Com apoio da Secult, Rodger Rogério e Vitoriano lançam disco de inéditas em show gratuito no Theatro José de Alencar 

11 de setembro de 2023 - 12:45

Disco traz canções inéditas em show gratuito no Theatro José de Alencar 

A apresentação de Instante Zero ou o Primeiro Sinal Luminoso acontece no domingo (17), às 18h, no palco principal do TJA, com participação especial das cantoras Luiza Nobel e Lorena Nunes. A retirada dos ingressos fica disponível uma hora antes da apresentação 

O cantor, compositor e ator Rodger Rogério e o também compositor e músico Vitoriano lançam neste domingo (17), às 18h, o disco Instante Zero ou o Primeiro Sinal Luminoso. O álbum, que será apresentado na íntegra, traz 14 músicas inéditas e estará disponível nas plataformas digitais a partir da sexta-feira (15). O show acontece no Theatro José de Alencar, dentro da programação da Virada no Zé. 

Em única apresentação, o show vai promover um encontro de diferentes gerações da música cearense e contará com a participação especial das cantoras Luiza Nobel e Lorena Nunes. Os músicos Vitor Cozilos (guitarra), Plínio Câmara (guitarra e violão), Glauber Alves (contrabaixo) e Rami Freitas (bateria) compõem a banda que terá, ainda, Vitoriano no teclado. “Instante Zero ou o Primeiro Sinal Luminoso” é um projeto aprovado no XIII Edital Mecenas do Ceará, conta com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Lei N° 18.012 de 1° de abril de 2022). 

ENTRE A FÍSICA E A MÚSICA 

Em “Instante Zero ou o Primeiro Sinal Luminoso”, Vitoriano transforma em música notas sobre física e filosofia que Rodger guardou, cuidadosamente datilografadas e encadernadas, por mais de quatro décadas, do período em que foi professor do Curso de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC). Assim, a concepção do disco é assinada pela dupla e os arranjos, assim como a produção, são de Vitoriano. 

Reconhecido por sua trajetória na música, Rodger lançou com Téti e Ednardo os álbuns “Meu corpo, minha embalagem, todo gasto na viagem”(1973) e “Chão Sagrado” (1975), que entraram para a história como marcos daquela geração, com o chamado Pessoal do Ceará. Paralela à carreira artística, ele manteve a vida acadêmica, formado em Física pela UFC, com mestrado na Universidade de Brasília (UnB), e depois dando aulas na Universidade de São Paulo (USP). De volta ao Ceará, atuou durante vários anos como professor na UFC. 

No início da década de 1980, assumiu a direção da recém-criada Rádio Universitária FM (107,9). Ali, idealizou e apresentou o “Ciência ao alcance de todos”, que depois seria “Anotações do Professor”. Quando o programa acabou, restaram textos que nunca foram ao ar e que agora vêm a público como canções. 

O ÁLBUM

Admirador da obra de Rodger, por volta de 2010, Vitoriano aproximou-se do cantor. Ao longo do tempo, trocaram referências, dividiram os palcos inúmeras vezes, gravaram – em 2017 – o clipe da música “Quando você me pergunta”, mas a parceria ainda não havia sido registrada em disco, exceto por uma gravação em que Rodger interpreta textos em “Mundo Cão”, do álbum “Para Manter a Loucura Estável Parte 2” (2019), de Vitoriano. 

“Instante Zero ou o Primeiro Sinal Luminoso” surge de um convite de Vitoriano. De volta de uma temporada em São Paulo, ele propôs a Rodger compor em dupla e entrar em estúdio. Os planos foram atravessados pela pandemia e, só em 2022, retomados. Em um dos encontros periódicos que passaram a ter, Rodger trouxe debaixo do braço a brochura que deu origem ao projeto. 

O disco também conta com faixas assinadas exclusivamente por Vitoriano. Além de três canções de Rodger com os parceiros da época do Pessoal do Ceará, Clodo, Antônio José e Ricardo Bezerra, que nunca haviam sido gravadas. 

