Religiões de matrizes afro-indígenas no Ceará é tema de apresentação e debate na Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho
6 de novembro de 2023 - 11:18
A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) realizará, nesta sexta (10), às 16h, uma apresentação e debate sobre o tema Religiões de matrizes afro-indígenas no Ceará. O evento, gratuito, contará com uma palestra ministrada pelo antropólogo, artista visual e doutorando em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Jean dos Anjos.
A iniciativa visa difundir e debater a importância da presença das culturas e religiosidades negras e indígenas no Ceará e suas influências em nosso Estado. “Os terreiros de Umbanda, espalhados pelo Estado, desvelam práticas que remontam memórias e narrativas certificando saberes e fazeres ancestrais. Portanto, o evento trará conhecimentos sobre as religiões afro-indígenas no Ceará evidenciando traços culturais que fortalecem nossa diversidade e nosso patrimônio cultural”, reforça Jean dos Anjos.
A palestra integra a programação do “Festival Afrocearensidades – Reconhecimento e Preservação da História e Cultura Negra do Ceará”, que está sendo desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria da Igualdade Racial (Seir) e a Secretaria da Cultura (Secult) do Ceará, além do Instituto Dragão do Mar (IDM) e Instituto Mirante de Cultura e Arte. O Festival reúne extensa programação em celebração ao mês da Consciência Negra, distribuída entre equipamentos culturais do Estado, com mais de 100 atividades voltadas à fruição, difusão, formação, cidadania e defesa de direitos, com foco na representatividade negra cearense.
Sobre a EAOTPS: A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar.
SERVIÇO – PALESTRA SOBRE RELIGIÕES DE MATRIZES AFRO-INDÍGENAS NO CEARÁ, COM JEAN DOS ANJOS
Data: 10 de novembro, às 16h.
Local: Sede da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho – Av. Francisco Sá, 1801 Jacarecanga
Evento gratuito. Não é necessário fazer inscrição prévia.