Museu da Imagem e do Som traz nesta semana lançamento de projeto, shows de rock e roda de capoeira

12 de dezembro de 2023 - 10:15

Em  parceria com o MIS, Jornal O POVO lança projeto de entrevistas realizado; final de semana terá ainda roda de capoeira e show da Plastique Noir e The Good Garden

O Museu da Imagem e do Som do Ceará promove neste fim de semana uma programação especial e diversificada. Na sexta-feira (15), em parceria com o Jornal O Povo, será realizado o lançamento do projeto “Memórias O Povo”. No sábado (16), a sala imersiva do MIS recebe shows de rock no projeto “Toca no MIS”, com apresentação das bandas The Good Garden e Plastique Noir. Já no domingo (17), acontece mais uma edição da roda aberta de capoeira conduzida por Mestre Urso Preto, uma programação mensal do MIS. Todas as atividades são gratuitas. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Memória O Povo

Nesta sexta-feira, dia 15 de dezembro, o Museu da Imagem e do Som e o Jornal O Povo realizam o lançamento da primeira temporada do projeto “Memória O Povo”, a partir das 17h30, na praça do MIS. O projeto consiste em uma série de entrevistas em vídeo com pessoas ilustres do Ceará, de áreas diversas, que deram uma contribuição especial para a história do estado e do próprio jornal. Com as gravações realizadas em parceria com o MIS, o projeto Memória O Povo entrevistou grandes nomes das artes, do jornalismo, da política, da tecnologia e vários outros setores. Nesta primeira temporada, será possível assistir, por exemplo, entrevistas com Maria da Penha, Adísia Sá, Ednardo, Fausto Nilo, José Albano, Raimundo Padilha, Maria Luísa, Mona Gadelha, Tércia Montenegro, Calé Alencar, Dodora Guimarães, Ariosto Holanda, Eudoro Santana, Ricardo Guilherme, entre muitos outros.

Toca no MIS

No sábado, 16 de dezembro, acontece mais uma edição do projeto Toca no MIS, que traz sempre duas bandas de rock para tocar na sala imersiva do museu. O evento é organizado em parceria com a banda The Good Garden, proveniente do bairro Bom Jardim. A programação terá início às 18h, e contará com apresentações das bandas de rock Plastique Noir e a própria The Good Garden. O acesso é gratuito.

A banda The Good Garden mudou o cenário do rock em Fortaleza e levou o chamado Rock de Periferia para outros espaços da cidade e até do país. A The Good Garden estabeleceu sua base, ou melhor, sua Toca, no bairro onde nasceu: o Bom Jardim. A “Toca da Good Garden” se tornou um dos principais espaços para apresentações de bandas de rock independente do Ceará. Agora, a Good Garden traz sua Toca para dentro do MIS, convidando outras bandas para se apresentarem no museu.

• Plastique Noir

Banda pós-punk gótica formada no fim de 2005 e início de 2006 em Fortaleza-CE. A formação atual conta com Airton S. (voz e eletrônicos), Danyel Fernandes (guitarras e synths) e Deivyson Teixeira (baixo). O grupo rapidamente ganhou projeção dentro de sua cidade, onde virou atração habitual em suas principais casas e festivais, e também fora dela, tendo sido convidada, já em seus primeiros meses, para a abertura da tour nacional da banda The Cruxshadows (EUA) e excursões pelo Nordeste e Centro-Oeste.

• The Good Garden

Com mais de 20 anos de história, a TGG (The Good Garden), composta pelos integrantes Cícero Alexandre, Georgiano de Castro e Wellington Lobo, reproduz os estilos mais clássicos do Rock N’ Roll, dentre eles o Blues Rock e o Rockabilly, contando com os sucessos “Cabra véi Inxirido”, “Homem Máquina”, “Rock do Fuscão” e “Discurso Inflamável Pró-caretice”.

Vem vadiar no museu: roda de capoeira de Mestre Urso Preto

Realizada mensalmente no MIS, a programação “Vem vadiar no Museu”, uma roda de capoeira conduzida pelo Mestre Urso Preto, terá sua última edição do ano neste domingo, 17 de novembro. O momento acontece na praça do MIS, a partir das 17h. A roda é aberta ao público, todos podem entrar para jogar.  O acesso é gratuito.

• Mestre Urso Preto

José Maria Pereira da Silva, que no mundo da capoeira é conhecido como Mestre Urso Preto, faz parte do Centro Cultural de Capoeira: Raízes Brasileiras. Há vários anos trabalha realizando trabalho social com capoeira em alguns bairros de Fortaleza. O grupo está situado na comunidade do Campo do América, na escola José Dias de Macedo, no bairro Meireles. O trabalho é realizado principalmente com crianças e adolescentes, onde um dos principais objetivos é transmitir através da capoeira, os valores da cultura e do esporte, tendo o respeito como principal base para todo o trabalho.

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO CEARÁ

Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.

Funcionamento:

• Quarta e quinta: 10h às 18h, com acesso às exposições até 17h30.

• Sexta a domingo: 13h às 20h, com acesso às exposições até 19h30.

Entrada: gratuita.

Acompanhe a programação completa no Instagram: @mis_ceara.

Lançamento: Memória O Povo

Data: 15 de dezembro (sexta-feira)

Local: Praça do MIS

Toca no MIS com as bandas Plastique Noir e The Good Garden