da cultura popular no Ceará”, contextualiza.

“Comenda Patativa do Assaré”

Atualmente, a Secretaria de Cultura do Ceará concede a “Comenda Patativa do Assaré” que, a partir da Lei Estadual n.º 16.511, de 12 de março de 2018, reconhece personalidades, artistas, poetas, cantadores e pesquisadores que tenham prestado ou prestem notórios serviços em prol do desenvolvimento da cultura popular e tradicional no Estado do Ceará.

Em 2023, a Comenda Patativa do Assaré 2022 agraciou Mestra Dina Martins (Canindé), Alemberg Quindins (Nova Olinda), Dim Brinquedim (Pindoretama), Mestra Ana (Ana Maria da Conceição, de Tianguá) e Carlos Gomide (Babau), de Juazeiro do Norte.

“A Copam gerencia a política de Tesouros Vivos do Estado do Ceará, que conta com mestres e mestras poetas e violeiros diretamente influenciados por Patativa. Por essa razão, entendemos que seu legado continuará vivo por muitas gerações vindouras”, finaliza Jéssica Chuab.

Abertura da Exposição “Patativa do Assaré: o homem e o pássaro”,
Nesta terça-feira (5/03), às 16h, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Avenida Presidente Castelo Branco, 255 – Fortaleza (CE) – Praia de Iracema)
Entrada Gratuita.