Integrante do Laboratório de Artes Visuais, da Porto Iracema, projeto “mãozinha”, se apresenta nas Rotas de Criação

20 de dezembro de 2023 - 09:36

 

O projeto “mãozinha”, integrante da atual edição do Laboratório de Artes Visuais da Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – se apresenta nas Rotas de Criação na quinta-feira, 21 de dezembro, às 18h. O momento, intitulado “aleijar o corpo, vislumbrar um mundo”, traz uma performance de céu vasconcelos, proponente do projeto, no pátio da Escola. Haverá, ainda, uma instalação na Galeria Leonilson com proposições que estão sendo desenvolvidas pelo artista. O evento é acessível em libras.

“mãozinha” traz uma revisitação histórica das próteses em escala mundial aliada às necessidades do capitalismo e da corponormatividade, onde o artista, que, segundo a medicina nasceu com uma deficiência caracterizada como hipoplasia em sua mão direita, propõe a construção de objetos protéticos efêmeros que, acoplados em seu corpo, tensionam e borram a função “normalizadora” instituída para as próteses. Investigando, assim, a possibilidade de
construir um novo corpo, que nega as noções de normalidade e se torna hibrido, transmutado, aleijado e transfigurado. A tutoria do projeto é de Jota Mombaça.

As Rotas de Criação são momentos de partilha pública dos projetos de pesquisa em seu estágio intermediário, em condição processual e experimental, cujo formato é aberto à especificidade de cada projeto em desenvolvimento nos Laboratórios de Criação da Porto Iracema. As apresentações podem ser ensaios abertos, experimentos cênicos, exposições, palestras, rodas de conversa ou qualquer modalidade que integre o público e os desenvolvimentos das pesquisas.

“céu realiza uma pesquisa histórica acerca das próteses desde sua invenção em contexto de guerra com o objetivo de reabilitar feridos a fim de torná-los aptos ao trabalho e à produção, e propõe a construção de próteses não funcionais que questionam as normatividades e suas imposições. céu nos interpela a todes: onde estão as pessoas com deficiência na história da arte?”, diz Aline Albuquerque, coordenadora do Laboratório de Artes Visuais da Porto Iracema.

Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com o Patrocínio Master da Solar Coca-Cola.

Sobre os Laboratórios de Criação

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Integrante do Laboratório de Artes Visuais, projeto “mãozinha”, se apresenta nas Rotas de Criação

Onde: Pátio e Galeria Leonilson, na Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)

Quando: quinta-feira, 21 de dezembro

Horário: 18h

Gratuito e aberto ao público