Bece lançará, nesta sexta-feira (23), Exposição Virtual Rodolfo Teófilo

21 de fevereiro de 2024 - 13:49 # # # #

Arquivos da Exposição Virtual

A Exposição será disponibilizada no perfil da Biblioteca Pública Estadual do Ceará na plataforma Google Arts and Culture

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) lançará, no dia 23 de fevereiro (sexta-feira), às 16h30, a Exposição Virtual “Rodolfo Teófilo, um intelectual entre as ciências e as letras” em seu perfil na plataforma Google Arts and Culture. A ação da Coordenação de Acervo, Pesquisa e Conhecimento da Bece dá continuidade à parceria firmada em 2023 entre o Instituto Dragão do Mar (IDM) e o Google, com o intuito de ampliar os modos de divulgação da arte cearense e valorizar o patrimônio e a produção artística locais.

No dia do lançamento, haverá também uma live de abertura da exposição na página oficial da Bece no YouTube, a partir das 16h30, que contará com a presença dos curadores(as): Drª Ana Karine Garcia, coordenadora de Acervo, Pesquisa e Conhecimento da Bece; Charles Pinheiro, doutor e professor do curso de letras da UFC; e Madalena Hermínio e Milena Santos, graduandas em Pedagogia da UECE.

Sobre a exposição

A exposição reúne registros fotográficos de obras de Rodolfo Marcos Teófilo pertencentes ao acervo de Obras Raras e Coleção Ceará da Biblioteca Pública feitas pelo fotógrafo Lucas Calisto Alves, além de fontes cedidas por Charles Pinheiro. A curadoria contou com pesquisadores do campo da história, letras e pedagogia de três instituições: Bece, Universidade Federal do Ceará e Universidade Estadual do Ceará. Dentre as obras de Rodolfo Teófilo, o público poderá conferir registros de “Botânica Elementar”, “Ocaso: versos”, “A seca de 1915”, “O Caixeiro”, dentre outros.

Quem foi Rodolfo Teófilo?

Rodolfo Marcos Teófilo foi farmacêutico, sanitarista, professor, naturalista, historiador, poeta e escritor cearense que se inseriu em diversas áreas sociais, promovendo um grande movimento na área da saúde com o desenvolvimento de vacinas e antídotos, em um período devastado por epidemias e secas, entre o fim do século XIX e começo do XX no Ceará. Para além disso, Rodolfo Teófilo se destacou também na política, no ensino, na ciência e, como será visto a partir dessa exposição, na literatura. Sua vida multifacetada se apresenta refletida em suas obras, que sobrevivem ao tempo e mantêm viva sua história e seu legado.

Bece no Google Arts and Culture

O Google Arts and Culture se apresenta como uma plataforma de arte e cultura que atua em colaboração com instituições culturais ao redor do mundo. Com essa iniciativa, é possível explorar diversas exposições de maneira gratuita e acessível. Desse modo, a Bece, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), está na plataforma desde novembro de 2022, exibindo uma diversidade de exposições originadas a partir do seu acervo bibliográfico e documental.

Com cerca de 1.700 visualizações alcançando mais de 44 países, o público poderá conferir as seguintes exposições: Iracema, por Anita Malfatti, Paisagens sociais, narrativas de viajantes, escritas do ontem e Mulheres Cearenses e o Modo de Fazer Literatura.

A parceria firmada entre o Instituto Dragão do Mar e o Google possibilita que os espaços culturais geridos pela organização social junto ao Governo do Estado integrem um acervo mundial de museus, exposições, patrimônio histórico e arquitetônico. O Instituto Dragão do Mar e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) são os primeiros no Nordeste a oferecer a experiência de seus equipamentos nos dispositivos on-line, alargando as fronteiras do conhecimento e da democratização do acesso à cultura e à arte.

Serviço:

A partir do dia 23 de fevereiro (sexta-feira)

Curadoria: Drª Ana Karine Garcia, Prof. Dr. Charles Pinheiro e as graduandas Madalena Hermínio e Milena Santos.

Classificação indicativa: Livre

Local: Google Arts & Culture da Bece

Live de lançamento: às 16h30, no YouTube da Bece (@BibliotecaEstadualdoCeara)

Confira a programação completa em: bece.cultura.ce.gov.br.