Com o apoio da Secult Ceará, Grupo Calu Maravilha difunde o teatro de bonecos no Ceará e disponibiliza espetáculos no Youtube

16 de outubro de 2023 - 16:23 # #

Divulgação

O teatro de bonecos, um das manifestações da cultura popular, segue encantando crianças e adultos. E um dos grupos difusores desta arte no Ceará, é o Grupo Calu Maravilha. Com 35 anos em atividade, é o mais antigo de Fortaleza. Criado pelo artista e bonequeiro Eliézio Pereira, o grupo que acumula vasta experiência, acaba de concluir a circulação do espetáculo “Cassimiro Coco e a Filha do Coronel Baltazar”, escrito e dirigido pelo próprio artista.

O espetáculo “Cassimiro Coco e a Filha do Coronel Baltazar”, mergulha na literatura popular e busca resgatar os heróis do sertão nordestino e suas peripécias. A história fala do amor entre Casimiro Coco e a linda donzela Filomena, filha do poderoso Coronel Baltazar.

As apresentações totalmente gratuitas, tiveram como palco as escolas públicas de periferias de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, cujo objetivo é reunir a família em torno da história destes personagens referentes da cultura tradicional, aproximando os cearenses da magia dos bonecos – também chamados de mamulengos ou fantoches – e de um saber tradicional popular tão caro à nossa cultura. Os espetáculos desta circulação já estão disponíveis no canal oficial do grupo.

O projeto de circulação é apoiado pela Secretaria de Cultura do Ceará. Lei 16.012 de 1º de abril de 2022.

Sobre o Grupo Calu Maravilha
O Grupo Calu Maravilha fundado pelo bonequeiro Eliézio Pereira é um dos grupos de bonecos mais antigos de Fortaleza e integra a Rede Cearense de Teatro de Bonecos. Eliézio iniciou sua carreira através de uma oficina ministrada pelo mestre Augusto Bonequeiro, com quem aprendeu o ofício que hoje desenvolve com perfeição e dedicação. Com isso começou a frequentar a casa de bonecos, recomendado por Daisy Camacaro que na ocasião desenvolvia uma pequena casa de brinquedo na creche comunitária do Conjunto Palmeiras, na periferia da capital cearense. Além de manipular, fabricar os bonecos e desenvolver os roteiros de seus espetáculos dentro do universo popular, Eliézio Pereira realiza ensaios abertos em frente à sua residência para saber como a criançada recebe as suas produções e envolve seus filhos, repassando o conhecimento para sua próxima geração. O Grupo representado por Eliezio já foi contemplado 3 vezes com o prêmio Profissionais do Ano, do Sated Ceará, e em sua trajetória realizou diversas apresentações além de ser tema de matérias na imprensa.

Mais informações:
Instagram @calumaravilha