Com apoio da Secult, Projeto Comunidades Criativas encerra terceiro ciclo de atividades com roda de conversa sobre Cultura da Sustentabilidade

13 de dezembro de 2023 - 09:59

Fotografia: Marcella Elias

Ao longo de três meses, iniciativa apoiada pela Secult-CE ofereceu aulas de técnicas de costura, bordado e tapeçaria para 15 artesãs das comunidades Poço da Draga e Graviola

As artesãs participantes do projeto Comunidades Criativas estarão reunidas, nesta terça-feira dia 19/12, às 15 horas, para uma roda de conversa sobre Cultura da Sustentabilidade, no Hub Cultural do Porto Dragão. A ação, que tem apoio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), integra o encerramento das atividades da terceira edição do projeto que contemplou 15 artesãs das comunidades do Poço da Draga e da Graviola, na Praia de Iracema. Na ocasião, também haverá exposição das peças confeccionadas ao longo deste ciclo de formação.

Empreendedorismo feminino, cultura e sustentabilidade. Estas são as bases do projeto que, durante três meses, ofereceu aulas de técnicas de costura, bordado e tapeçaria para a criação de peças exclusivas a partir do reúso de resíduos têxteis, como retalhos e fardamentos usados. As atividades ocorreram no Hub Cultural Porto Dragão.

“Será um encontro para o compartilhamento de ideias e descobertas”, explica a coordenadora-executiva Pollyana Gualberto. “Ao longo dos últimos meses, foram intensas as trocas e os aprendizados, tanto na parte técnica como no que se refere ao pensamento sustentável. Essa é uma oportunidade para que tudo isso chegue a mais pessoas e também possamos ouvir o que elas têm a dizer”, complementa a coordenadora. Além de participar do debate, quem for à roda de conversa terá a oportunidade de conhecer as artesãs e a coleção composta por bolsas e carteiras.

Para Flávia Muluc, coordenadora criativa da ação, além de ser uma oportunidade de ampliar o diálogo sobre sustentabilidade, o encontro permite planejar desdobramentos. “O projeto é uma ação que entrelaça economia criativa e economia circular, um importante passo agora é também ver como os trabalhos podem ser continuados e expandidos”, afirma Flávia.

Criar para transformar

Dividido em módulos, foram ofertadas 120 horas/aula ao longo de três meses. No primeiro momento, as artesãs exercitaram o bordado livre algodão, chita e nos tecidos provenientes dos fardamentos usados cedidos pela Enel. Na etapa seguinte, as participantes aprenderam a produzir tapeçaria com talagarça e retalhos. Já na última fase do projeto, o foco se volta para a costura manual, a modelagem e o acabamento das peças que serão apresentadas em exposição e Roda de Conversa neste dia 19 de dezembro, terça-feira. As aulas foram ministradas por professoras da área do design e da moda, além de uma mestra artesã.

Alinhado a sete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – entre os quais a erradicação da pobreza, a igualdade de gênero e o consumo e produção responsáveis –, o projeto estimula a transformação da realidade dessas mulheres que buscam na economia criativa um caminho para se reinventar profissionalmente e garantir uma renda extra.  De acordo a pesquisadora Flávia Muluc, coordenadora criativa do projeto, grande parte das famílias residentes nas comunidades da Graviola e do Poço da Draga são chefiadas por mulheres, que se dividem entre trabalhos informais e o cuidado dos filhos.

Realizado pelo Instituto Ecocult, o projeto Comunidades Criativas – Arte, Cultura e Sustentabilidade tem o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), nos termos da Lei 13.811, de 16 de agosto de 2006,  da ONG Velaumar e do Hub Cultural Porto Dragão. Agradecimentos à Enel Ceará.

Conheça o Projeto Comunidades Criativas em:

Roda de Conversa “Comunidades Criativas: Cultura e Sustentabilidade”

Data: Terça-feira (19/12)

Local: Porto Dragão (Rua Bóris, 90, Centro, Fortaleza – CE)