Porto Iracema | Integrante do Laboratório de Teatro, projeto “Ao cansaço, segue-se o sonho” se apresenta nas Rotas de Criação

11 de dezembro de 2023 - 10:08

 

 

Atividade, gratuita e aberta ao público, ocorre na quarta-feira, 20 de dezembro, às 19h, na Sala de Teatro da Escola

Estudando o papel feminino no teatro cearense, o projeto “Ao cansaço, segue-se o sonho”, em desenvolvimento no Laboratório de Teatro da Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – realiza, na quarta-feira, 20 de dezembro, apresentação nas Rotas de Criação. Gratuita e aberta ao público, a atividade ocorre às 19h na Sala de Teatro da Porto.

Desenvolvido pelas artistas Sol Moufer, Larissa Goes e Sara Síntique, “Ao cansaço, segue-se o sonho”, é um projeto de formação e criação cênica que pesquisa a experiência e os arquivos de atrizes cearenses, tendo como plano para a elaboração poética do teatro documentário. A proposta tem como inspirações o material levantado de dez atrizes cearenses durante os anos de 2012-2019 e o texto “Experiência e pobreza” de Walter Benjamin.

O projeto explora a vivência de atrizes vivas, de gerações, pensamentos e classes sociais diversas, que têm em comum a necessidade de “se manterem vivas” enquanto atrizes. A tutoria é de Daniele Avila Small.

As Rotas de Criação são momentos de partilha pública dos projetos de pesquisa em seu estágio intermediário, em condição processual e experimental, cujo formato é aberto à especificidade de cada projeto (ensaio aberto, experimento cênico, exposição, palestra, roda de conversa, etc). O projeto “Ao cansaço, segue-se o sonho”, convida pessoas interessadas a participar de um momento de imersão artística.

“O projeto é fruto de uma pesquisa de longa data, mais de dez anos, da atriz Sol Moufer com outras atrizes sobre esse difícil ofício: atuar. A pesquisa caminha na borda entre a vida e a arte, entre o documento e a ficção, a memória e o desejo, contando com a parceria assertiva da tutora Daniele Ávila Small”, diz Levy Mota, coordenador do Laboratório de Teatro da Porto Iracema.

Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com o Patrocínio Master da Solar Coca-Cola.

Sobre os Laboratórios de Criação

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de dez edições, de 2013 a 2022, 555 artistas passaram pelos Labs e 221 projetos foram selecionados.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Integrante do Laboratório de Teatro, projeto “Ao cansaço, segue-se o sonho” se apresenta nas Rotas de Criação

Onde: Sala de Teatro da Porto Iracema (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)

Quando: quarta-feira, 20 de dezembro

Horário: 19h

Gratuito e aberto ao público