“Micro Cenas: pequenos processos em (des)integração” propõe a ocupação de Espaço Cultural com microprojetos cênicos e experimentações estéticas

4 de janeiro de 2024 - 17:18 # #

Através de convocatória simplificada, artistas, grupos e coletivos podem participar com apresentações e experimentos cênicos, de janeiro a maio de 2024, no Bairro Benfica.

A convocatória propõe a realização de micro espetáculos, obras cênicas curtas que poderão ter uma duração de até 15 minutos, estabelecendo um universo cênico de temporalidade efêmera. “Essa proposta impermanente de realização de obras nas mais diversas linguagens são uma forma de democratizar o acesso à arte e de valorizar a criatividade dos artistas, e, ainda, construindo caminhos possíveis de diálogo entre artistas e públicos, na condução de experimentos cênicos em processo de construção”, afirma Camila Guerra, proponente do projeto e uma das sócias do Espaço Cultural da POC – Produção, Criação e Comunicação.

Lançada na última quarta-feira (03), a convocatória segue com inscrições abertas para artistas, grupos e/ou coletivos artísticos lançarem suas propostas, nas mais diversas linguagens artísticas, com espetáculos e experimentos cênicos ou musicais de até 15 minutos. A convocatória estará disponível na bio da e da @casadaspocprodutora, realizadora do projeto e @mercurioproducao, produtora do projeto.

“Através desta convocatória, pretendemos que até 50 grupos, artistas e/ou coletivos possam apresentar seus experimentos no espaço cultural das produtoras. Serão até 50 apresentações, com até 10 apresentações por mês, sempre no último fim de semana. Nossa intenção é firmar no calendário anual do espaço esta programação, prevista para acontecer sempre nas últimas sextas feiras e sábados de cada mês, inicialmente, de janeiro a maio de 2024”, complementa Camila.

A programação da “Micro Cenas: pequenos processos em (des)integração” faz parte da Temporada de Arte Cearense (TAC): Redes de Criação, realizada pela POC – Produção, Criação e Comunicação. A TAC é uma ação da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (RECE), da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), por meio da Diretoria de Ação Cultural.

SOBRE A CONVOCATÓRIA

Através de uma convocatória simplificada, a POC – Produção, Criação e Comunicação e a Mercúrio Produção realizarão a seleção dos espetáculos que comporão a programação de seu espaço.
Serão selecionados até 50 espetáculos de artistas, grupos e/ou coletivos do Estado do Ceará. Estas obras serão apresentadas ao longo de 10 dias de programação, sendo dois dias por mês, de janeiro a maio de 2024.

Através desta ação, o espaço dá continuidade a suas atividades de fruição de trabalhos cujas narrativas e dramaturgias encontram-se em processo, além de possibilitar a difusão de produtos gestados em arte e cultura, trazendo outras possibilidades para a cena.

Quaisquer grupos, artistas e/ou coletivos podem participar desta convocatória, que terá reserva de 50% das vagas para de mulheres, além de pontuação extra para propostas da comunidade LGBTQIA+, pessoas negras, periféricas e de povos e comunidades tradicionais.

Além da cessão do espaço, a POC – Produção, Criação e Comunicação e Mercúrio Produção também cederão às selecionadas equipamento de som, além de internet, projetor e computador. Para participar da convocatória, acesse a página da produtora.

“MICRO CENAS: PEQUENOS PROCESSOS EM (DES)INTEGRAÇÃO”

O projeto prevê a inscrição de obras curtas finalizadas ou não, trabalhos cênicos (teatro, dança, circo), performances, música e demais expressões artísticas e culturais de até 15 minutos, trazendo ao público um outro olhar sobre cena-espaço-tempo.

A intenção é estabelecer uma programação que, no ato de sua realização, proporcione o contato do público com cenas diversas, trazendo um prisma de vivências estéticas e artísticas pelo experimento de variadas linguagens/processos/discussões, dentro de uma programação que se propõe diversa a cada noite, ampliando as experiências de quem assiste e contribuindo com diálogos entre artistas e suas obras. A programação e maiores informações ficarão disponíveis no instagram da POC – Produção, Criação e Comunicação (@casadaspocprodutora) e da Mercúrio Produção (@mercurioproducao)

SOBRE AS PRODUTORAS

A POC – Produção, Criação e Comunicação é uma produtora colaborativa multilinguagens que atua no Ceará desde 2019, realizando projetos de pesquisa, criação/montagem, formação e circulação de ações artísticas e culturais com foco na democratização do acesso aos bens e serviços culturais, integrando a acessibilidade em seus projetos e incentivando a mulheres, comunidade LGBTQIA+, negres, perifériques e povos e comunidades tradicionais.

A Mercúrio é um Ponto de Cultura e produtora cultural voltada para o desenvolvimento de projetos no campo da arte e das culturas. Cria e participa de ações em diversas linguagens e lugares do país. Atua na produção e formação de ações no campo da Música, Literatura, Audiovisual, Artes Visuais, Moda, dentre outras linguagens e expressões artísticas.

Nos últimos anos, as produtoras realizaram mais de 500 ações artísticas e culturais, beneficiando um público de mais de 40 mil pessoas, tanto em suas dependências, como em projetos realizados em outros equipamentos culturais, escolas e espaços alternativos, gerando quase dois mil postos de trabalho diretos.

SERVIÇO:
Lançamento do projeto “Micro Cenas: pequenos processos em (des)integração”
Abertura da convocatória simplificada: a partir de 03 de janeiro, no insta da POC – Produção, Criação e Comunicação e da Mercúrio Produção
Início da programação no Espaço Cultural: 26 de janeiro de 2024
Endereço: Av. da Universidade, 2355, Benfica
Mais informações: https://www.instagram.com/casadaspocprodutora/ ou https://www.instagram.com/mercurioproducao/

Link para a convocatória.