Com apoio da Secult, XIV Bienal Internacional de Dança do Ceará recebe Lia Rodrigues Cia de Danças com “Encantado”

5 de março de 2024 - 12:14 # #

Cena de “Encantado”. Foto Sammi Landweer

Com trilha sonora de trechos de músicas do povo Guarani, o espetáculo teve estreia em 2021 no Festival d’Automne de Paris, França

 

Referência nacional de resistência e longevidade na dança, Lia Rodrigues Companhia de Danças traz em março a Fortaleza o espetáculo “Encantado”. Esta é uma das atrações confirmadas da XIV Bienal Internacional de Dança do Ceará, que acontecerá de 28 de março a 7 de abril, apresentada pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado do Ceará, Enel Distribuição Ceará e Petrobras, com acesso gratuito a toda a programação. A apresentação de “Encantado” será no dia 29 de março, às 21h, no Theatro José de Alencar.

Fundada em 1990, Lia Rodrigues Companhia de Danças é uma das maiores representantes brasileiras dessa arte, com reconhecimento internacional, tendo se apresentado em palcos de inúmeros países, entre os quais Alemanha, Canadá, Chile, Dinamarca, Estados Unidos, França, Israel, Itália e Suíça. Há 20 anos a companhia colabora com a organização Redes da Maré, no Complexo da Maré, comunidade na Zona Norte da capital do Rio de Janeiro, para onde transferiu suas atividades diárias. Hoje, Lia Rodrigues é um dos nomes da dança do Brasil mais respeitados, dentro e fora do país. Entre outros reconhecimentos, desde 2018 é uma artista associada do Théâtre National de Chaillot e do Le 104, ambos em Paris. Em 2005, ganhou do governo francês a medalha de Chevalier des Arts et des Lettres. Recebeu prêmio da Fundação Prince Claus, da Holanda, em 2014, por seu trabalho artístico e social.

Tendo estreado no Festival d’Automne de Paris em 2021, “Encantado” foi criado no contexto da crise sanitária provocada pela pandemia de covid-19. O espetáculo se baseia nos múltiplos significados que a palavra “encantado” tem no Brasil, reverenciando a partir da percepção de mundo afro-ameríndia – pertencente simultaneamente aos africanos e aos indígenas americanos – as forças que transitam entre o céu e a terra. Em cena, os bailarinos utilizam de cobertores, vestes e tecidos estampados para vasculhar possibilidades de encantar o que os cerca – imagens, danças e paisagens – e transformá-lo em seus corpos e ideias.

Apresentada pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado do Ceará, Enel Distribuição Ceará e Petrobras, por meio do programa Petrobras Cultural, a 14ª Bienal Internacional de Dança do Ceará é uma realização da Indústria da Dança e do Governo Federal União e Reconstrução, tendo como patrocinadores Cagece, Banco do Nordeste (BNB) e Petrobras, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio Institucional: Cineteatro São Luiz, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Hub Cultural Porto Dragão, Escola Porto Iracema das Artes, Theatro José de Alencar, Mercado AlimentaCE, Estação das Artes e Secretaria da Cultura do Ceará por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Mecenato). Apoio Cultural: Enel Distribuição Ceará. Este projeto conta ainda com a parceria do Centro Cultural Companhia de Dança de Paracuru, do Sobrado da Abolição /Centro Cultural Eduardo Campos – Pacatuba, da Prefeitura de Itapipoca e da Prefeitura de Trairi, sendo realizado por meio do Edital de Apoio a Festivais Culturais do Ceará da Secretaria da Cultura do Ceará, via Lei Paulo Gustavo.

Ficha Técnica:

“Encantado”, Lia Rodrigues Cia de Danças

Criação e direção:  Lia Rodrigues

Dançado e criado em colaboração por: Leonardo Nunes, Valentina Fittipaldi, Andrey Da Silva, Larissa Lima, David Abreu, Raquel Alexandre.

Também dançado por: Alice Alves, Daline Ribeiro, Cayo Almeida, Vitor de Abreu, Sanguessuga.

Colaboração na criação: Carolina Repetto, Joana Castro, Matheus Macena, Ricardo Xavier, Tiago Oliveira.

Assistente de criação e direção: Amália Lima

Dramaturgia: Silvia Soter

Colaboração artística e imagens: Sammi Landweer

Criação de luz: Nicolas Boudier com assistência técnica de Baptistine Méral e Magali Foubert

Trilha sonora/mixagem: Alexandre Seabra (a partir de trechos de músicas do povo Guarani Mbya/Aldeia de Kalipety da T.I. Tenondé Porã, cantadas e tocadas durante a marcha de povos indígenas em Brasília, em agosto e setembro de 2021, contra o “marco temporal”, uma medida inconstitucional que prejudica o presente e o futuro de todas as gerações dos povos indígenas.

Produção Brasil: Gabi Gonçalves/Corpo Rastreado

Iluminação (criação e operação) no Brasil: Jimmy Wong

Produção e difusão internacional: Colette de Turville, com assistência de Astrid Toledo

Administração França: Jacques Segueilla

Idealização e produção do projeto de apoio do Instituto Goethe: Claudia Oliveira

Secretaria e administração: Glória Laureano

Professores:  Amalia Lima, Sylvia Barretto, Valentina Fittipaldi

Uma coprodução de: Scène nationale Carré-Colonnes; Le TAP – Théâtre Auditorium de Poitiers; Scène nationale du  Sud-Aquitain; La Coursive – Scène nationale de La Rochelle; L’empreinte, Scène nationale Brive-Tulle; Théâtre d’Angoulême  Scène Nationale; Le Moulin du Roc, Scène nationale à Niort; La Scène Nationale d’Aubusson; Kunstenfestivaldesarts (Brussels); Brussels, Theaterfestival (Basel); HAU Hebbel am Ufer (Berlin); Festival Oriente Occidente (Rovereto); Theater Freiburg; l’OARA – Office Artistique de la Région Nouvelle Aquitaine; Julidans (Amsterdam); Teatro Municipal do Porto; Festival DDD, dias de dança; Chaillot – Théâtre national de la Danse (Paris); Le CENTQUATRE-PARIS; e Festival d’Automne  à Paris.

Com apoio de: FONDOC (Occitanie)/França; Fundo Internacional de Ajuda para as Organizações de Cultura e Educação 2021 do Ministério das Relações Exteriores da República Federal da Alemanha, do Goethe-Institut e de outros parceiros; Fondation d’entrepriseHermès/França, com a parceria de France Culture. Uma produção da Lia Rodrigues Companhia de Danças com apoio da Redes da Maré, da Campanha “A Maré diz não ao Coronavírus - projeto Conexão Saúde” e do Centro de Artes da Maré.

Agradecimentos:  Thérèse Barbanel, Antoine Manologlou, Maguy Marin, Eliana Souza Silva, equipe do Centro de Artes da Maré.

SERVIÇO

“Encantado” – Espetáculo da Lia Rodrigues Cia de Danças, dia 29 de março de 2024, às 21h, no Theatro José de Alencar, como parte da XIV Bienal Internacional de Dança do Ceará. Espetáculo não recomendado para menores de 18 anos. Mais informações em breve no site www.bienaldedanca.com e no Instagram @bienaldedanca. Informações: bienaldedancace@gmail.com.