Com apoio da Secult, projeto Comunidades Criativas realiza atividades com 15 artesãs das comunidades da Graviola e do Poço da Draga
23 de novembro de 2023 - 11:37
Iniciativa estimula o empreendedorismo feminino unindo arte e sustentabilidade. As atividades acontecem duas vezes por semana, até dezembro de 2023, no Porto Dragão

Projeto Comunidades Criativas 2023_foto Marcella Elias_03
Empreendedorismo feminino, arte e sustentabilidade. Estas são as bases do projeto Comunidades Criativas, que chega à terceira edição em 2023, oferecendo formação para 15 artesãs das comunidades do Poço da Draga e da Graviola, na Praia de Iracema, em Fortaleza. Até dezembro deste ano, mulheres entre 30 e 82 anos aprenderão juntas técnicas de costura, bordado e tecelagem para criar peças exclusivas a partir do reuso de resíduos têxteis, como retalhos e fardamentos usados. As atividades acontecem duas vezes por semana, sempre nas tardes de terças e quintas-feiras, no Hub Cultural Porto Dragão.
Realizado pelo Instituto Ecocult, o projeto Comunidades Criativas – Arte, Cultura e Sustentabilidade tem o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), da ONG Velaumar e do Hub Cultural Porto Dragão. Agradecimentos à Enel Ceará.
Criar para transformar
O projeto é dividido em módulos e oferece um total de 120 horas/aula ao longo de três meses. No primeiro momento, as artesãs exercitam o bordado livre em algodão e chita, tecido popular no Nordeste que vem sendo utilizado não só na confecção de roupas, mas também em itens de artesanato e decoração. Na etapa seguinte, as participantes aprendem a produzir tapeçaria com talagarça e retalhos. Já na última fase do projeto, o foco se volta para a costura manual, a modelagem e o acabamento das peças que serão apresentadas à comunidade no final. As aulas são ministradas por três professoras da área do design e da moda, além de uma mestra artesã.
Alinhado a sete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – entre os quais a erradicação da pobreza, a igualdade de gênero e o consumo e produção responsáveis –, o projeto estimula a transformação da realidade dessas mulheres que buscam na economia criativa um caminho para se reinventar profissionalmente e garantir uma renda extra. De acordo a pesquisadora Flávia Muluc, coordenadora criativa do projeto, grande parte das famílias residentes nas comunidades da Graviola e do Poço da Draga são chefiadas por mulheres, que se dividem entre trabalhos informais e o cuidado dos filhos.
“São mães, tias e avós que buscam criar uma nova perspectiva de vida por meio do desenvolvimento de novas habilidades, que garantem além da renda a renovação da autoestima dessas mulheres, que se fortalecem entre si e por meio da arte e da cultura”, explica Flávia Muluc. “Inserir essas mulheres em atividades criativas dentro de um equipamento cultural também é missão do projeto, uma vez que o público dessa faixa etária historicamente fica à margem das programações culturais”, completa a coordenadora.
SOBRE O PROJETO
Criado em 2021, o projeto Comunidades Criativas já formou duas turmas e alcançou 35 mulheres das comunidades do bairro Praia de Iracema. Além das participantes, a iniciativa é idealizada e organizada por uma equipe feminina. Já passaram pelo projeto seis professoras, que realizaram formações diversas, como técnica de crochê e couro plástico, além de noções de mercado, precificação, venda e valoração da hora de trabalho. Foram confeccionadas bolsas, carteiras, artigos para decoração de mesa e acessórios diversos.
De acordo com Pollyana Vieira, coordenadora executiva do projeto, criar oportunidades de trabalho e renda para essas mulheres, por meio da formação e do reuso de materiais têxteis, tem um duplo impacto positivo. “De um lado fortalecemos artesãs das comunidades, de outro exercitamos a economia circular atrelada à indústria da moda. Estamos falando de sustentabilidade nos níveis social, econômico e ambiental”, analisa ela.
Conheça o Projeto Comunidades Criativas em: https://www.instagram.com/comunidadescriativas/.
SERVIÇO
O quê: 3ª edição do Projeto Comunidades Criativas
Quando: De outubro a dezembro de 2023, terças e quintas-feiras, das 14h às 17h
Onde: Hub Cultural Porto Dragão (R. Bóris, 90 – Centro)
Fotografias: Marcella Elias
https://drive.google.com/drive/folders/1sUSHnA0DfGRL1jnYC47C0Qv35HA5IOKp?usp=sharing