Experimentos cênicos encerram as atividades da edição 2023 do projeto aBarca da Porto Iracema

13 de dezembro de 2023 - 09:50

 

 

Apresentações ocorrem nos dias 13 e 15 de dezembro, em Fortaleza e Sobral

A Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – encerra a 2ª edição do projeto aBarca trazendo apresentações de dança e teatro na quarta e sexta-feira, dias 13 e 15 de dezembro. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

A apresentação “Todo território é um mundo e cada feminino é um universo”, do Percurso Básico em Dança, com direção de Malika, ocorre na quarta-feira, 13 de dezembro, às 19h, na Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes – ECOA, em Sobral. A turma de estudantes de Sobral realiza apresentação cuja sinopse é: a descoberta de mundos em si, pode ser a descoberta de movimentos diferentes, estilos diferentes, femininos diferentes, que estão por perto e quase não nos escutamos, então dançaremos pra ouvir, pra conhecer, pra aprender e pra continuar.

Na sexta-feira, 15 de dezembro, a Sala de Teatro da Porto Iracema, em Fortaleza, é palco de dois experimentos cênicos da turma do Percurso Básico em Teatro. Com início às 18h, a turma de estudantes de Caucaia apresenta “Filhos da Terra”, com direção de Jéssica Silva. A sinopse da apresentação é a seguinte: no alto do pé da serra, uma pedra encantada é protegida por uma cobra. Os ritmos pulsantes dos tambores percorrem os rios, uma mulher voa como um peixe. O cheiro da terra registra na memória a força de um povo, filhos da terra e do mato queimado.

Em seguida, às 19h30, a turma de estudantes do bairro Genibaú, em Fortaleza, apresenta o experimento cênico “Aqui tem amor”, dirigido por Rafael Semino. A sinopse da apresentação descreve-se assim: Sonhos, lembranças da infância e boas histórias emergem do fundo de um baú. Histórias tristes também são tecidas na trama da vida. Este baú singular e especial reserva espaço para todos os tipos de amor.

As formações do projeto aBarca incluem experiências de fruição, criação artística e orientações sobre modos de inserção na economia da cultura. Todos os percursos finalizam com exibição pública de trabalhos artísticos desenvolvidos no processo formativo. Entre julho e dezembro de 2023, período de execução desta segunda edição do projeto, foram realizadas nos dez municípios contemplados 04 exposições de Artes Visuais (nas cidades de Quixadá, Juazeiro do Norte,  Crato e Maranguape), 04 experimentos cênicos (nas cidades de Iguatu, Genibaú, Caucaia e Sobral) e 05 exibições públicas de produtos audiovisuais (em Quixadá, Itapipoca, Maracanaú, Fortaleza/Curió e em formato online).

Confira a programação:

13 de Dezembro | Quarta-feira

[DANÇA] Apresentação do PREAMAR “Todo território é um mundo e cada feminino é um universo” do Percurso Básico em Dança, com direção de Malika.

19h > Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes – ECOA (R. Dr. Carlito Pompeu, 116 – Centro, Sobral)

Gratuito e aberto ao público

15 de Dezembro | Sexta-feira

[TEATRO] Apresentação do experimento cênico “Filhos da Terra” com a turma do PREAMAR de Caucaia, com direção de Jéssica Silva.

18h > Sala de Teatro Sidney Souto na Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema – Fortaleza)

Gratuito e aberto ao público

15 de Dezembro | Sexta-feira

[TEATRO] Apresentação do experimento cênico “Aqui tem amor ” com a turma do PREAMAR do Genibaú, com direção de Rafael Semino.

19h30 > Sala Sidney Souto na Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema – Fortaleza)

Gratuito e aberto ao público

Sobre o projeto aBarca

É um projeto da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) que promove a expansão de atividades de formação básica em artes para o interior do Ceará desde 2022. Financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) e executado pela Escola Porto Iracema das Artes, o projeto consiste na realização de percursos formativos de iniciação às artes, nas linguagens de Artes Visuais, Audiovisual e Teatro, para jovens entre 15 e 29 anos, em situação de vulnerabilidade social, residentes nos municípios de Fortaleza (Bairros Vicente Pinzón e Curió), Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte, com perspectiva de expansão para outros municípios.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Experimentos cênicos encerram as atividades da edição 2023 do projeto aBarca

Quando: de 13 e 15 de dezembro

Onde: Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes – ECOA (R. Dr. Carlito Pompeu, 116 – Centro, Sobral) e Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema – Fortaleza)

Gratuito e aberto ao público