SOBRE OS ARTISTAS 

Rodger Rogério 

Compositor e cantor cearense de grande importância na música brasileira, ao lado de Téti, Belchior e Ednardo, Amelinha e Fagner fez parte da geração que ficou conhecida como “Pessoal do Ceará”, que recolocou o estado no mapa da MPB no início dos anos 1970. O primeiro disco dessa turma foi “Meu corpo, minha embalagem, todo gasto na viagem”, com Ednardo, Teti e Rodger, que participa com quatro composições de sua autoria. O disco passaria à história como “Pessoal do Ceará”. Nos anos 1980, estudou teatro no Curso de Artes Dramáticas da UFC e fez-se ator. Acumula inúmeras participações em peças e filmes, como “Pacarrete” (2020), “Greta” (2019) e “Bacurau” (2019), sendo premiado em festivais. Rodger é protagonista do curta-metragem “Os finais de Domingos”, de Olavo Júnior, lançado recentemente e que percorre o circuito de festivais. Atua ainda em outros dois filmes, um longa e outro curta, sem data de lançamento. 

Vitoriano 

Estreou na carreira musical no final da década de 1990 com a banda Alegoria da Caverna, onde era vocalista e compositor. O grupo participou de vários festivais e teve suas músicas bem executadas nas rádios do Ceará e do nordeste. Em 2007, Vitoriano e seus colegas do Alegoria fundaram a banda de baile Os Transacionais, resgatando a música brasileira dos anos 1960 e 1970, ficando notoriamente conhecida pelo tradicional bloco de pré-carnaval “Chão da Praça”, que acontece há anos no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Em 2009, Vitoriano lança seu primeiro disco solo. Em 2012, muda-se para São Paulo e estabelece parcerias com outros artistas, como o cantor pernambucano Di Melo e o capixaba Juliano Gauche, para citar alguns. Em 2016, forma a banda “Vitoriano e Seu conjunto”, com a qual lança mais dois álbuns “Para Manter a Loucura Estável” Parte 1 e Parte 2, uma Ópera Popular Brasileira, com a participação de vários intérpretes da cena paulistana, como Edgar Scandurra, Curumin, Bárbara Eugênia, Di Melo, Andréia Dias e Tatá Aeroplano. 

Serviço

O quê: Show de lançamento de “Instante Zero ou O Primeiro Sinal Luminoso”, de Rodger Rogério e Vitoriano 

Com participação especial de Lorena Nunes e Luiza Nobel 

Quando: Domingo, 17 de setembro, às 18h 

Onde: Theatro José de Alencar (rua Liberato Barroso, 525 – Centro) 

Ingressos gratuitos, retirados, a partir das 17 horas do dia da apresentação, presencialmente na bilheteria do TJA ou pelo site Sympla 

(https://site.bileto.sympla.com.br/theatrojosedealencar/) 

FOTOGRAFIAS: 

Jacques Antunes 

ASSESSORIA DE IMPRENSA: 

Raphaelle Batista – (85) 99700-1050 

Silvia Bessa – (85) 99692-4236 

“ESTE PROJETO É APOIADO PELA LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA – LEI Nº 13.811, DE 16 DE AGOSTO DE 2006” 

LADO ZERO 

01- INSTANTE ZERO (Rodger Rogério e Vitoriano) 

02- FLUTUA TERRA (Rodger Rogério) 

03- LUGAR SEGURO (Rodger Rogério e Vitoriano) 

04- VIGORAR (Vitoriano) 

05- RECEITA PARA ATRAVESSAR OS TEMPOS (Vitoriano) 

06- FEBRE NOITE QUENTE (Vitoriano) 

07- PREGUIÇA (Rodger Rogério e Ricardo Bezerra) 

LADO LUMINOSO 

08- PRIMEIRO SINAL LUMINOSO (Rodger Rogério e Vitoriano) 

09- QUANDO VOCÊ ME PERGUNTA (Rodger Rogério e Antônio José) 10- ESPIRAIS (Vitoriano) 

11- O MAGO (Vitoriano) 

12- SAUDADE SANGUE E MEDO (Rodger Rogério e Clôdo) 

13- PEDRA FUNDAMENTAL (Rodger Rogério e Vitoriano) 

14- MAREADOS (Vitoriano) 

Ficha técnica 

Concepção: Rodger Rogério e Vitoriano 

Produção e Arranjos: Vitoriano 

Mixagem e masterização: Klaus Sena 

Rodger Rogério: voz 

Vitoriano: voz e multi-instrumentos 

Helô Ribeiro, Paula Tesser, Karine Carvalho, Kika: Backing vocals 

Vitor Cozilos: guitarras

Cristiano Pinho: guitarra e violão Beto Villares: Melotron 

Rami Freitas: Bateria 

Klaus Sena, Pedro Diniz, MAU: Baixo Igor Caracas: Percussão 

Danilo Carvalho: Gaita