Secult Ceará participa da celebração dos 200 anos de emancipação de Itapipoca

18 de outubro de 2023 - 13:38 # # # # #

Com extensa agenda no município, a Secretaria busca ampliar o diálogo e a atuação na região do Vale do Curu/Litoral Oeste

Foto: Jeny Sousa

A Secretaria da Cultura do Ceará participou, nesta terça-feira (17), de uma extensa agenda no município de Itapipoca. Entre as atividades, destacam-se: encontro com artistas, grupos, e coletivos de culturas tradicionais, indígenas, povos de terreiro e quilombolas, no Ponto de Cultura certificado pelo Estado “Galpão da Cena”, gerido pela Associação de Artes Cênicas de Itapipoca (AArti); visita as obras de implementação da sala de audiovisual, projeto fomentado pela Secult Ceará por meio do Mecenato; celebração dos 200 anos de emancipação de Itapipoca; e anúncio dos editais da Lei Paulo Gustavo no município.

“A cultura tem um grande potencial de formação humana, de qualificação e de oportunidades para as pessoas. Cultura é investimento, gera riqueza, gera renda. A cultura é um importante caminho para o desenvolvimento do Ceará”, afirma a secretária da Cultura, Luisa Cela, que celebra: “a valorização da cultura é a valorização de um povo e de sua diversidade. Celebrar os 200 anos de Itapipoca, celebrando também uma ampliação significativa nas políticas culturais é uma alegria”, finaliza a secretária em referência ao anúncio dos editais da Lei Paulo Gustavo (LPG) no município.

Foto: Jeny Sousa

Com aporte financeiro de R$ 1.1 milhão de reais, a LPG de Itapipoca contará com dois editais. Um deles, o de maior recurso, foi lançado ainda na noite desta terça-feira (17), o de apoio ao audiovisual. O outro, “Itapipoca das Culturas”, será lançado na próxima semana. Na celebração de aniversário da Cidade, também foi anunciado o II Prêmio Socorro Andrade de Carnaval, que será lançado com recurso do município também na próxima semana.

Cine+

Com o apoio do Mecenato Estadual, que seleciona projetos culturais do Ceará a captarem recursos junto a empresas via renúncia fiscal, Itapipoca receberá ainda neste ano uma Sala de Audiovisual Multiuso.

Denominado “Cine+”, a iniciativa prevê, ao todo, a implantação de seis salas de cinema. Cinco no Estado do Rio de Janeiro e uma em Itapipoca, no Ceará.

Na visita à Cidade, a comitiva da Secult Ceará pôde visitar o andamento das obras e as projeções para o projeto final, inclusive com a política de atuação.

Com programação voltada prioritariamente a filmes autorais brasileiros, a sala cinematográfica no Ceará também poderá ser usada como espaço multiuso, com ações formativas. O projeto é uma realização da “Quitanda, Soluções Criativas” e “Sinfonia BR”, sendo fomentado pela Secult Ceará por meio do Mecenato Estadual e pela Prefeitura de Itapipoca.

Ponto de Cultura

A acolhida na Cidade teve início no Ponto de Cultura certificado pela Secult Ceará “Galpão da Cena”, gerido pela Associação de Artes Cênicas de Itapipoca (AArti), com tambores Afro Baião, sendo guiada pelo fundador do espaço, Gerson Moreno. Reuniu diversos coletivos e artistas da Cidade, além de representantes da gestão municipal da Cultura, em um momento de escuta e de trocas. O encontro contou também com a apresentação de um fragmento do espetáculo “Rebentos”, do grupo Balé Baião Jovem, projeto realizado pela Escola Livre Balé Baião que integra a política das Escolas Livres da Cultura do Ceará.

“Estamos nos esforçando para estarmos presentes em momentos de articulação e mobilização em todo o território do Estado, como nas oficinas regionais do PPA, agora nas Conferências Municipais e com agentes articuladores da Lei Paulo Gustavo. Exatamente porque compreendemos que somos uma secretaria de Estado, o que nos traz uma responsabilidade de pensar todas as regiões para além da política de editais. É muito importante construirmos pensamento e estratégia”, afirmou a secretária Luisa Cela na oportunidade.

Dentre as falas dos diversos atores presentes, encontram-se as ações do Estado para formação no campo artístico, como a Temporada de Arte Cearense (TAC) e os laboratórios de criação da Escola Porto Iracema das Artes.

Destacou-se, ainda, na fala dos artistas presentes, a reflexão para mais ações formativas e investimento nos pontos de cultura do município para a difusão das artes.

Foto: Jeny Sousa

A secretária da Cultura rememorou a política Cultura Viva e o edital que foi aberto no último dia 11, o “Prêmio Cultura Viva”, que prevê o investimento de R$ 4 milhões de reais. Deste recurso, R$ 1.5 advém do Tesouro do Estado e o restante da Lei Paulo Gustavo. Sendo este, uma das maiores premiações no setor já realizada pela Secretaria.

O Prêmio Cultura Viva busca reconhecer e valorizar iniciativas de entidades e coletivos culturais sediados no Ceará e certificados como Ponto de Cultura. Ao todo, 70 iniciativas socioculturais desenvolvidas pelos Pontos de Cultura do Ceará serão premiadas pelo Edital.