Com apoio da Secult, Cine Ceará realiza, em março, Mostra Itinerante e Oficinas de Cinema de Animação para estudantes de escolas públicas

21 de fevereiro de 2024 - 10:10 # # # #

Serão exibidos, com apoio da Secult Ceará, o curta pernambucano “Dinho” e o longa cearense “Os Maluvidos” no CCBNB de Sousa, na Paraíba, no dia 5, e de Juazeiro do Norte, no Ceará, no dia 16. Haverá também oficinas em escolas públicas de Fortaleza e São Gonçalo do Amarante.

Oficina de Cinema de Animação. Foto: Luiz Alves

Em março, o Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema vai promover duas ações itinerantes, especialmente voltadas para crianças. Uma delas é a exibição de filmes no Centro Cultural Banco do Nordeste de Juazeiro do Norte (CCBNB Cariri), no Ceará, e de Sousa, na Paraíba (CCBNB Sousa). A outra é a realização de oficinas de Cinema de Animação, duas delas na capital cearense, em parceria com a Cegás, e outras duas em São Gonçalo do Amarante, no Litoral Oeste do estado, em parceria com o Complexo do Pecém. As oficinas fazem parte do projeto de formação do 33° Cine Ceará, que teve sua programação realizada em 2023.

Mostra Itinerante

Estudantes de escolas públicas das duas cidades vão ter uma tarde de cinema. No CCBNB Sousa a Mostra Itinerante será realizada no dia 05 de março, às 15h30, e no CCBNB Cariri a sessão de cinema acontecerá no dia 16, às 15h.

Na tela, as crianças vão conferir dois filmes que fizeram parte da programação do 33° Cine Ceará. São eles: o curta pernambucano “Dinho”, que rendeu a Leo Tabosa o prêmio de Melhor Direção, dentre os participantes da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem. O filme conta a história de um garoto que tem a vida marcada por abandonos.

Na sequência, o público vai conferir o longa-metragem cearense “Os Maluvidos”, de Gislândia Barros e Josenildo Nascimento, que foi produzido e contou com atuação de moradores do Bom Jardim, bairro localizado na periferia de Fortaleza. Amizade e companheirismo são temas abordados na trama, que conta as travessuras de Malu e seus amigos no bairro onde moram.

Oficinas de Animação

Além das exibições, no mês de março também vão ser realizadas quatro oficinas de Cinema de Animação/Desenho Animado, com 9 horas de duração cada, tendo como público-alvo estudantes de escolas públicas de São Gonçalo do Amarante, entre 12 e 15 de março, e de Fortaleza, de 20 a 22. No total, cerca de 80 crianças, a partir de 12 anos, terão a oportunidade de conhecer como se faz um filme de animação e produzir o próprio curta-metragem.

Em cada oficina, ministrada pelo professor e cineasta Telmo Carvalho, os alunos vão aprender um pouco sobre a história da animação, ter conhecimento dos equipamentos básicos utilizados na produção de um filme, conhecer as técnicas utilizadas e produzir um curta-metragem de animação, desde a criação do roteiro, personagens e cenários, resultando em um vídeo de 1 minuto de duração. Cada participante recebe uma cópia do filme produzido, making of e certificado.

Em São Gonçalo do Amarante, a oficina será realizada em parceria com o Complexo do Pecém. As duas turmas da oficina vão acontecer na ASFAP – Associação das Famílias do Pecém, entre 12 e 15 de março. Cada uma vai produzir um filme com os temas “Tecnologia” e “Meio Ambiente – animais marinhos”. Em Fortaleza, a atividade será realizada em parceria com a Cegás, de 20 a 22 de março, com duas turmas de alunos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Iracema, no bairro José de Alencar. Nesta, os filmes produzidos vão abordar os temas “Como o lixo pode gerar energia” e “Iracema na cultura cearense”.

A itinerância do 33º Cine Ceará é uma realização do Ministério da Cultura, da Bucanero Filmes e da Associação Cultural Cine Ceará. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) e da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira. Promoção: Sistema Verdes Mares. Patrocínio: Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), Cegás, Complexo do Pecém, Banco do Nordeste e Governo Federal. Patrocínio Vip: Nacional Gás, Esmaltec e Indaiá. Patrocínio Master: Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e Itaú.

SERVIÇO

Itinerância do 33° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema – [Mostra Itinerante]: Dia 05 de março de 2024, às 15h30, no Centro Cultural Banco do Nordeste – CCBNB Sousa (Rua Cel. José Gomes de Sá, 07 – Centro, Sousa-PB) e dia 16 de março de 2024, às 15h, no Centro Cultural Banco do Nordeste – CCBNB Cariri (Rua São Pedro, 337 – Centro, Juazeiro do Norte-CE). Classificação da sessão: 12 anos.

[Oficinas de Cinema de Animação]: De 12 a 15 de março, em São Gonçalo do Amarante, e de 20 a 22 de março em Fortaleza, na EEMTI Iracema (Rua Egídio de Oliveira, 250, bairro José de Alencar). Atividade para alunos da escola.

Site: www.cineceara.com. Instagram: @cineceara, Facebook: Festival Cine Ceará. E-mail: contatos@cineceara.com.

TRAILERS:

Dinho: https://vimeo.com/791635395?share=copy