Bece lança nesta sexta (27) o livro Agora: Sempre, de Henrique Beltrão, com encontro poético-musical

23 de outubro de 2023 - 12:25

O evento celebra também os 20 anos de dois projetos de extensão da UFC e  programas da Rádio Universitária FM 107,9 :Todos os Sentidos e 25 anos do Sem Fronteiras

realiza o lançamento do livro “Agora: Sempre”, do poeta, escritor, radialista, músico e professor Henrique Beltrão em um encontro poético-musical. O evento celebra também o aniversário de dois projetos de extensão da UFC e programas da Rádio Universitária FM 107,9: o Todos os Sentidos, que chega aos 20 anos, e o Sem Fronteiras: Plural pela Paz, que completa duas décadas e meia de existência, ambos com produção e apresentação de Beltrão. O lançamento ocorre na sexta-feira, 27 de outubro de 2023, a partir das 18h00, no Espaço Multiuso da BECE (Av. Pres. Castelo Branco, 255), em Fortaleza, com entrada gratuita. Esta realização da BECE conta com a produção da poeta Marta Pinheiro e com o apoio da Rádio Universitária FM e de seus programas Todos os Sentidos e Sem Fronteiras: Plural pela Paz.

A apresentação do livro Agora: Sempre no lançamento na BECE será feita por Cássia Alves da Silva, cocriadora do grupo de poesia falada Converso, pesquisadora e professora de Literatura e Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que assina um dos prefácios da publicação. (O outro prefácio do livro tem como autora Vera Lucia Albuquerque de Moraes, escritora, poeta, ensaísta, pesquisadora, professora de Literatura UFC e da UECE e membro da Academia Cearense de Letras (ACL). O livro reúne crônicas e contos selecionados por Henrique Beltrão, que contemplam com sensibilidade temas diversos, como a palavra, a paternidade, a amizade, a beleza, a dor e a fragilidade humanas.

O encontro poético-musical de lançamento do livro Agora: Sempre reúne músicas e versões para o francês de Beltrão, além de parcerias suas com os músicos Rogério FrancoEllis MarioMarcelo Kaczan e Rodrigo BZ, que se apresentam com o artista. Poemas dos livros de Henrique, inéditos e selecionados, compõem o show, nas vozes do Converso, grupo de poesia falada, e de Flora Beltrão (10), outra participação bem especial, filha do poeta, que já participou de álbuns, shows e dos programas de rádio do pai, assim como lançou seu próprio livro aos 7 anos: “O menino que não tinha medo de monstros” (2019), com versões em português e francês. “Para uma comemoração tão especial como essa, de aniversário dos programas e lançamento do Agora: Sempre, nada como reunir os amigos e as artes. Vai ser um show, ou melhor, uma festa poético-musical”, convida Henrique Beltrão, que é professor do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde atua na formação de professores de francês.

 

Sobre os programas

O Sem Fronteiras: Plural pela Paz, que estreou em junho de 1998, e o Todos os Sentidos, com estreia em janeiro de 2003, são projetos de extensão da UFC e programas da Rádio Universitária FM 107,9. Ambos são temáticos e poético-musicais: a entrevista ou a apresentação do tema enfocado pelo locutor são entremeadas por poemas, citações e músicas. Os dois estão no ar continuamente desde suas estreias e são espaços de formação no campo radiofônico, das temáticas que enfocam e da abordagem História de Vida em Formação, para bolsistas de extensão de diversos cursos da UFC, como Letras, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Sistemas e Mídias Digitais.

Em sua concepção, o Todos os Sentidos leva ao ar a voz das pessoas com deficiência (PcDs) e enfoca temas relativos à saúde (doenças crônicas, cuidados paliativos…) e relacionados ao bem-estar (meditação, yoga, acupuntura…). Nele, as PcDs falam de sua história de vida e têm a palavra tão simplesmente como cidadãos e cidadãs que buscam não somente seus direitos, mas a realização de seus afetos, sonhos e talentos.

Sem Fronteiras: Plural pela Paz pauta a diversidade humana, ou seja, a diversidade de línguas, culturas, povos, etnias, religiões, gêneros e idades. No Sem Fronteiras, abre-se espaço na área da comunicação para a pluralidade em toda a sua amplitude, buscando contribuir para a desconstrução de todos os preconceitos e para uma atuação na radiofonia de uma maneira que todas e todos tenham direito à sua voz no ar, pessoas de todas as matizes e origens, desde que respeitem os direitos humanos, a democracia e a própria diversidade.

Ainda como parte da agenda comemorativa, a Universitária FM está exibindo uma série de programas especiais que celebram a história dos dois programas. Nessas edições festivas de 2023, os programas recebem convidados(as) que, ao longo dos anos, participaram como ouvintes, entrevistados(as) ou ex-bolsistas de extensão e, de alguma forma, fazem parte da história do Todos os Sentidos e do Sem Fronteiras.

 

Sobre o autor

Henrique Beltrão é poeta, músico, radialista e professor, docente da UFC e produtor e apresentador do Todos os Sentidos e do Sem Fronteiras: Plural pela Paz. Também é autor dos livros Vermelho (2006, 2007), Simples (2009) e Avesso: o Livro da Insônia (2017), todos independentes, e No Ar: um Poeta (pelas Edições UFC: 2014, tese de doutorado). Lançou também os CDs Plural (2015) e Mutirão (com Ellis Mario, encartado na revista Mutirão 3, 2017), além dos EPs A Casa do Tempo 1 e 2 (2019 e 2020).

Serviço:

Lançamento do livro “Agora: Sempre”, de Henrique Beltrão,

em encontro poético-musical de comemoração dos 25 anos do Sem Fronteiras e 20 anos do Todos os Sentidos

Quando: 27 de outubro (sexta-feira), às 18h00

Onde: Espaço Multiuso da Biblioteca Pública Estadual do Ceará – BECE (Av. Pres. Castelo Branco, 255).